Carrancas, a cidade das cachoeiras

“Duas caras feias que se olhavam”, diz a lenda dos antigos habitantes sobre a origem do nome “Carrancas“. Uma formação rochosa, avistada pelos primeiros bandeirantes que passaram pela região e a batizaram assim. A localização desta rocha que batizou a cidade é desconhecida, enfim não estou aqui para falar disso…
A tranquila cidade de Minas Gerais tem fascinante beleza natural. Carrancas tem cerca de 4 mil habitantes  e é conhecida por suas cachoeiras, trilhas, grutas e pinturas rupestres, com grande potencial turístico. Nos últimos anos foi utilizada pela Rede Globo como cenário para várias novelas da emissora, mas isso não vem ao caso, o importante é o que fazer em Carrancas, cidade pertencente a Estrada Real.
igreja de carrancas

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição das Carrancas

O que fazer em Carrancas

Aventura é o que não falta para fazer em Carrancas: trilhas, trekking, mountain bike, montanhismo, alpinismo, vôo livre e outras diversões são possíveis realizar nas belas serras cercadas de cachoeiras. Algumas atrações estão dividas por “complexos“, reunindo passeios próximos e atividades para se fazer em determinados locais. Algumas das atrações ficam dentro de propriedades particulares na zona rural e alguns desses proprietários cobram pela entrada, mas mesmo pagando pela entrada há pouca ou nem há informação sobre determinado lugar a ser visitado. São essas atrações que falaremos nos próximos posts:
→ Complexo da Fumaça
→ Complexo da Ponte
→ Complexo da Toca
→ Complexo da Zilda
→ Complexo Vargem grande

informaçao carrancas

No centro de Carrancas um lugar legal de se conhecer é a sede da ACETUR – Associação Carranquense de Empreendedores do Turismo que visa impulsionar o profissionalismo do setor gastronômico e do artesanato da cidade realizado pela comunidade. É um espaço enorme com uma grande variedade de artesanato, além de contar com um pouco de destilados de diversas frutas, doces, mel etc. Não deixe de conhecer! Os preços são justos e é um ambiente bem agradável.
artesanato carrancas

ACETUR – Associação Carranquense de Empreendedores do Turismo

Onde ficar em Carrancas

Há opções para todos os gostos! Além das pousadas no centro da cidade, há a opção para quem procura um lugar mais tranquilo e calmo no campo.

Como Chegar em Carrancas

Para se chegar em Carrancas é necessário passar antes por Itutinga, de lá são 26 km pela MG-451 até Carrancas. Lembrando que é possível também pela cidade de São Thomé das Letras, cerca de 60 Km, mas é bom ter um 4×4, de bicicleta dizem que é uma aventura e tanto, assim espero fazê-la!

Belo Horizonte 290 km → 
Via Fernão Dias (BR 381) até o trevo de Lavras. Depois, siga pela BR-265 até Itutinga. De lá, são 26 km pela MG-451 até Carrancas. Também é possível pela BR-040 (sentido Rio de Janeiro), depois siga pela BR-383 para São João Del Rei e em seguida pela BR-262 até Itutinga.
São Paulo 430 km → Via Fernão Dias (BR381) vá até o trevo de Lavras, em seguida para Itutinga.
Rio de Janeiro 421 km → Via a BR-040, passe por Juiz de Fora e depois por Santos Dumont até chegar a Barbacena. De lá siga para São João Del Rei e continue pela BR-265 sentido Lavras, até Itutinga. 
* Voltamos em Carrancas em junho deste ano e tivemos como parceiros: Pousada Céu e SerraCarrancas Eco Adventure e os restaurantes Recanto Bar e Massaroca Bistrô.
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Carrancas, a cidade das cachoeiras

  1. Marilia disse:

    Muito boas dicas!!! Roteiros pitorescos muito me interessam!

  2. Obrigado Marilia,
    espero que goste dos roteiros das trilhas de Carrancas que virão nos próximos dias!
    Abraços, Rodrigo

  3. Jacqueline Salgado disse:

    Rodrigo do céu! Tô eu procurando uns detalhes sobre Carrancas pra escrever um conto e caio no seu blog! Vcs tão arrebentando!! Bejão e sucesso aos milhares!! Jac
    Ps. Tô morando em Bauru desde dezembro, qd vierem por esses lados, me visitem!

    • Que saudade de você Jacqueline! Que massa que caiu aqui, brigadão pelo elogio. Espero ler este conto. Hummm, quem sabe, tenho ido muito a Sampa, se for aviso sim! Beijos!

  4. sheila disse:

    Mês que vem estarei nesta cidade

  5. guto disse:

    rodrigo blz? tem como vc me dizer se rola algum entretenimento as noites em carrancas? desde ja grato…e qual seria as atrações da cidade

    • Olá Guto, tudo bem!
      O fim de semana que estivemos lá, não tinha muito o que se fazer, poucos restaurantes abertos, dois trailers de sanduíches abertos e uma pizzaria. Infelizmente não há muito o que se fazer na cidade a noite.
      Abraços, Rodrigo

  6. Max Botelho disse:

    Por favor, alguma empresa que patrocinou a placa Bem-vindos a Carrancas, providencie a correção da expressão VEGETAÇÃO TÍPICA DE SERRADO. O correto é CERRADO.

    • Oi Max. Quando tirei a foto da placa nem percebi o erro. Esta placa esta bastante velha, acredito que será trocada em breve. Parabéns pela sua observação. Abraços, Rodrigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s