São Thomé das Letras (1ª vez) – com áudio

Outubro de 2007, véspera de feriado (Dia das Crianças – Nossa Senhora da Aparecida).
Eu e a Raquel fazíamos estágio, na época, e não íamos trabalhar no feriado da semana das crianças. Conseguimos uma carona com uma colega da Raquel que ía para Machado, uma cidade no sul de Minas. Ela nos deixou na rodoviária de Três Corações e de lá pegamos um ônibus para a tão mística São Thomé das Letras.
igreja do rosario sao thome das letras

Igreja do Rosário – São Thomé das Letras

Fomos na raça, sem saber os horários de ônibus, mas talvez os telefones das rodoviárias de ambas cidades possam orientar você em uma aventura por lá:
Rodoviária de São Thomé das Letras: (35) 3237-1530
Rodoviária de Três Corações:(35) 3231-3844
ônibus - são thomé das letras

Ônibus na Praça do Rosário

Aproveitei e levei um gravador da rádio, onde acabava de ingressar como repórter (estagiário) e resolvi fazer uma matéria sobre a cidade, entrevistando o prefeito e mais outras três fontes. No final desse post tem a matéria para ouvir! Nessa primeira vez em São Thomé das Letras ficamos quatro dias, que é um tempo razoável para conhecer as principais cachoeiras e grutas ao redor da cidade e a própria cidade que merece uma boa caminha por suas poucas ruas de pedras. Ah! Muita coisa na cidade é de pedra.
piramide sao thome das letras

Pirâmide, um mirante na parte mais alta da cidade (1440m) para ver disco voador ; )

Nossa! Eu fico até perdido para falar dessa tão pequenina cidade, que é o segundo lugar em que mais tenho vontade e visitar quando penso em repetir uma viagem no Brasil (ah, o primeiro é o Rio de Janeiro). Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o seu povo acolhedor.
Carona de jipe e caminhão

Carona de jipe e caminhão

Para ter uma noção, TODAS  as  nossas  idas e vindas  para as cachoeiras e as grutas foram de caronas; uma das mais marcantes, foi a volta de 18 Km do povoado de Sobradinho até o centro de São Thomé das Letras, com uma van escolar cheio de crianças. Nesse povoado, fomos à Cachoeira da Chuva, bem longe para ir à pé, fica uns 6 km  (andamos horrores) e na Gruta Sobradinho, que fica no próprio povoado. O que mais compensou na ida à cachoeira foi o passeio no geral, porque a cachoeira mesmo a gente mal conseguia ver, ela fica numa mata bem fechada e cai bem desordenada (em vez de ser um véu), o que justifica o seu nome.
placa cahoeira

Se perca! Em uma cachoeira você chega!

Dentre tantas cachoeiras, destacam-se essas: Cachoeira da Lua, Vale das Borboletas, Floresta dos Duendes, Véu da Noiva, Paraíso, Antares, Eubiose e Xangrilá. São várias cachoeiras, desbrave tudo que tiver direito, não tenha medo de ser perder, converse com o povo local, que está sempre disposto a ajudar, além de sugerir passeios para você fazer!

As grutas!

Gruta do Carimbado! Diz a lenda que ela seria uma ligação entre São Thomé das Letras e a cidade de Machu Picchu, no Peru, pelo fato de ninguém ter alcançado seu fim. Sensação muito bacana (apertada) de se andar nessa gruta com morcegos bem próximos, andamos uns bons metros adentro, ficamos com preguiça de ir pra Machu Picchu. Vale demais ir conhecer e se aventurar nela! Emocionante. Leve lanterna, senão é impossível de dar um passo adentro.
gruta do sobradinho sao thome das letras

Gruta do Sobradinho – São Thomé das Letras

Outra gruta que achei muito maneiro de conhecer foi a do Sobradinho (RECOMENDO DEMAIS). Custamos achar a entrada dela, mas valeu a pena! Ela tem aproximadamente 200 metros de extensão, onde percorremos agachados, com os pés submersos em uma água cristalina, que no final torna-se uma pequena queda d’água. Maravilhoso!
E, por último, a pequena gruta de São Thomé das Letras, situada ao lado da Igreja Matriz, onde foi encontrada a imagem de São Thomé, que deu origem a história da cidade. Bom, foi só essas três grutas que conhecemos, mas aqui vão dicas de outras que podem ser exploradas e espero ainda conhecê-las: Gruta da Bruxa, Gruta do Feijão, Gruta do Índio e Gruta do Labirinto.
Quando for a essa mística cidade, leve muita blusa de frio (principalmente se for no inverno), lanterna e muita disposição. BEBA PINGA de figuinho, PASSEIE NO CEMITÉRIO (tem uns escritos bacanas nas pedras/covas), CONTE ESTRELAS cadentes (sempre rola de ver) e interaja! com os gnomos, duendes, etc´s.
pedras sao thome das letras

As construções de pedras são lindas !

Não se preocupe onde se hospedar, lá tem dezenas de pousadas para todos os bolsos, procure a sua por lá!
No mais, há outras atrações que vale a pena conhecer: Ladeira do Amendoim, Vale dos Gnomos, Pico do Gavião, Discoporto, Poço dos Duendes, Toca do Chico Taquara, Areado, Muro dos Escravos, Corredeiras do Lavarejo, Árvore de 500 anos e tantas outras.  Procure se informar! 
Em outro post, falo mais sobre nossa segunda passagem á inesquecível São Thomé das Letras. Ouça aí a matéria (ruim, pois foi a minha primeira)!
 Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para São Thomé das Letras (1ª vez) – com áudio

  1. Muito legal! Uma pena nunca ter ido a São Tomé, tá aí um mais um lugar para a lista!

  2. caio cesar disse:

    estou indo me aventurar em sao tomé sexta feira to chegando por la e espero aproveitar muito fique com mais vontade e ansioso do que eu ja estava após ler esse post curti muito obrigado pelas dicas abraços

    • Caio,
      Espero que goste, é uma cidade que amamos! E ainda vamos escrever mais especificamente de cada lugar, pois já voltamos lá e sinceramente merece um post para cada lugar com mais fotos! Obrigado pelo comentário e estamos a disposição no que pudermos ajudar!
      Abraços, Rodrigo

      • caio cesar disse:

        nossa rodrigo vc me ajudou e muto ja fiz até um mapa da minha viajem rs obrigado pela ajuda abraços

  3. Meu sonho é ir nessa cidade! Quero ir la mÊs que vem, mas to com medo de estar muito frioo, para entrar nas cachoeiras!

    • Oi Tetheuss, eu já estive lá em junho e julho e nessa época eu e a Raquel entramos nas cachoeiras. Estava tão fria não!
      No mais, precisando estou a disposição para lhe ajudar.
      Abraços, Rodrigo

  4. Paula disse:

    Eu e meu marido fomos a São Thomé na semana passada. Ficamos 3 dias. La é um lugar diferente, energia boa, lugar calmo de pessoas gentis. Ficamos hospedados na Pousada Além da lenda que é no ponto mais alto da cidade e com uma vista ímpar. Próxima dos pontos turisticos principais e de bons restaurantes. Uma pousada super aconchegante, com um delicioso café e donos super bacanas. Da varanda do nosso quarto viamos o portal o guardião.É um dos poucos lugares que tenho vontade de voltar e vou voltar. Conhecemos várias cachoeiras com a ajuda do guia Thomé andrade (gol branco), adoramos o passeio e todas as histórias por ele contadas. Pra quem não conhece esse lugar cheio de mistérios e encantos ta perdendo uma excelente oportunidade.

  5. Fernando de SP disse:

    Gostaria muito de conhecer esta cidade fantástica, Gostaria de saber quais são os dias da semana mais indicados para visitar e conhecer toda a esta cidade maravilhosa?

  6. Oi Fernando,
    Qualquer dia da semana é tranquilo, até aconselho pois, as cachoeiras ficam mais vazias, diferente dos finais de semana. Já nos feriados a cidade fica lotada, inclusive, é difícil conseguir pousada de última hora.
    Abraços, Rodrigo

  7. Alisson Pacaramba disse:

    Massa massa massa massa!

  8. Paulo Barbosa disse:

    São Thomé é bom para quem vai a primeira vez. Depois vira rotina. não tem nada, só papo furado. Agora não se aventure a ir para Sobradinho. Ai é pior. Só tem alguns botecos aos finais de semana. Tem dois bares perto da gruta e mais nada isso em dias especiais, que dá para ganhar dinheiro. Sorte se tiver alguma coisa para comer aos fins de semana. De resto é uma cidade fantasma. De ônibus é horrível, de carro corre o risco que acabar com a suspensão ou algo mais. Fuja desse lugar, sem o mínimo de infraestrutura. A festa lá é um rodeio, só que quem ficar até o final só de carona para sair de lá, pois não tem onde ficar.

  9. Roni disse:

    Paraíso das drogas, estão usando a piramide para fumar crack, assaltos roubos furtos. Fui muito para essa cidade nos anos 80 e 90. Acabaram com essa linda cidade, mas o que é bom fica nas lembranças…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s