Fomos ao Complexo da Toca sem guia, foi um pouco complicado encontrar os atrativos que o lugar possui, mas nos viramos bem. ; ) Para se chegar é bem tranquilo, saindo do Centro de Carrancas basta seguir a estrada sentido Itutinga, após a primeira ponte vire na primeira estrada de terra, até essa estrada são cerca de 3 quilômetros, na sequência são poucos metros pela estrada até uma porteira que dá acesso a entrada do complexo. De lá, é só seguir a pé até os atrativos, lembrando que é cobrada uma taxa de R$ 2,00 pelos proprietários na porteira, mas no dia em que fomos não tinha ninguém só a placa do valor.
Passamos pela porteira e seguimos a trilha. Infelizmente não haviam placas para encontrar os atrativos do Complexo da Toca que são o Escorregador da Toca, Monte Teta, Gruta da Toca, Poço do Coração e o Poço do Coraçãozinho. Bom, pelo menos esses são os que tivemos conhecimento. Eis que o nada apareceu um cachorro que nos acompanhou até a nossa primeira parada em um poço.

Poço: Complexo da Toca

Poço: Complexo da Toca
Tentamos identificar os atrativos subindo pela a trilha que passa ao lado da margem da correnteza (riacho). Como havia chovido horas antes, a trilha estava puro barro.

Trilha: Complexo da Toca

Trilha: Complexo da Toca
Depois de alguns minutos caminhando encontramos o Escorregador da Toca, pelo acho que é ele…

Escorregador da Toca

Escorregador da Toca
Continuando pela trilha à margem do rio (riacho), chegamos a uma pequena cachoeira, muito linda e com águas transparentes. Nela brincamos e relaxamos um pouco…

Complexo da Toca

Complexo da Toca
Por fim fizemos nossa última parada nesta outra linda cachoeira.

Complexo da Toca