Saindo do Centro de Carrancas são 8 quilômetros até o Complexo da Vargem. É um dos complexos com menos atrativos, mas em compensação é um dos mais lindos e o que eu mais gostei. Há placas pela estrada sinalizando “Esmeralda”, sendo fácil de encontrar o complexo. Chegado lá, há uma grande casa onde é cobrado uma taxa no valor de R$ 3,00 por pessoa para entrar no complexo, e é lá também o local máximo onde o carro vai.

Complexo Vargem Grande
Após a burocracia é só seguir a trilha e logo já se tem uma bela visão…

Trilha: Complexo Vargem Grande
O complexo possui ótimos pontos para banho, como esta piscina natural em que fizemos nossa primeira parada, além de várias corredeiras e pequenas quedas.

Complexo Vargem Grande: Poço
Depois continuamos subindo pela margem direita da corredeira para ir à Cachoeira da Esmeralda, mas nada de encontrá-la, então voltamos e subimos pela margem esquerda e seguimos por uma trilha até que encontramos esta placa:

Trilha: Complexo Vargem Grande
Aí foi só descer um barranco e continuar a caminhar pelo riacho até deparar com a lindíssima Cachoeira da Esmeralda! As águas do poço é um verde impressionante. A dica é ir por volta do meio dia em um dia que não esteja nublado, pois assim pode-se apreciar as coloração verde esmeralda do poço. Outra dica é ter bastante cuidado, em vários pontos do poço não dá pé.

Poço/Cachoeira da Esmeralda

Poço da Esmeralda – visto por cima
Voltamos para a trilha e continuamos subindo na beira do córrego (tenha cuidado, é ao lado de uma ribanceira !).

Trilha: Complexo Vargem Grande
Pelo caminho tem algumas piscinas naturais lindas!

Complexo Vargem Grande – Piscina natural
Adoramos este complexo e os outros quatros que conhecemos, mas assim como os outros complexos, se tivesse mais placas facilitaria encontrar os atrativos.
Rodrigo Nominato
→ Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
lindo bgdo Senhor pela natureza que nus deixou