Trilhas e cachoeiras no Complexo da Ponte: Carrancas/MG

Nosso último passeio por Carrancas foi à um dos atrativos do Complexo da Ponte, a Cachoeira do Tira Prosa, que em nossa primeira viagem, em fevereiro, acabamos não encontrando. Na época, estávamos na Cachoeira do Moinho e de lá pegamos uma trilha que nos levou ao caminho contrário e por falta de tempo deixamos de conhecê-la. Dessa vez, com o passeio guiado pelo Oirot da agência Carrancas Eco Adventure, foi super tranquilo, fomos de carro e pelo caminho mais prático.
Logo na chegada do poço e da Cachoeira do Tira Prosa encontramos um ser muito especial, um tucano nos dava às boas vindas… ; )
trilha tira prosa

Tucano: À caminho da Cachoeira Tira Prosa

cachoeira tira prosa

Cachoeira Tira Prosa

A Cachoeira do Tira Prosa é a mais próxima da cidade, 1 quilômetro de caminhada a partir da Igreja Matriz, sentido Itutinga, pega uma estrada bem tranquila, à direita, onde tem um marco da Estrada Real. A cachoeira tem suas águas limpas e transparentes que é uma tentação para entrar mesmo no frio. 
Outros atrativos que o Complexo da Ponte oferece e que visitamos na nossa primeira vez em Carrancas foram a Cachoeira do Salomão e a Cachoeira do Moinho, também conhecida como Cachoeira do Tico-Tico. Essas conhecemos por conta própria, tendo como partida a pousada (Pousada Céu e Serra) que ficamos hospedados na área rural, pois é bem próxima ao Complexo da Ponte.
carrancas complexo da ponte

Complexo da Ponte

Como se pode ver, não há mistério, só seguir a placa indicativa e após alguns minutos já se chega na Cachoeira do Moinho, caminho para a Cachoeira do Salomão…
trilha complexo da ponte

Trilha para as cachoeiras do Salomão e Moinho

Cachoeira do Moinho
De águas claras e com poucos metros de altura, fica em meio a uma linda paisagem. As águas de sua queda são bastante relaxante, já na parte de cima há uma piscina natural incrível.
cachoeira do salomao

Cachoeira do Moinho

cachoeira salomao

Cachoeira do Moinho

carrancas cachoeira

Piscina natural: Cachoeira do Moinho

Cachoeira do Salomão
Também conhecida pelo nome de Cachoeira do Tico-tico, o acesso até ela se dá por uma trilha de 5 minutos de caminhada após a Cachoeira do Moinho. Ela é bem alta e possui bastante volume de água em sua queda, não há um poço para se banhar, mas a paisagem dela é show de bola!
cachoeira do tico tico

Cachoeira do Salomão

cachoeira do moinho

Cachoeira do Salomão

Inclusive no Complexo há uma gruta, a Gruta Encantada, mas infelizmente as grutas de Carrancas estão fechadas para visitação por tempo indeterminado. O motivo é o levantamento de suas condições atuais e a confecção de uma política de uso sustentável.
Carrancas Eco Adventure
Rua Coronel Rosendo, 635 – Centro
Carrancas – MG
Site: www.carrancaseco.com.br
E-mail: ecocarrancas@gmail.com
Mídias sociais:  Twitter  / Facebook
 De 12 à 21 de julho deste ano acontece em Carrancas o III Roteiro Gastronômico e Cultural de Carrancas, veja mais informações sobre o festival aqui.
‎Rodrigo Nominato
Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s