Lençóis Maranhenses: Passeio de quadriciclo

Depois de fazermos o Passeio de lancha pelo Rio Preguiças e o Passeio pelas dunas e lagoas, fizemos nosso último passeio em Barreirinhas, o passeio de quadriciclo pelos pequenos Lençóis Maranhenes até Vassouras.  Outro passeio que fizemos pela agência Dancéliz Adventure. De lá mesmo, saímos às 8h30, eu pilotando um quadriciclo com a Raquel na garupa e um outro pilotado pelo nosso guia; só regressamos à Barreirinhas às 14h30, de acordo com o previsto. Lembrando que o passeio é pelos pequenos Lençóis fora da área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, pois lá não é permitido nenhum tipo de veículo.
Antes de sair para a trilha pelos lençóis, tive uma mini aula de como pilotar o quadriciclo e dei uma pequena volta por dois quarteirões pelo Centro de Barreirinhas com o nosso guia na garupa para ele ver meus dotes para pilotar o quadriciclo. Tudo correto. Mandei bem no quadriciclo 4×4 de 5 marchas. Não tem mistério! Ah, antes que eu me esqueça: Use protetor solar, leve água e lanche!
Seguimos pelas ruas movimentadas de Barreirinhas até ficar distante da urbanização. Até aí, a Raquel estava achando um pouco perigoso pilotar em meio a tantos outros veículos pela cidade. Mas é de boa, só ir na cola do guia! Após uns 15 minutos já começa a área rural.
quadriciclo lencois maranhenses

Trilha para os Lençóis Maranhenses

Algumas pontes e vários animais pela trilha (lembrando que só veículos 4×4 e altos conseguem passar por esse caminho). Nunca vi tantos porcos na minha vida, aliás, todos soltos pela estrada. Divertidíssimos era ver os filhotes porquinhos.
trilha de quadriciclo

Trilha para os Lençóis Maranhenses

A trilha é longa até chegar aos lençóis e quando queríamos parar, era só dar um sinal para o guia, ou nem precisava, se parássemos, ele logo parava também, pois desde o início do passeio ele frequentemente olhava para trás para ver se estava tudo bem.
quadriciclo

Primeira parada para se refrescar

Ah, na foto acima, interessante observar que esta lagoa, ano passado, ficou completamente seca, pois em 2012 choveu pouco na região. Agora onde se tem uma trave no campo improvisado de futebol, acredita-se que até em agosto estará quase coberta pela água. Na parada sugerida pelo guia, bebemos água (que levamos), contemplamos o lindo visual que o lugar oferece e ele ensinou a colocar a tração 4×4 para quando fosse necessário, normalmente ao passar por rios e lagos mais profundos. Pô, escrevendo isso aqui agora, meu deu aquela vontade de estar atravessando um rio com quadriciclo.
quadriciclo atravessando rio

Passando pela lagoa

trilha para quadriciclo

Passando pela lagoa

Após muitas lagoas, pequenos rios e alguns animais pelo caminho, chegamos as dunas, onde é bem tranquilo de pilotar e pode-se pilotar com mais velocidade. Falando em velocidade, o quadriciclo é um veículo que não se deve brincar. O pessoal da Dancéliz Adventure super orienta isso, já que privam a aventura com segurança.
quadriciclo nas dunas

Seguindo em direção à Vassouras

quadriciclo 4x4 nas dunas

Seguindo em direção à Vassouras

Após subir e descer dunas mais uma parada para descansar, lanchar, beber água e se refrescar em um pequeno lag0. Só posso dizer uma coisa, a primeira coisa que fiz foi lavar a boca que estava cheia de areia devido o vento forte e a velocidade no quadriciclo. hehe
quadriciclo 4x4

Segunda parada

Seguimos em frente até o nosso destino final: Vassouras. No caminho vimos grande formações de lagoas, praticamente não víamos vegetação mais até determinado ponto. E, às vezes, grandes paredões de areias, que era uma puta aventura descê-los e o guia nos ensinava precisamente como se comportar nesses obstáculos.
pequenos lencois maranhenses

Pequenos Lençóis Maranhenses

Alcançamos nosso destino, tomamos água de coco e repousamos por uns minutos em um bar na beira do Rio Preguiças chamado “Tenda dos Macacos Vassouras”. Pessoal super simpático do bar, onde nos interagimos bastante, assim como o macaquinho que apareceu por lá e a Raquel ficou dando banana para ele. Depois apareceu uma ave (garça?) que diferente do macaco, não aproximou muito, mas ficou nos observando de longe. Na sequência, apareceu um camaleão, não tão invasivo como o macaco e menos tímido que a garça, fez um social com a gente. É, esse bar tá disputado viu, inclusive, um jacaré aparece lá de vez em quando.
camaleao grande

Camaleão

imagens de camaleao

Camaleão gente boa

O jacaré estava no dia anterior… (ainda bem, vai que ele não ia com a minha cara feito a garça).
Bom, voltamos pelo mesmo caminho, vendo mais um monte de animais: jegues, cavalos, vacas, porcos (muitos porquinhos), pássaros, tucanos entre outros. Vivemos as mesmas aventuras pelas trilhas, dunas, lagos e rios. Foi um passeio e tanto! Fiz uns vídeos amadores e assim que reinaugurar nosso canal no youtube, coloco lá!
Dancéliz Adventure
Site: www.dancelizadventure.com.br
E-mail: reservas@dancelizadventure.com.br
Telefone: (98) 3349-0536
Mídias sociais:  Twitter  / Facebook
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Lençóis Maranhenses: Passeio de quadriciclo

  1. Ai, que legal esse passeio! Eu só fiz o passeio que vai de um jipe para a outra área do Parque dos Lençóis, com guia também, mas caminhando boa parte do trajeto. Esse tem cara de ser super interessante. Deve ser massa descer as dunas com quadriciclo.
    🙂

  2. Pingback: Eko Aventura Park, a nova atração do Rio Quente Resorts | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s