Lençóis Maranhenses: Passeio de lancha pelo Rio Preguiças

No segundo dia fizemos mais um dos passeios que a agência Dancéliz Adventure oferece,  o Passeio de lancha pelo Rio Preguiças. O passeio dura todo o dia, sai às 8h30 e está de volta a Barreirinhas por volta das 17h30 e tem as seguintes paradas pelo Rio Preguiça nos Pequenos Lençóis: povoado de Mandacaru, Praia de Caburé e Vassouras.
Após partir do sair do porto Janjão localizado no centro de Barreirinhas, a lancha percorre cerca de 40 Km pelo rio até chegar à Caburé. O Rio Preguiças é bem calmo e a lancha leva cerca de uma hora e meia por lindas paisagens.
rio preguicas

Rio Preguiças

No caminho passa-se por vários ranchos e vilas de pescadores, povoados, pequenos vilarejos, grandes residências, um resort entre outros na beira do rio…
barco no rio preguicas

Rancho de pescadores

Bacana também era quando passavam pássaros voando pelo rio, difícil era bater fotos deles, por sorte, a Raquel conseguiu tirar a foto de um. 
lancha rio preguicas

Rio Preguiças

A viagem tranquila pelo rio, as vezes vira um pula pula na lancha quando pega a marola de outra lancha que passa à frente. Adorava quando acontecia. Passamos por Vassouras, mas só íamos parar lá na volta do passeio, e após uma hora e pouco de viagem chegamos à nossa primeira parada: o povoado de Mandacaru
farol de mandacaru

Povoado e Farol de Mandacaru

Ao descer da lancha, fomos abordado por alguns garotos, que se oferecem como guias até os poucos metros do farol, além de tentar declamar poemas. O charmoso e pequeno povoado tem cerca de duas mil pessoas, e conta com alguns comércios até o Farol. Lá, nosso guia e piloto da lancha disse que tínhamos cerca de 30 minutos. Tratamos logo de ir subir o farol. São 8 andares, e segundo o guia, tem cerca de 160 degraus até o seu topo. Bom, talvez seja cansativo para os mais sedentários, mas eu achei bem tranquilo e a vista de lá vale muito a pena. 
mandacaru maranhao

Vista do Farol de Mandacaru

De lá, se tem uma vista de 360 graus e uma boa visão do Rio Preguiças, bom falando em preguiça, os cães do soldados da Marinha era uma preguiça só, nenhum se importava com a presença dos turistas. Nem ao menos, levantam as suas cabeças para ver quem estava chegando… E foi assim o tempo todo, uns 8 cães que vi por lá… hehe
Vista do Farol de Mandacaru

Vista do Farol de Mandacaru

Bom, os poucos minutinhos que nos sobraram no povoado foi a conta de tomarmos um sorvete de graviola. Estava uma delícia com pedaços de graviaola, coisa, que os que tomo aqui no sudeste do Brasil não tem. Chegamos na lancha e fomos para o ponto mais longe do passeio: Praia de Caburé.
povoado de cabure lencois

Praia de Caburé

Eram 11h quando desembarcamos na praia de Caburé e ficaríamos até as 14h. Lá é a parada almoçar e tomar aquele banho de mar ou rio como preferir. Optei pelo mar, e que delícia, a água estava quentinha.
praia cabure

Praia de Caburé

Na praia há algumas pousadas e alguns restaurantes, inclusive, sentamos para almoçar na Pousada e Restaurante Mirante, como somos vegetarianos, pedimos porções de batata e mandioca, mas não tinham, assim como também não tinham guarnições e não tinham nem mesmo água de coco. Fomos, para o restaurante do lado que também é uma pousada com vários chalés, lá tinha tudo o que queríamos e atendentes muito gentis, diferente do outro restaurante que não foram muito educados.
Mas, continuando o passeio, na praia há um pequeno mirante para subir e bater fotos,  contemplar o mar ou simplesmente pegar uma sombra.
praia no maranhao

Praia de Caburé

Depois do banho de mar e de termos almoçado, fomos de lancha para a nossa última parada: Vassouras! Descemos em um bar bem aconchegante com redes para descanso. A atração lá era dar banana aos macacos. Sei lá, acho isso meio sem graça, pensei que fosse só comigo, mas um senhor que estava no grupo conosco também achava meio chato. A Raquel estava adorando!
macacos em vassouras

Raquel dando comida ao macaquinho

Pois bem, depois parte do grupo e eu fomos dar uma volta nas dunas próximas…
pequenos lencois maranhenses

Dunas dos Pequenos Lençóis

…e encontramos um garoto que surgiu do nada e estava com a tia no bar do lado e nos emprestou duas pranchas de Sandboard (skybunda). Putz, nos divertimos a bessa! Passamos mais de uma hora subindo e descendo as dunas. Bom, subir era bastante cansativo, ainda mais depois de umas 10 vezes com intenção de ficar procurando um ponto mais alto. Mas, valeu todo o cansaço.
skybunda no lencois maranhenses

Sandboard (skybunda)

skybunda no lencois maranhenses

Sandboard (skybunda)

Bom, adorei o passeio e principalmente o Sandboard que nem estava previsto. Fiz alguns vídeos legais, e em breve espero colocá-los aqui!
Dancéliz Adventure
Site: www.dancelizadventure.com.br
E-mail: reservas@dancelizadventure.com.br
Telefone: (98) 3349-0536
Mídias sociais:  Twitter  / Facebook
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Lençóis Maranhenses: Passeio de lancha pelo Rio Preguiças

  1. Emanuel disse:

    Valeu pela dica do vegetarianismo em Caburé… Minha esposa e vegetariana e é um saco ter que sair de um restaurante porque o povo não tem idéia de que fazer, mesmo você explicando para eles que só precisa ter algum tubérculo junto as guarnições comúns.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s