Lençóis Maranhenses: Passeio pelas dunas e lagoas

No nosso primeiro dia em Barreirinhas, fizemos o passeio nos Lençóis Maranhenses para conhecer as principais lagoas, passeio que é o mais curto de todos da região e pode ser feito em uma manhã ou tarde. Recomendamos fazê-lo à tarde, devido a temperatura e para proporcionar o pôr do Sol. Bom, fomos até a Dancéliz Adventure, a agência que realizamos todos os nossos passeios para conhecer a região.
Chegamos na Dancéliz Adventure às 14h onde se deu início ao passeio. Embarcamos numa jardineira (Toyota Bandeirante) para o tradicional passeio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses até na base das dunas dos Lençois, que é ponto máximo permitido ao acesso dos 4×4. Até lá são 12 quilômetros de trilha pesada sacudindo nas jardineira, atravessando rios e muita diversão na boleia da jardineira. Na sequência, o passeio é feito caminhando pelas dunas com a presença de um guia. Fica dica: Use protetor solar, leve água e lanche! Não há infraestrutura no parque, o passeio é para se aventurar nas dunas, contemplar a paisagem e se banhar nas lagoas!
Após, cerca de uma hora de viagem na jardineira, eis que chega a hora de caminhar a tarde toda para conhecer as lagoas: Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul, Lagoa do Peixe e Lagoa da Paz. Bom após abandonar o 4×4, caminhamos durante uns minutos e nos deparamos com a primeira lagoa:

Lagoa da Preguiça

bonita lagoa da preguica

Lagoa da Preguiça

Bom, a primeira eu fiz questão de me esbaldar e nadar ela toda (fui e voltei de costas)
lagoa do lencois maranhenses

Lagoa da Preguiça

Continuamos a caminhada e curtindo a linda paisagem…
trilha lencois maranheses

Caminhada pelos Lençóis Maranheses

Lagoa da Esmeralda

A segunda parada até a Lagoa da Esmeralda, foi bem rápido de se chegar, é a lagoa mais próxima de caminhada de uma lagoa à outra. Mais uma parada para se refrescar…
lagoa da esmeralda

Lagoa da Esmeralda

Lagoa Azul

Depois seguimos caminhada até a tão falada Lagoa Azul, mas ela não estava muito cheia. O guia nos contou que ano passado, devido a poucas chuvas na região ela estava praticamente vazia.
lagoa azul

Lagoa Azul

Na sequência andamos muito, talvez cerca de uns 30 minutos pelas dunas até chegar na próxima lagoa. O bom é que a caminhada vale muito a pena, é só ir curtindo a paisagem maravilhosa. E no caminho sempre apareciam pequenas lagoas…
lencois maranhenses

Caminhada pelos Lençóis Maranhenses

Lagoa do Peixe

Eis que chegamos nela, a Lagoa do Peixe, a mais distante , um bom percurso pelas dunas até ela. É a mais profunda e deve se ter cuidado ao se distanciar das margens dela. Lá, segundo os guias, ver o pôr do Sol é bem lindo, mas a turma com quem estávamos e nós preferimos não esperar pois o tempo estava pra muita chuva.
lagoa bonita

Lagoa do Peixe

Lagoa da Paz

Por fim, fizemos outro caminho para passar pela Lagoa da Paz.
passeio lencois maranhenses

Lagoa da Paz

lagoa da paz

Lagoa da Paz

Ai ai, a vida é bela, que vontade de ficar aí do lado dessa lagoa.. hehe Mas, ao contrário dessa paz e esse visual tranquilo, quando voltávamos para a base onde estavam as jardineiras, o céu já anunciava a tempestade que íamos pegar.
dunas lencois maranhenses

Ponto máximo onde é permitido carros 4×4 nos Lençóis Maranhenses

Pegamos uma baita tempestade, e todos que estavam abordos acima da jardineira chegaram em suas respectivas pousadas encharcados. Eu adorei, quanta lama!
Dancéliz Adventure
Site: www.dancelizadventure.com.br
E-mail: reservas@dancelizadventure.com.br
Telefone: (98) 3349-0536
Mídias sociais:  Twitter  / Facebook
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Lençóis Maranhenses: Passeio pelas dunas e lagoas

  1. Nossa Rodrigo sou louca para fazer esse passeio! Deve ser animal né e cheio de lindas paisagens! Beijos

  2. João Paulo disse:

    Tenho muita vontade de conhecer as dunas maranhenses. A impressão que eu tenho é que a água é muuuuuuuuuuito quente de dia e muuuuuuuuuuuuito gelada à noite, acertei?

  3. paula disse:

    Rodrigo, em qual mes vc foi para os lençois? foi no periodo de maio a agosto que eles dizem que as lagoas estao cheias??

    • Oi Paula,
      Estive no mês de abril, e mesmo assim as lagoas estavam cheias, pois havia chovido bem antes (no verão). Se tiver algo mais em que eu possa ajudar, estou a disposição. Abraços, Rodrigo

      • paula disse:

        Obg, Rodrigo!
        Perguntei pq vou agora em julho de 2014, periodo em que teoricamente as lagoas estao todas cheias e nao chove muito.
        Espero encontrar a Lagoa Azul cheia rs
        Abraços

  4. Graciele disse:

    Acabei de chegar dos lençóis. Fui a Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Sem sombra de dúvidas, Santo Amaro é o lugar onde se encontram as lagoas mais bonitas e com mais água. Se você tiver apenas dois dias para visitar os lençóis, vá para Santo Amaro. Em Santo Amaro, contratei o guia Valdir. Fomos de ônibus até Sangue e ele nos buscou lá e já emendamos direto um passeio para betânia e murici. No dia seguinte fomos para emendadas e lagoa das cabras. Tudo ótimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s