Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS, o que fazer…

No Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, estão algumas das vinícolas mais conhecidas do Brasil. A região fica na Serra Gaúcha, no encontro de três cidades: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, capital brasileira do espumanteBento Gonçalves recebe mais visitantes por ser mais famosa e concentrar a maioria das vinícolas. Foi nessa região que os imigrantes italianos chegaram, em 1875, e deixaram seu legado histórico, cultural e gastronômico.
fonte jorrando vinho

“Fonte de vinho” no Vale dos Vinhedos

O que fazer no Vale dos Vinhedos

Coberta por parreirais, as colinas do Vale dos Vinhedos proporcionam uma belíssima paisagem, além de degustações dos excelentes vinhos produzidos por lá. Com mais de 30 vinícolas, de diferentes portes, o que não falta no Vale, é claro, são vinhos! Se não tiver planejado em quais vinícolas visitar, o que foi o nosso caso, apenas comece a rota parando na vinícola que desejar. Parar em todas vai precisar, no mínimo, de uns 2 dias. Aliás, esteja de carro! No final deste texto explico o motivo!
A maioria delas não necessita de agendamento, então se deparar com uma vinícola no meio do caminho que deseje conhecer, é só parar o carro e adentrá-la. Algumas vinícolas, não me recordo o motivo, só passávamos pela suas entradas como a Vinícola Torcello, Vinícola Almaúnica, entre outras.
Vinicola Torcello

Vinícola Torcello

Vinicola Almaunica

Vinícola Almaúnica

Não subestime as vinícolas menores, artesanais e/ou familiares, muitas possuem rótulos de excelente qualidade. E é uma ótima experiência conversar diretamente com os “donos do negócio”, como foi o caso de algumas vinícolas pequenas em que fomos. Inclusive, foram as que mais gostamos de visitar… A Vinhos Reserva da Cantina, por exemplo, tão pequena, mas dava vontade de ficar horas ali na sua charmosa loja feita de pipas de vinho.
vinicola Reserva da Cantina

Vinhos Reserva da Cantina

Vinhos Reserva da Cantina

Vinhos Reserva da Cantina

Há outras um tanto sofisticadas com vários atendentes, mesas e todo um glamour, como a Gran Legado. Porém,  em algumas delas, nossa visita se limitava apenas a uma rápida passagem. Na Gran Legado, por exemplo, apesar de termos passado rapidamente, fomos muito bem atendidos e pudemos degustar alguns de seus produtos.
Gran Legado Vinhos e Espumantes

Gran Legado Vinhos e Espumantes

Além das vinícolas, o Vale dos Vinhedos conta com vários empreendimentos gastronômicos e hotéis. Durante o trajeto há, por exemplo, a Queijaria Valbrenta que oferece diversos queijos e frios para degustação. Vale muito a pena dar uma parada na queijaria!
Queijaria Valbrenta

Queijaria Valbrenta

Giordani Gastronomia Cultural

Giordani Gastronomia Cultural

Principais vinícolas Vale dos Vinhedos

Há dezenas de vinícolas na região, entre grandes e pequenas. O ideal éconhecer uma de grande porte e uma pequena, ao menos, para se ter noção da diferença entre os processos de produção. As duas maiores e mais conhecidas são a Vinícola Miolo e a Casa Valduga, esta última foi a precursora do Enoturismo na região. No site do Vale dos Vinhedos, encontra se uma lista das vinícolas com uma breve descrição de sua história e filosofia, além do que cada uma oferece ao visitante.
vinicola Casa Valduga

Vinícola Casa Valduga

Melhor época para ir ao Vale dos Vinhedos

Em qualquer época do ano é indicado ir ao Vale dos Vinhedos. Porém um período que pode ser mais interessante é durante a vindima, nome dado para época da colheita das uvas. Neste período, que ocorre entre os meses de janeiro e março, os restaurantes e vinícolas têm programação especial em comemoração à safra. Se quiser participar de uma colheita simbólica e/ou pisa de uvas, essa é a época que deve-se ir ao Vale dos Vinhedos.
portao feito com barril

Imenso portão decorado com barris de vinho

Onde ficar no Vale dos Vinhedos

Se hospedar na área rural do Vale pode ser uma boa pedida por estar mais próximos das vinícolas e, consequentemente, ter a vista dos vinhedos. Outra opção, é se hospedar em Garibaldi ou Bento Gonçalves, o que é o mais comum e que foi o nosso caso, ficamos na Pousada Casa Mia, uma simples e aconchegante pousada, próximo ao centro de Bento Gonçalves.

Como chegar ao Vale dos Vinhedos

De carro
A melhor forma de chegar no Vale dos Vinhedos e se deslocar por ela é de carro. Mas se estiver hospedado em Bento Gonçalves, Gramado ou Porto Alegre e não quiser se preocupar em dirigir, algumas agências oferecem pacotes para o Vale dos Vinhedos. Se não estiver de carro, tem a opção de aluguar, foi o que fizemos quando chegamos em Bento Gonçalves. O carro proporciona mais flexibilidade e liberdade para escolher as vinícolas que deseja!
Partindo de Porto Alegre pegue a rodovia RS 470 em direção à Carlos Barbosa, passando por Garibaldi até chegar à entrada do Vale dos Vinhedos.
De avião
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre/RS, está a 110 km do Vale dos Vinhedos. Já o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul/RS, fica mais próximo, a 35 km do Vale dos Vinhedos, porém há apenas voos diários de São Paulo e Curitiba. No aeroporto, alugue um carro!
De ônibus
A rodoviária mais próxima do Vale dos Vinhedos é da cidade de Bento Gonçalves. Porém, como a região está em área rural, infelizmente não há opção de ônibus para percorrer toda a rota com eficiência.
chandon vinicola

A caminho de Bento Gonçalves está a famosa Vinícola Chandon (Garibaldi/RS)

Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS, o que fazer…

  1. Pingback: Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves | aventure-se.com

  2. Pingback: Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul – Todos os posts | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s