Garibaldi, Capital Brasileira do Espumante, está localizada no Rio Grande do Sul, a 105 quilômetros de Porto Alegre. Colonizada por imigrantes italianos e com forte influência da cultura francesa, essa pequena cidade pertencente a Serra Gaúcha é um espetáculo de cidade! Infelizmente, a maioria das pessoas não param para conhecer Garibaldi, apenas passam a caminho de Bento Gonçalves, seja para conhecer a cidade, o Vale dos Vinhedos ou pelo passeio de Maria Fumaça que sai de Bento Gonçalves.
Garibaldi nem estava nos nossos planos quando fizemos essa viagem pela Serra Gaúcha. Contudo, a proprietária da pousada em Bento Gonçalves onde ficamos nos deu essa dica e acatamos. Fomos durante uma tarde, após termos ido no Vale dos Vinhedos pela manhã. Conhecemos o centro histórico de Garibaldi e a Vinícola Garibaldi, afinal estávamos na Capital Brasileira do Espumante. Valeu muito a pena! Indo a Serra Gaúcha, programe-se para dedicar mais dias a esta cidade!

Vista do Mirante de Garibaldi
O que fazer em Garibaldi
A pequena Garibaldi, típica cidade do interior, pacata e extremamente bem cuidada, oferece vários roteiros, seja na área central ou na zona rural. Como nosso tempo era curto, fomos em todos os atrativos turísticos da área central apontados no mapa de Garibaldi. Inclusive, aos sábados às 11h, a prefeitura oferece um passeio guiado pela cidade, com saída em frente a Cooperativa Vinícola Garibaldi. O mapa, os roteiros e informações são encontrados no site da Secretaria de Turismo de Garibaldi. Segue abaixo, alguns dos atrativos:
Igreja Matriz São Pedro
A Igreja Matriz São Pedro teve sua construção iniciada em 1921, possui arquitetura com linhas góticas e destaca-se pelos seus vitrais coloridos. Dentro dela há um grande órgão de tubos. Endereço: Rua Dante Grossi.

Igreja Matriz São Pedro
Museu Municipal de Garibaldi
A construção de 1884 abriga o Museu Municipal e o Arquivo Histórico de Garibaldi. Na época, foi construído para ser sede da “Società Italiana di Mutuo Soccorso”, uma sociedade onde abrigava os imigrantes italianos. Endereço: Rua Dr. Carlos Barbosa.

Museu Municipal de Garibaldi
Bar da Sabedoria
Inaugurado em 1930, o tradicional estabelecimento sempre funcionou como bar e armazém. O nome foi sugestão de clientes na época para homenagear os grandes “pensadores” do bar. Endereço: Rua Dr. Carlos Barbosa.

Bar da Sabedoria
Mansão Mazzini
Foi construída em 1921 pelo engenheiro e proprietário Agostinho Mazzini, o mesmo que construiu o prédio da Prefeitura. Possui traços do Renascentismo Italiano, no alto da fachada tem um brasão da família Mazzini. Infelizmente, o prédio está abandonado pelos herdeiros. Endereço: Rua Júlio de Castilos.

Mansão Mazzini
Casa de Veraneio Mazzini
Casa de apoio à Mansão Mazzini, também construída em 1921, localizada ao lado da Mansão Mazzini. Endereço: Rua Júlio de Castilos.

Casa de Veraneio Mazzini
Casa Zoppas
Antiga residência de José Zoppas, construída em 1930. Ele foi um dos primeiro fotógrafos de Garibaldi. Endereço: Rua Buarque de Macedo.

Casa Zoppas
Prefeitura Municipal de Garibaldi
O prédio foi construído em 1903 para substituir o antigo prédio da Prefeitura, que já não comportava a estrutura da administração municipal. Endereço: Rua Júlio de Castilhos.

Prefeitura Municipal de Garibaldi
Capela Convento dos Capuchinhos
Erguida em 1931, possui capela e salas próprias para retiros, encontros, cursos, palestras etc. Funciona também como pousada aberta para o público geral, acesse o site: Pousada São Francisco. Endereço: Rua Heitor Mazzini, 199.

Capela Convento dos Capuchinhos
Ermida Nossa Senhora de Fátima
Construída em 1953, motivada pela devoção à Nossa Senhora de Fátima e pela estiagem da época. Diz a lenda que duas horas após a celebração da missa de inauguração, começou a chover. Está localizada no alto da cidade, onde possui um mirante com bela vista. Endereço: Rua Ernesto Alves.

Ermida Nossa Senhora de Fátima
Como chegar em Garibaldi
Certamente a melhor opção é ir de carro, como foi o nosso caso, alugamos um durante a viagem pela Serra Gaúcha. Vai facilitar muito para deslocar pelos principais roteiros como o Caminho das Pedras, Vale dos Vinhedos, entre outros tantos passeios.
O acesso a Garibaldi se dá pela RST 470 e pela RST 453. Para chegar até Garibaldi, vindo de Porto Alegre deve subir a serra utilizando a BR-116, RS-240, RS-122 e a RS-446, que se encontra com a RST-470 em Carlos Barbosa.
Vindo de Caxias do Sul, deve-se pegar a RST-453 e a partir de Passo Fundo a RS-324 e a RST 470. A partir de Estrela, deve-se pegar a RST 453.
Distâncias de Garibaldi:
Bento Gonçalves – 8 km
Caxias do Sul – 45 km
Gramado – 108 km
Porto Alegre – 105 km
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
→ Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Pingback: Vinícola Garibaldi, a produtora de um dos 100 melhores espumantes do mundo! | aventure-se.com
Pingback: Vale dos Vinhedos, o que fazer… | aventure-se.com
Pingback: Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul – Todos os posts | aventure-se.com