O que fazer em Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante

Garibaldi, Capital Brasileira do Espumante, está localizada no Rio Grande do Sul, a 105 quilômetros de Porto Alegre. Colonizada por imigrantes italianos e com forte influência da cultura francesa, essa pequena cidade pertencente a Serra Gaúcha é um espetáculo de cidade! Infelizmente, a maioria das pessoas não param para conhecer Garibaldi, apenas passam a caminho de Bento Gonçalves, seja para conhecer a cidade, o Vale dos Vinhedos ou pelo passeio de Maria Fumaça que sai de Bento Gonçalves.
Garibaldi nem estava nos nossos planos quando fizemos essa viagem pela Serra Gaúcha. Contudo, a proprietária da pousada em Bento Gonçalves onde ficamos nos deu essa dica e acatamos. Fomos durante uma tarde, após termos ido no Vale dos Vinhedos pela manhã. Conhecemos o centro histórico de Garibaldi e a Vinícola Garibaldi, afinal estávamos na Capital Brasileira do Espumante. Valeu muito a pena! Indo a Serra Gaúcha, programe-se para dedicar mais dias a esta cidade!
mirante em garibaldi

Vista do Mirante de Garibaldi

O que fazer em Garibaldi

A pequena Garibaldi, típica cidade do interior, pacata e extremamente bem cuidada, oferece vários roteiros, seja na área central ou na zona rural. Como nosso tempo era curto, fomos em todos os atrativos turísticos da área central apontados no mapa de Garibaldi. Inclusive, aos sábados às 11h, a prefeitura oferece um passeio guiado pela cidade, com saída em frente a Cooperativa Vinícola Garibaldi. O mapa, os roteiros e informações são encontrados no site da Secretaria de Turismo de Garibaldi. Segue abaixo, alguns dos atrativos:
Igreja Matriz São Pedro
A Igreja Matriz São Pedro teve sua construção iniciada em 1921, possui arquitetura com linhas góticas e destaca-se pelos seus vitrais coloridos. Dentro dela há um grande órgão de tubos. Endereço: Rua Dante Grossi.
igreja de garibaldi

Igreja Matriz São Pedro

Museu Municipal de Garibaldi
A construção de 1884 abriga o Museu Municipal e o Arquivo Histórico de Garibaldi. Na época, foi construído para ser sede da “Società Italiana di Mutuo Soccorso”, uma sociedade onde abrigava os imigrantes italianos. Endereço: Rua Dr. Carlos Barbosa.
acervo historico garibaldi

Museu Municipal de Garibaldi

Bar da Sabedoria
Inaugurado em 1930, o tradicional estabelecimento sempre funcionou como bar e armazém. O nome foi sugestão de clientes na época para homenagear os grandes “pensadores” do bar. Endereço: Rua Dr. Carlos Barbosa.
bar em garibaldi

Bar da Sabedoria

Mansão Mazzini
Foi construída em 1921 pelo engenheiro e proprietário Agostinho Mazzini, o mesmo que construiu o prédio da Prefeitura. Possui traços do Renascentismo Italiano, no alto da fachada tem um brasão da família Mazzini. Infelizmente, o prédio está abandonado pelos herdeiros. Endereço: Rua Júlio de Castilos.
predio historico garibaldi

Mansão Mazzini

Casa de Veraneio Mazzini
Casa de apoio à Mansão Mazzini, também construída em 1921, localizada ao lado da Mansão Mazzini.  Endereço: Rua Júlio de Castilos.
casa antiga garibaldi

Casa de Veraneio Mazzini

Casa Zoppas
Antiga residência de José Zoppas, construída em 1930. Ele foi um dos primeiro fotógrafos de Garibaldi. Endereço:   Rua Buarque de Macedo.
casa historica garibaldi

Casa Zoppas

Prefeitura Municipal de Garibaldi
O prédio foi construído em 1903 para substituir o antigo prédio da Prefeitura, que já não comportava a estrutura da administração municipal. Endereço: Rua Júlio de Castilhos.
prefeitura de garbaldi

Prefeitura Municipal de Garibaldi

Capela Convento dos Capuchinhos
Erguida em 1931, possui capela e salas próprias para retiros, encontros, cursos, palestras etc. Funciona também como pousada aberta para o público geral, acesse o site: Pousada São Francisco.  Endereço: Rua Heitor Mazzini, 199.
capela garibaldi

Capela Convento dos Capuchinhos

Ermida Nossa Senhora de Fátima
Construída em 1953,  motivada pela devoção à Nossa Senhora de Fátima e pela estiagem da época. Diz a lenda que duas horas após a celebração da missa de inauguração, começou a chover. Está localizada no alto da cidade, onde possui um mirante com bela vista. Endereço: Rua Ernesto Alves.
capela de garibaldi

Ermida Nossa Senhora de Fátima

Como chegar em Garibaldi

Certamente a melhor opção é ir de carro, como foi o nosso caso, alugamos um durante a viagem pela Serra Gaúcha. Vai facilitar muito para deslocar pelos principais roteiros como o Caminho das Pedras, Vale dos Vinhedos, entre outros tantos passeios.
O acesso a Garibaldi se dá pela RST 470 e pela RST 453. Para chegar até Garibaldi, vindo de Porto Alegre deve subir a serra utilizando a BR-116, RS-240, RS-122 e a RS-446, que se encontra com a RST-470 em Carlos Barbosa.
Vindo de Caxias do Sul, deve-se pegar a RST-453 e a partir de Passo Fundo a RS-324 e a RST 470. A partir de Estrela, deve-se pegar a RST 453.
Distâncias de Garibaldi:
Bento Gonçalves – 8 km
Caxias do Sul – 45 km
Gramado – 108 km
Porto Alegre – 105 km
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O que fazer em Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante

  1. Pingback: Vinícola Garibaldi, a produtora de um dos 100 melhores espumantes do mundo! | aventure-se.com

  2. Pingback: Vale dos Vinhedos, o que fazer… | aventure-se.com

  3. Pingback: Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul – Todos os posts | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s