O que é permitido levar na bagagem de mão

Confira a seguir o que é permitido levar na bagagem de mão, o que não é permitido e quais as regras em relação à dimensão da bagagem conforme as novas regras da ANAC.

o que levar bagagem de mao

Bagagem de mão – O que é considerado?

A bagagem de mão é aquela utilizada para levar dinheiro, documentos, objetos de valor e outros itens de necessidade do passageiro durante o voo. Conforme a regra da ANAC, o passageiro tem o direito a carregar em mãos um volume de até 10 quilos, tanto para voos nacionais, quanto para voos internacionais.
Também é permitido levar outro volume menor, como uma mochila pequena ou bolsa de mão, que podem ser acomodados debaixo do assento à frente do passageiro.

O que pode levar na bagagem de mão

Eletrônicos
Para aparelhos eletrônicos (notebooks, câmeras etc), a recomendação é que sejam levados na bagagem de mão, sempre respeitando as dimensões e peso especificados na legislação. No caso das pilhas e/ou baterias de lítio utilizadas nesses aparelhos, pode-se levar na bagagem, desde que não ultrapassem os limites de 20 Wh e 100 Wh, respectivamente.
Líquidos
Para voos nacionais, a quantidade total de líquidos permitida na bagagem de mão é de, no máximo, 1,2 litro, sendo que cada frasco deve ter capacidade para, no máximo, 300g ou 300ml. Já para voos internacionais, todo tipo de líquido deve ser armazenado em frascos com capacidade máxima de 100ml, tendo como limite total 1 litro por bagagem. O acondicionamento dos frascos deve ser feito em uma outra embalagem plástica transparente com fechamento hermético (tipo ziplock), de modo que permita a fácil inspeção pelos agentes na fila do embarque.
Bebidas alcoólicas e perfumes, mesmo sendo inflamáveis, são permitidos na bagagem de mão, seguindo os critérios de armazenamento e quantidade previstos pela ANAC.
Atenção ao descritivo acima, já que muitas pessoas, por falta de pesquisa, acabam levando perfumes, desodorantes e outros itens de beleza, além de bebidas alcoólicas, como vinhos, sem o devido armazenamento. Como resultado, você perderá o produto.
Importante: caso o passageiro faça um voo nacional, mas passe por uma área de embarque internacional, as regras aplicadas são as mesmas para voos internacionais.
Alimentos
São permitidos todos os produtos perecíveis e alimentos, desde que estejam bem acondicionados em embalagem à prova de vazamentos. Em casos específicos como transporte de peixes, frutos do mar e similares, as embalagens devem ser colocadas dentro de caixas de isopor, revestidas em saco plástico resistente.
Animais
As regras de transporte de animais domésticos na cabine ficam a critério de cada companhia aérea. Em caso de cão-guia, é assegurado o direito de acompanhamento gratuito do animal, uma vez que sejam seguidos todos os critérios especificados pela empresa contratada, bem como a identificação de cão-guia.
Materiais esportivos
Bolas, desde que murchas (proibido as de boliche), raquetes de tênis, máscaras e nadadeiras, acessórios de esqui (óculos, luvas e botas). Já artigos maiores como skates, pranchas, bicicletas e bastões devem ser despachados como bagagem comum.
Instrumentos musicais
É permitido transportar instrumentos musicais como bagagem de mão desde que eles estejam dentro das dimensões e peso indicados pela legislação. Instrumentos maiores que o especificado devem ser despachados.
É possível ao passageiro adquirir assento extra para acomodação de instrumentos maiores, como violoncelos, mas esta regra pode variar de acordo com a companhia. Faça uma consulta prévia, antes mesmo de adquirir as passagens.
Eletrodomésticos
Eletrodomésticos pequenos, devidamente embalados, são permitidos como bagagem de mão.
Fique atento: microondas são proibidos na cabine. Aparelhos como fogões, máquinas de lavar, secadoras ou equivalentes, podem ser transportados, desde que pela divisão de carga da companhia aérea. No caso de geladeiras e freezers, a proibição é total, devido ao risco oferecido pelo gás presente em sua composição.

Bagagem de mão: exceções

Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm, isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, guarda-chuvas e martelinho usados em exames médicos podem ser levados à mão dentro da cabine.
É possível, também, levar em sua mala de mão: aparelho de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças), aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300g por passageiro), termômetros de medição térmica, relógio de pulso com alarme.
O transporte de medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.

O que não pode levar na bagagem de mão

Armas
Seja de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas, réplicas, armas de brinquedo, estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.
Objetos pontiagudos ou cortantes
Machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.
Ferramentas de trabalho
Pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes.
Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis
Explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis
Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos
Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos

Dimensões da bagagem de mão

Verifique as regras de cada companhia aérea. Abaixo segue as dimensões definidas pelas principais companhia aéreas no Brasil:
Avianca
A soma das medidas não podem ultrapassar 115 centímetros de altura, comprimento e largura. Acesse o site da companhia para outras informações. Bagagem de mão: Avianca.
Azul
A soma das medidas de largura, altura e profundidade deve ser de, no máximo, 115 centímetros. Acesse o site da companhia para outras informações. Bagagem de mão: Azul.
Gol
Não pode ultrapassar as seguintes medidas: 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Acesse o site da companhia para outras informações. Bagagem de mão: Gol.
LATAM
As dimensões máximas devem ser de 55 x 35 x 25 cm (altura x largura x espessura). Acesse o site da companhia para outras informações. Bagagem de mão: LATAM.
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Informação e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s