O roteiro Caminhos de Pedra, assim como o roteiro Vale dos Vinhedos, é um daqueles passeios indispensáveis em sua viagem para Bento Gonçalves. O Caminhos de Pedra, localizado na zona rural, possui 12 km de extensão, onde resgata, preserva e divulga a cultura, arquitetura e costumes dos imigrantes italianos, vindos para a Serra Gaúcha a partir de 1875. Pelo caminho se encontra tradicionais casas de pedras, vinícolas e casas coloniais transformadas em espaços gastronômicos. O roteiro é considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, funciona todos os dias do ano, das 9h às 17h30min.
Roteiro Caminhos de Pedra
Se você for aventureiro e deseja conhecer mais do que os pacotes de turismo oferecem, alugue um carro e desbrave a região, assim como nós. Não vai se arrepender! Todos os pontos turísticos do trajeto são sinalizados com placas, o que facilita a identificação no mapa. Lembrando que o mapa do Caminho das Pedras é distribuído no ponto de informações turísticas, localizado no início da rota. Também se pode ter acesso através do site do Caminhos de Pedra. Veja alguns dos pontos de visitação que o roteiro proporciona:
Casa da Tecelagem
A Casa da Tecelagem mostra os teares manuais dos tempos antigos que ainda funcionam. Nela pode-se acompanhar o processo de criação e produção das mercadorias, todas são vendidas na loja junto à casa.

Casa da Tecelagem
Casa das Massas
Um velho casarão de madeira transformado em loja de artesanato e souvenirs, e claro, na cozinha da casa funciona uma fábrica de massas típicas italianas, produzidas artesanalmente.

Casa das Massas
Casa da Ovelha
A Casa da Ovelha é realmente um lugar mágico, dentro de sua estrutura funciona uma fazenda de laticínio e um parque de vivências. A entrada fica em um prédio histórico, um casarão construído em 1917, onde possui uma grande loja que vende de tudo relacionado a ovelha, desde laticínios à bichinhos de pelúcia.

Casa da Ovelha

Casa da Ovelha

Casa da Ovelha

Casa da Ovelha
Casa Fracalossi
A Casa Fracalossi é um restaurante que oferece aos visitante o café colonial e refeições típicas italianas.

Casa Fracalossi
Casa Vanni
Antiga casa de madeira construída em 1935, nela funciona um restaurante que oferece um cardápio italiano à base de risotos e massas.

Casa Vanni
Casa das Cucas
A Casa das Cucas funciona no amplo porão da casa, uma loja onde são vendidos produtos coloniais, sucos de fabricação própria, e claro, as cucas com variados sabores de frutas, doces e salgadas. Um de nossos lanches foi feito na casa, adoramos!

Casa das Cucas

Casa das Cucas
Casa de Doces Predebon
A típica casa italiana oferece ao visitante diversos tipo de doces e geleias artesanais, além de frutas cristalizadas e várias outras guloseimas.

Casa de Doces Predebon
Vinícola Salvati & Sirena
Construída em formato octogonal com pedras basálticas, a arquitetura do local é imponente, chama a atenção de longe. Quando se chega, percebe se que a visita vale a pena, não só pela calorosa recepção, como também pela decoração. A Vinícola Salvati & Sirena é linda, não deixe de fazer uma parada nela e degustar seus maravilhosos vinhos.

Vinícola Salvati & Sirena

Vinícola Salvati & Sirena

Vinícola Salvati & Sirena
Salumeria
A Salumeria é especializada em embutidos, como o salame de javali. Como somos vegetarianos não experimentamos nada.

Salumeria
Casa da Confecção
Na Casa da Confecção, uma família produz e comercializa diversos artigos, como: gorros, boinas, cachecóis, coletes, blusas, luvas, casacos de lã, camisetas, entre outros. Ao lado da casa há uma pipa de vinho de madeira, adquirida de uma vinícola desativada, onde funciona a loja.

Casa da Confecção
Casa da Erva-Mate
Na Casa da Erva Mate é possível aprender o modo de produção artesanal da erva-mate e na loja, um porão de 1910, é servido e ensinado o preparo do chimarrão.

Casa da Erva-Mate
Casa das Pequenas Frutas
A Casa das Pequenas Frutas comercializa frutas vermelhas, típicas frutas miúdas que remetem ao nome do local. A propriedade cultiva mirtilo (blueberry), framboesa, amora e morango, sem agrotóxicos, podendo ser consumidas assim que colhidas. Porém esse período ocorre nos meses de novembro a fevereiro, época da safra dessas frutas.

Casa das Pequenas Frutas
Casa do Tomate
Na Casa do Tomate encontra-se expostos dezenas de produtos à base de tomate, desde os mais previsíveis como molhos e temperos, até os inusitados como cervejas e cosméticos. Tudo produzido de forma natural, sem corantes e sem conservantes, vários deles ficam disponíveis para degustação. O atendimento é excelente, assim como os produtos, saímos de lá com várias compras. Um dos locais que mais gostei, show de bola!

Casa do Tomate

Casa do Tomate

Casa do Tomate
Casa Fontanari
A Casa Fontanari é uma pequena vinícola familiar, teve início com Guilherme Fontanari, um dos fundadores da Vinícola Aurora. Os vinhos são produzidos a partir de uvas cultivadas na propriedade da família, muitos deles premiados em diversos concursos pelo mundo. Não deixe de conhecer o porão de pedra, onde são elaborados os vinhos. O local ainda proporciona uma linda vista. Adoramos a visita, tem um espaço muito aconchegante e os atendentes são super simpáticos!

Casa Fontanari

Casa Fontanari
Fotos à Moda Antiga
O local proporciona ao visitante o registro fotográfico com efeito envelhecido, além de caracterizar o visitante com roupas cenográficas de época e com diversas opções de cenários. Há diferentes pacotes e preços, a depender da quantidade de fotos e da variedade de cenários.

Fotos à Moda Antiga
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
→ Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Pingback: Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul – Todos os posts | aventure-se.com
Encantos mil…
Eis a “Terra Encantada”
de Bento Gonçalves!
Boa noite Rodrigo,
Gostaria de saber quanto tempo é necessário para visitar todos os atrativos do roteiro Caminhos de Pedra?
Obrigada
Olá Isabel,
Então, eu e raquel gastamos cerca de umas 6 horas… De 8h às 14h… Mas isso é bem variável, como pode-se gastar mais tempo ou menos tempo, vai depender do número de atrativos que você for entrar. Entramos na metade deles.
Abraços, Rodrigo