Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

O roteiro Caminhos de Pedra, assim como o roteiro Vale dos Vinhedos, é um daqueles passeios indispensáveis em sua viagem para Bento Gonçalves. O Caminhos de Pedra, localizado na zona rural, possui 12 km de extensão, onde resgata, preserva e divulga a cultura, arquitetura e costumes dos imigrantes italianos, vindos para a Serra Gaúcha a partir de 1875.  Pelo caminho se encontra tradicionais casas de pedras, vinícolas e casas coloniais transformadas em espaços gastronômicos. O roteiro é considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, funciona todos os dias do ano, das 9h às 17h30min.

Roteiro Caminhos de Pedra

Se você for aventureiro e deseja conhecer mais do que os pacotes de turismo oferecem, alugue um carro e desbrave a região, assim como nós. Não vai se arrepender! Todos os pontos turísticos do trajeto são sinalizados com placas, o que facilita a identificação no mapa. Lembrando que o mapa do Caminho das Pedras é distribuído no ponto de informações turísticas, localizado no início da rota. Também se pode ter acesso através do site do Caminhos de Pedra. Veja alguns dos pontos de visitação que o roteiro proporciona:
Casa da Tecelagem
A Casa da Tecelagem mostra os teares manuais dos tempos antigos que ainda funcionam.  Nela pode-se acompanhar o processo de criação e produção das mercadorias, todas são vendidas na loja junto à casa.
Casa Tecelagem

Casa da Tecelagem

Casa das Massas

Um velho casarão de madeira transformado em loja de artesanato e souvenirs, e claro, na cozinha da casa funciona uma fábrica de massas típicas italianas, produzidas artesanalmente.
Casa Massas

Casa das Massas

Casa da Ovelha
A Casa da Ovelha é realmente um lugar mágico, dentro de sua estrutura funciona uma fazenda de laticínio e um parque de vivências. A entrada fica em um prédio histórico, um casarão construído em 1917, onde possui uma grande loja que vende de tudo relacionado a ovelha, desde laticínios à bichinhos de pelúcia.
Casa das Ovelha bento goncalves

Casa da Ovelha

ovelhas bento goncalves

Casa da Ovelha

casa da ovelha cosmeticos

Casa da Ovelha

Casa ovelha em bento goncalves

Casa da Ovelha

Casa Fracalossi
A Casa Fracalossi é um restaurante que oferece aos visitante o café colonial e refeições típicas italianas.
Fracalossi bento goncalves

Casa Fracalossi

Casa Vanni
Antiga casa de madeira construída em 1935, nela funciona um restaurante que oferece um cardápio italiano à base de risotos e massas.
Vanni bento goncalves

Casa Vanni

Casa das Cucas
A Casa das Cucas funciona no amplo porão da casa, uma loja onde são vendidos produtos coloniais, sucos de fabricação própria, e claro, as cucas com variados sabores de frutas, doces e salgadas. Um de nossos lanches foi feito na casa, adoramos!
Casa cucas

Casa das Cucas

bolo cuca

Casa das Cucas

Casa de Doces Predebon
A típica casa italiana oferece ao visitante diversos tipo de doces e geleias artesanais, além de frutas cristalizadas e várias outras guloseimas.
Casa de Doces bento goncalves

Casa de Doces Predebon

Vinícola Salvati & Sirena
Construída em formato octogonal com pedras basálticas, a arquitetura do local é imponente, chama a atenção de longe. Quando se chega, percebe se que a visita vale a pena, não só pela calorosa recepção, como também pela decoração. A Vinícola Salvati & Sirena é linda, não deixe de fazer uma parada nela e degustar seus maravilhosos vinhos.
vinho Salvati

Vinícola Salvati & Sirena

vinhos salvati Sirena

Vinícola Salvati & Sirena

vinhos salvati

Vinícola Salvati & Sirena

Salumeria
A Salumeria é especializada em embutidos, como o salame de javali. Como somos vegetarianos não experimentamos nada.
Salumeria bento gonçalves

Salumeria

Casa da Confecção
Na Casa da Confecção, uma família produz e comercializa diversos artigos, como: gorros, boinas, cachecóis, coletes, blusas, luvas, casacos de lã, camisetas, entre outros. Ao lado da casa há uma pipa de vinho de madeira, adquirida de uma vinícola desativada, onde funciona a loja.
confeccao caminho das pedras

Casa da Confecção

Casa da Erva-Mate
Na Casa da Erva Mate é possível aprender o modo de produção artesanal da erva-mate e na loja, um porão de 1910, é servido e ensinado o preparo do chimarrão.
erva-mate bento goncalves

Casa da Erva-Mate

Casa das Pequenas Frutas
A Casa das Pequenas Frutas comercializa frutas vermelhas, típicas frutas miúdas que remetem ao nome do local. A propriedade cultiva mirtilo (blueberry), framboesa, amora e morango, sem agrotóxicos, podendo ser consumidas assim que colhidas. Porém esse período ocorre nos meses de novembro a fevereiro, época da safra dessas frutas.
Casa Pequenas Frutas

Casa das Pequenas Frutas

Casa do Tomate
Na Casa do Tomate  encontra-se expostos dezenas de produtos à base de tomate, desde os mais previsíveis como molhos e temperos, até os inusitados como cervejas e cosméticos. Tudo produzido de forma natural, sem corantes e sem conservantes, vários deles ficam disponíveis para degustação. O atendimento é excelente, assim como os produtos, saímos de lá com várias compras. Um dos locais que mais gostei, show de bola!
tomate bento goncalves

Casa do Tomate

tomate caminho da pedras

Casa do Tomate

molhos casa do tomate

Casa do Tomate

Casa Fontanari
A Casa Fontanari é uma pequena vinícola familiar, teve início com Guilherme Fontanari, um dos fundadores da Vinícola Aurora. Os vinhos são produzidos a partir de uvas cultivadas na propriedade da família, muitos deles premiados em  diversos concursos pelo mundo. Não deixe de conhecer o porão de pedra, onde são elaborados os vinhos. O local ainda proporciona uma linda vista. Adoramos a visita, tem um espaço muito aconchegante e os atendentes são super simpáticos!
vinhos fontanari

Casa Fontanari

vinho fontanari

Casa Fontanari

Fotos à Moda Antiga
O local proporciona ao visitante o registro fotográfico com efeito envelhecido, além de caracterizar o visitante com roupas cenográficas de época e com diversas opções de cenários. Há diferentes pacotes e preços, a depender da quantidade de fotos e da variedade de cenários.
caminhos das pedras fotos

Fotos à Moda Antiga

Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

  1. Pingback: Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul – Todos os posts | aventure-se.com

  2. Vinicius disse:

    Encantos mil…
    Eis a “Terra Encantada”
    de Bento Gonçalves!

  3. Isabel disse:

    Boa noite Rodrigo,
    Gostaria de saber quanto tempo é necessário para visitar todos os atrativos do roteiro Caminhos de Pedra?
    Obrigada

    • Olá Isabel,
      Então, eu e raquel gastamos cerca de umas 6 horas… De 8h às 14h… Mas isso é bem variável, como pode-se gastar mais tempo ou menos tempo, vai depender do número de atrativos que você for entrar. Entramos na metade deles.
      Abraços, Rodrigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s