Fomos convidados pela ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) para uma reunião em sua sede, em São Paulo, onde fomos apresentados a campanha Asas do Bem. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância vital dos aviões na realização de transplantes.
O programa Asas do Bem transporta, de forma gratuita, dentro do Brasil, órgãos para transplantes em voos comerciais das empresas aéreas associadas à ABEAR em parceria com o Sistema Nacional de Transplantes que por meio da Central Nacional do Transplante – coordena uma complexa operação logística que envolve hospitais de origem e de destino, onde pacientes aguardam para realização de um transplante.
Os órgãos que são retirados dos doadores têm muito pouco tempo para chegar aos pacientes que aguardam a espera e ser transplantado. Com isso o objetivo do Asas do Bem é reduzir a perda de órgãos saudáveis e ampliar o número de transplantes, beneficiando pacientes em todo o Brasil. Em país tão grande como o nosso, o projeto vem diminuir o tempo entre doador e receptor.
Essa maravilhosa iniciativa tem o apoio do médico Drauzio Varella, veja o vídeo de divulgação:
De acordo com os dados do SNT, cerca de 30% dos procedimentos realizados no Brasil utilizam órgãos que foram transportados pela aviação comercial. No ano passado, as companhias aéreas, AVIANCA, AZUL, GOL e TAM, associadas à ABEAR transportaram gratuitamente 6 mil órgãos, ou o equivalente a 95% de todos os órgãos transportados no país, em mais de 4,5 mil voos.
A iniciativa pode acontecer em qualquer voo e as aeronaves que voam com órgãos para salvar vidas têm prioridade de pouso e decolagem nos aeroportos ; )
Adorei a iniciativa e o convite da ABEAR para conhecer o projeto. E quem sabe um dia, não tenho a sorte de participar em um voo que irá salvar uma vida!
Para mais informações sobre a iniciativa acesse o site do Asas do Bem www.asasdobem.com.br