ABEAR – Programa Como Voa o Brasil

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) foi criada em agosto de 2012 pelas principais empresas aéreas brasileiras, AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP (que fundiu com a AZUL) –  que representa 99% do mercado áereo brasileiro – com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A ABEAR foi criada a partir de um estudo da Fundação Dom Cabral, solicitada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que viu a necessidade de uma reestruturação da forma como as companhias aéreas dialogam com o público, sendo que os usuários de avião já superam o de transporte rodoviário.
blogueiros na ABEAR Fotos Eduardo - Ogata

Blogueiros na ABEAR

A ABEAR trabalha em parceria com a SNEA que ficou responsável exclusivamente pelos setores jurídicos e trabalhistas, enquanto a ABEAR trata de assuntos institucionais, e de questões relacionados à segurança do setor aéreo e de operação de voos. A ABEAR atua a partir de dois comitês: um Institucional, que discute estratégias e ações de relacionamentos institucionais e corporativos da entidade; e um de Comunicação, destinado a dialogar com diversos públicos de interesse.
A ABEAR criou o programa de relacionamento e divulgação do setor, “Como voa o Brasil“, com o objetivo de apresentar o funcionamento do setor aéreo a partir das empresas associadas e, assim, podermos “entender melhor a realidade desse sistema, que é tão dinâmico e, ao mesmo tempo, tão complexo,” como define Adrian Alexandri, diretor de Comunicação da ABEAR.

Programa Como Voa o Brasil

O aventure-se.com teve a honra de ser convidado pela ABEAR para participar do programa Como voa o Brasil, junto com outros blogueiros! Na última quarta-feira, voamos pra São Paulo, chegamos cedo no aeroporto de Congonhas e fomos muito bem recebidos pelo presidente de Comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri. Também foi nosso ponto de encontro com outros blogueiros de viagem e avião – foi um prazer conhecer todos!

voar por mais brasil

Nosso dia já estava todo programado, primeiro conhecemos o escritório da Avianca, falaremos mais em outro post, depois o da ABEAR, demos uma pausa para o almoço e fomos para a Academia de treinamento da TAM, também vamos contar em um post. Na ABEAR, fomos recebidos pelo presidente Eduardo Sanovicz, que  nos apresentou o atual cenário do setor aéreo brasileiro, fazendo uma comparação com a evolução que teve desde o ano 2000, sendo que o volume do tráfico aéreo triplicou em uma década.
Apresentacao de Eduardo Sanovicz aos blogueiros. Fotos - Eduardo Ogata

Apresentação de Eduardo Sanovicz aos blogueiros

Hoje o mercado aéreo doméstico brasileiro, já é o 4º mais importante e maior do mundo e a frota brasileira é a 2ª mais nova. No entanto, os aeroportos não acompanharam esse crescimento e evolução, estão saturados, sendo esse um dos grandes problemas do setor, não há espaços nos aeroportos para os aviões pernoitar, sendo assim as companhias aéreas acabam tendo que limitar seus destinos.
Além disso, outro problema é o preço do combustível que representa de 26 a 29% o valor da passagem aérea, de 2009 a 2012 o preço do combustível já aumentou 55%, esse mês o valor combustível custou 40% o valor da passagem. O valor varia muito, pois o mesmo é dolarizado, apesar do Brasil produzir a maior parte do combustível, outro motivo é o valor do ICMS que varia muito em cada estado.
No entanto, a ABEAR negocia com o governo a unificação do ICMS nos estados a 4% para os próximos anos. E estudos estão em andamento para a utilização do biocombustível, segundo Eduardo Sanovicz, o que pode ser uma ótima solução para o combustível e para a aviação comercial brasileira, sendo uma revolução até mesmo para a economia do país – seria um novo mercado a investir.
Com o biocombustível, além o reduzir o preço do combustível – consequentemente das passagens aéreas – e dos custos das empresas aéreas. Reduz, inclusive, o ruído dos aviões, podendo estender o funcionamento de alguns aeroportos brasileiros, como, por exemplo, o de Congonhas que tem horário para fechar por causa do barulho. Isso significa a economia girando por mais tempo e gerando mais frutos.
Presidente da ABEAR Eduardo Sanovicz e o Rodrigo

Presidente da ABEAR Eduardo Sanovicz e o Rodrigo

A ABEAR faz um apelo aos usuários, para evitar atrasos e filas nos aeroportos, principalmente, nesta época do ano que o volume de pessoas aumenta consideravelmente:
• Realizar Check-in online (web ou celular) e nos autoatendimentos – agiliza o atendimento e reduz as filas.
 Crianças não embarcam sem documentos – ninguém embarca sem documento de identidade, nem mesmo as crianças, então confere se está levando os documentos antes de sair de casa.
• Verifique se as malas estão dentro do peso permitido e não estão danificadas – evite estresse e demoras excessivas nos aeroportos.
Queremos agradecer a ABEAR o convite e a oportunidade de conhecê-la, além de duas de suas associadas, AVIANCA e TAM, foi um dia prazeroso, diferente e com muitas informações importantes para conhecermos melhor esse setor que cresce tanto! Conheça a ABEAR!
Raquel Gonzaga
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Publicidade
Esse post foi publicado em Informação, viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s