Paraty é uma cidade espetacular, com centenas de atrativos para diversos públicos. Há trilhas, cachoeiras, fazendas, praias, ilhas, inúmeras enseadas, diversos restaurantes, lojas de artesanato, passeios de escuna, barco, charrete, entre outros. Independente do que fazer, conhecer o seu belíssimo Centro Histórico de Paraty é um dever para quem vai a essa cidade centenária. Localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, é uma a paz em meio à vegetação de Mata Atlântica.
Fazer um passeio de escuna é praticamente uns dos passeios em Paraty obrigatório. O passeio tem duração em média de cinco horas e as escunas saem do cais do porto pela manhã, parando entre praias e ilhas. Alguns dos passeios de escuna, há comes e bebes a bordo e também tem a opção de mergulhar nos aquários naturais. Procure negociar diretamente com o marinheiro, no cais do porto, onde há vários deles oferecendo passeios, acredito ser mais barato e vantajoso do que fechar antecipadamente com agências de turismo.

Vista do Cais do Porto
Paraty possui muitas praias, algumas delas apenas se tem acesso por carro e ônibus, como a Praia de Trindade, localizada a 30 quilômetros do centro de Paraty. Trindade é uma vila de pescadores com cenários paradisíacos (VEJA AQUI: O que fazer em Trindade). Já outras praias, só se tem acesso por barco. Mas próximo a área central de Paraty, há duas praias que pode ir caminhando:
Praia do Pontal
Localizada no bairro do Pontal, encontra-se bem próxima do Centro Histórico. Basta atravessar a ponte que liga os bairros. Pode ser visitada juntamente com o Forte Perpétuo. Do Forte se tem a vista para o Centro Histórico. É uma praia calma e agradável, possui bastante árvores, bares e balanços infantis. Também há pousadas e hostels bem próximos, vale a visita!

Praia do Pontal
Praia do Jabaquara
Com mar muito calmo, como a Praia do Pontal, praticamente não se tem ondas, uma boa opção para quem vai com crianças. Praia gostosa, tem um belo visual e é um bom lugar para curtir o dia. Tem vários quiosques, com música e boa comida. Vale o passeio.

Praia do Jabaquara

Praia do Jabaquara
Paraty também tem cachoeiras, que por sinal dizem serem belíssimas. Apesar de não ter ido em nenhuma dessa vez, espero conhecer algumas em uma próxima oportunidade, como a Cachoeira da Pedra Branca, com dois saltos de cinco metros de altura.
Não deixe de visitar as lojinhas de artesanato, são muitas as opções e tem para todos os gostos e bolsos. Aproveite para dar uma volta à beira-mar ao entardecer. São raras as cidades que me dão uma vontade enorme de voltar, pois é, sempre me pego pensando quando será a próxima viagem pra lá.
Adorei te conhecer, Paraty!
Rodrigo Nominato
→ Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Gostei!
Olá!
Outra opção em Paraty é fazer um passeio privativo de Lancha. Além de ser privativo você passa menos tempo ouvindo o tótótó dos motores a diesel e mais tempo aproveitando as belas praias e ilhas da região!
Deixo aqui o endereço do meu site pra quem tiver interesse!
Obrigado
Website: http://www.palombeta.com
Olá Davi,
Grato pela dica! Voltando a Paraty quem sabe não fazemos um passeio.
Abraços, Rodrigo
gente preciso de contato dos carreteiros de Paraty . por favor se alguém tive me envie .simone.pmt.rj@hotmail.com