Roteiro pelo Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico de Paraty é da 2ª metade do século XVIII, foi fundado em 1646. Durante o Ciclo do Ouro, transformou-se em um importante centro de comércio, por ser o principal escoadouro das riquezas extraídas de Minas Gerais através da Estrada Real. Caminhar pelo bairro é instigante, não há como se encantar com sua arquitetura, é um charme os detalhes dos casarões, dos quarteirões e, principalmente, do calçamento de pedras com caimento no piso, isso para formar uma calha, para que a água do mar possa escoar durante as marés mais cheias do ano.
centro de paraty

Centro Histórico

Nos dois centros de informações turísticas de Paraty não haviam mapas com um roteiro, o que tinha era um xerox de um pequeno mapa com apenas 6 lugares marcados. Por isso, fiz aqui uma seleção de 10 lugares imperdíveis para se conhecer no Centro Histórico, como as igrejas centenárias, centros culturais entre outros. Além dos lugares indicados durante a caminhada não deixe de visitar alguns ateliês e as várias lojas de artesanato existente em várias ruas, as principais ficam na Rua da Lapa, na Dona Geralda e na Rua da Praia.
Cuidado! Paraty é uma cidade onde acontecem diversos festivais, são em média três por mês, aliás conhecemos a cidade em um deles, no FATU – Festival de Filmes de Aventura, nestes eventos como a FLIP – Festa Literária Internacional, conseguir vaga para se hospedar é muito difícil.
Casa de Cultura de Paraty
No belíssimo prédio há muita arte para se ver e ouvir, tive a oportunidade de prestigiar dois shows em noites distintas na casa. Ambos gratuitos! Não deixe de conferir sua programação. Fica na Rua Dona Geralda, 177. Funciona de quarta a segunda.
casa de cultura paraty

Casa da Cultura de Paraty

Instituto Silo Cultural Paraty
Entrei por acaso no espaço, funciona como um centro cultural. Adentrando na casa logo se chega a um pequeno pátio interno, nele há um enorme banco debaixo de um pé de jabuticaba. Sensacional o lugar, não deixe de conferir o que estiver rolando na casa. Fica na Rua Dr. Samuel Costa, 12.
Silo Cultural de Paraty

Instituto Silo Cultural Paraty

Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
Carregada de história, foi construída em 1873 e reconstruída 2 vezes, sendo as duas primeiras com mão de obra escrava. A igreja fica na principal área do centro histórico. Em frene a igreja está a Praça da Matriz, muito linda e com árvores enormes, sendo um ótimo lugar para descansar.
igreja principal de paraty

Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

Igreja de Nossa Senhora das Dores
Datada de 1800. Não deixe de observar sua torre, nela há um galo marcador da direção dos ventos, semelhantes ao da Igreja de Santa Rita. Fica na Rua Fresca, esquina com o Beco da Capela, seu horário de visitação é das 9h às 17h.
Capela de paraty

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Igreja do Rosário e São Benedito
Também datada de 1722, foi construída com a ajuda de escravos, foi a igreja dos pretos de Paraty. Localizada na Rua do Comércio, seu horário de visitação é diariamente das 13h às 17h.
igrejas de paraty

Igreja do Rosário e São Benedito

Igreja de Santa Rita
Construída em 1722 com arquitetura jesuítica, a igreja funciona como um centro de artes com concertos, peças de teatro, exposições, entre outras manifestações culturais. A igreja abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty, administrado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No seu acervo estão imagens e pratarias dos séculos XVII, XVIII e XIX. Fica no Largo de Santa Rita, s/n, ao lado da Antiga Cadeia. Aberta para visitação de quarta a domingo das 9h às 17h.
igreja de paraty

Igreja de Santa Rita

Biblioteca Municipal de Paraty
Contruída em 1703, pertenceu ao quartel do ex-forte da Patitiba e era utilizado como depósito de armas e munição. Também já foi uma utilizado como cadeia pública. Atualmente, funciona a Biblioteca Municipal. Localiza-se ao lado da Igreja Santa Rita, no Largo de Santa Rita e pode ser visitada diariamente das 9h às 19h.
biblioteca de paraty

Biblioteca Municipal de Paraty

Rua Josephina Gribail Costa
Uma rua muito tranquila e charmosa na beira do Rio Perequê-açú. Nela há vários bancos para sentar e contemplar o visual que o lugar proporciona. Nela saem passeios de barcos
ruas de paraty

Rua Josephina Gribail Costa

Santa Casa de Misericórdia de Paraty
Belíssima construção finalizada em 1863. Apesar de não ter entrado no hospital, tive a informação na pousada (Pousada Eclipse) em que nos hospedamos, que há uma capela e um grande pátio interno. Fica na Rua São Pedro de Alcântara, caminho para a Praia do Pontal.
hospital santa casa de Paraty

Santa Casa de Misericórdia de Paraty

Cais do porto
Onde saem os famosos passeios de escunas de Paraty. Lá se tem uma bela vista para a Igreja de Santa Rita.
barcos em paraty

Cais do porto

Um bom passeio! Ah, use sapatos confortáveis e lembre-se: carros não podem trafegar nas ruas do Centro Histórico!
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Roteiro pelo Centro Histórico de Paraty

  1. Estive lá nesse feriado, nossa, amo Paraty, um dos meus lugares preferidos no mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s