O Centro Histórico de Paraty é da 2ª metade do século XVIII, foi fundado em 1646. Durante o Ciclo do Ouro, transformou-se em um importante centro de comércio, por ser o principal escoadouro das riquezas extraídas de Minas Gerais através da Estrada Real. Caminhar pelo bairro é instigante, não há como se encantar com sua arquitetura, é um charme os detalhes dos casarões, dos quarteirões e, principalmente, do calçamento de pedras com caimento no piso, isso para formar uma calha, para que a água do mar possa escoar durante as marés mais cheias do ano. → Dicas de Paraty, conhecida como a Veneza brasileira ←

Centro Histórico
Nos dois centros de informações turísticas de Paraty não haviam mapas com um roteiro, o que tinha era um xerox de um pequeno mapa com apenas 6 lugares marcados. Por isso, fiz aqui uma seleção de 10 lugares imperdíveis para se conhecer no Centro Histórico, como as igrejas centenárias, centros culturais entre outros. Além dos lugares indicados durante a caminhada não deixe de visitar alguns ateliês e as várias lojas de artesanato existente em várias ruas, as principais ficam na Rua da Lapa, na Dona Geralda e na Rua da Praia.
Cuidado! Paraty é uma cidade onde acontecem diversos festivais, são em média três por mês, aliás conhecemos a cidade em um deles, no FATU – Festival de Filmes de Aventura, nestes eventos como a FLIP – Festa Literária Internacional, conseguir vaga para se hospedar é muito difícil.
Casa de Cultura de Paraty
No belíssimo prédio há muita arte para se ver e ouvir, tive a oportunidade de prestigiar dois shows em noites distintas na casa. Ambos gratuitos! Não deixe de conferir sua programação. Fica na Rua Dona Geralda, 177. Funciona de quarta a segunda.

Casa da Cultura de Paraty
Instituto Silo Cultural Paraty
Entrei por acaso no espaço, funciona como um centro cultural. Adentrando na casa logo se chega a um pequeno pátio interno, nele há um enorme banco debaixo de um pé de jabuticaba. Sensacional o lugar, não deixe de conferir o que estiver rolando na casa. Fica na Rua Dr. Samuel Costa, 12.

Instituto Silo Cultural Paraty
Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
Carregada de história, foi construída em 1873 e reconstruída 2 vezes, sendo as duas primeiras com mão de obra escrava. A igreja fica na principal área do centro histórico. Em frene a igreja está a Praça da Matriz, muito linda e com árvores enormes, sendo um ótimo lugar para descansar.

Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
Igreja de Nossa Senhora das Dores
Datada de 1800. Não deixe de observar sua torre, nela há um galo marcador da direção dos ventos, semelhantes ao da Igreja de Santa Rita. Fica na Rua Fresca, esquina com o Beco da Capela, seu horário de visitação é das 9h às 17h.

Igreja de Nossa Senhora das Dores
Igreja do Rosário e São Benedito
Também datada de 1722, foi construída com a ajuda de escravos, foi a igreja dos pretos de Paraty. Localizada na Rua do Comércio, seu horário de visitação é diariamente das 13h às 17h.

Igreja do Rosário e São Benedito
Igreja de Santa Rita
Construída em 1722 com arquitetura jesuítica, a igreja funciona como um centro de artes com concertos, peças de teatro, exposições, entre outras manifestações culturais. A igreja abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty, administrado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No seu acervo estão imagens e pratarias dos séculos XVII, XVIII e XIX. Fica no Largo de Santa Rita, s/n, ao lado da Antiga Cadeia. Aberta para visitação de quarta a domingo das 9h às 17h.

Igreja de Santa Rita
Biblioteca Municipal de Paraty
Contruída em 1703, pertenceu ao quartel do ex-forte da Patitiba e era utilizado como depósito de armas e munição. Também já foi uma utilizado como cadeia pública. Atualmente, funciona a Biblioteca Municipal. Localiza-se ao lado da Igreja Santa Rita, no Largo de Santa Rita e pode ser visitada diariamente das 9h às 19h.

Biblioteca Municipal de Paraty
Rua Josephina Gribail Costa
Uma rua muito tranquila e charmosa na beira do Rio Perequê-açú. Nela há vários bancos para sentar e contemplar o visual que o lugar proporciona. Nela saem passeios de barcos

Rua Josephina Gribail Costa
Santa Casa de Misericórdia de Paraty
Belíssima construção finalizada em 1863. Apesar de não ter entrado no hospital, tive a informação na pousada (Pousada Eclipse) em que nos hospedamos, que há uma capela e um grande pátio interno. Fica na Rua São Pedro de Alcântara, caminho para a Praia do Pontal.

Santa Casa de Misericórdia de Paraty
Cais do porto
Onde saem os famosos passeios de escunas de Paraty. Lá se tem uma bela vista para a Igreja de Santa Rita.

Cais do porto
Um bom passeio! Ah, use sapatos confortáveis e lembre-se: carros não podem trafegar nas ruas do Centro Histórico!
Rodrigo Nominato
→ Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Estive lá nesse feriado, nossa, amo Paraty, um dos meus lugares preferidos no mundo!
Oi Licia,
Que bom que gostou, também adorei. não vejo a hora de voltar nessa cidade espetacular. Obrigado pelo comentário.
Abraços, Rodrigo
Pingback: O que fazer em Paraty, RJ | aventure-se.com