Ouro Preto/MG – O que conhecer!

Bem esse post vai ser um pouco diferente dos que vínhamos fazendo. Ambos (Raquel/Rodrigo) já conhecíamos Ouro Preto, linda cidade, famosa pela arquitetura colonial. Pois bem, vai ser diferente pelo fato que já fomos algumas vezes lá e preferimos fazer um apanhado geral, colocando algumas dicas de passeios.
De todas as vezes que fomos em Ouro Preto, ficamos na casa da Lívia Gonzaga, prima da Raquel, que estudava na UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto.
A foto abaixo é em um mirante, localizado dentro da UFOP, e tem uma vista bacana da cidade.
Mirante da UFOP - Ouro Preto/MG

Mirante da UFOP – Ouro Preto/MG

Em uma das visitas à Ouro Preto, fomos a pé desse mirante para o centro histórico, não lembramos bem o tempo gasto, mas é um longa caminhada de descidas e subidas.
Ladeira - Ouro Preto/MG

Ladeira – Ouro Preto/MG

Dependendo do caminho que percorrer, você passa pela Estação Ferroviária de Ouro Preto.
Estação Ferroviária de Ouro Preto/MG

Estação Ferroviária de Ouro Preto/MG

A rua Direita, um dos caminho que leva à Praça Tiradentes, é bem movimentada e durante noite é uma boa opção para beber e comer. Passear pela cidade e observar a arquitetura são programas imperdíveis.
Praça Tiradentes - Ouro Preto/MG

Praça Tiradentes – Ouro Preto/MG

Boa parte das pessoas procuram conhecer a cidade pela sua arquitetura e importância histórica, concentrando se nos pontos turísticos tradicionais, como igrejas, museus e lojas de artesanato; além daquelas que visitam a cidade pelos eventos e festividades que acontecem periodicamente.
Rua Direita - Ouro Preto

Rua Direita – Ouro Preto

Todos os anos, acontece na cidade o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana com vários shows musicais e outras atrações; o CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto que, inclusive esse ano, ocorre entre 20 e 25 de junho, com a programação gratuita; e o maior Carnaval Estudantil do Brasil, em que as festas são organizadas pelo moradores das repúblicas estudantis.
Lembrando que além desses passeios tradicionais mencionados acima, há a opção do ecoturismo em Ouro Preto, com cachoeiras e trilhas. Pecamos de não ainda conhecermos essa outra parte da cidade, mas voltaremos para fazer isso em uma próxima viagem.
Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são as igrejas construídas durante o período colonial brasileiro, há até o Museu Virtual de Ouro Preto, onde você realiza um tour virtual em algumas das principais igrejas. As que mais se destacam são: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar,  Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Francisco de Paula, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões e Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia.
Museus para conhecer:  Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva, Museu Aleijadinho e o Museu do Ouro.
Aventure-se nas ladeiras de Ouro Preto, vale a pena demais!
Ah! As fotos acima são da nossa primeira ida juntos em julho de 2007.
Raquel Gonzaga / Rodrigo Nominato 
  Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
About these ads
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Ouro Preto/MG – O que conhecer!

  1. Juliana Marcondes disse:

    Boa tarde!Eu particularmente adorei a cidade de Ouro Preto,ainda mais porque gosto de historias e la tem um monte.Vale a pena conhecer e uma cidade muito simplória mas rica em beleza.
    Haaa e fica uma super dica para as mulheres nao levar saltos pois la e so ladeiras!!Rsrs

  2. Legal a dica Juliana, tem toda a razão!

    Obrigado pela contribuição.

    Abraços,
    Rodrigo.

  3. Anderson Chagas disse:

    Boa noite! Fui a Ouro Preto em outubro passado, foram só 2 dias, mas que aproveitei ao máximo. Quanto aos restaurantes, não deixem de ir ao Complexo gastronômico Cláudio Manoel. É um casarão cujo inconfidente viveu e o lugar por si só é rico em história e cultura. O atendimento é muito bom e o preço é intermediário. Outro restaurante muito bom é o Bené da Flauta. Bom atendimento e a comida é muito boa. Quanto aos passeios, a dica é acordar cedinho, por volta das 05:30h ou 06:00h, colocar uma roupa leve e um tênis e ir à praça Tiradentes e arredores para fazer umas fotos. Por volta das 07:30h é bom já estar de volta ao hotel para tomar um banho, apreciar um bom café da manhã mineiro e depois correr para a estação e pegar o trem para ir até a cidade de Mariana. A dica é comprar só a ida, pois na volta, vc pegando um ônibus, vai pedir para descer na Mina da Passagem, ponto turístico que certamente deve se conhecer e ali fazer o passeio que é excelente. Após conhecer a mina, é só pegar outro ônibus até Ouro Preto que dá no máximo 10 minutos. Igrejas de São Francisco e Matriz do Pilar têm de estar entre as igrejas a serem conhecidas. O museu Aleijadinho tbm é muito rico em informações e história e fica do lado da igreja de N. Sra da Conceição, que tbm merece visita. A rua Direita, no centro de Ouro Preto é linda e cheia de lojas de artesanato e iguarias da região. Trouxe um monte de queijo e doces para Recife. rsrs. Espero ter contribuído. Até breve!!!

  4. Olha aí outro destino dos sonhos!!!! Dicas favoritadissimas!!!

  5. Pingback: Trilhas próximas a Belo Horizonte: Morro do Pires – Nova Lima | aventure-se.com

  6. Pingback: Trilhas próximas a Belo Horizonte: São Bartolomeu em Ouro Preto | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s