Trilhas próximas a Belo Horizonte: São Bartolomeu em Ouro Preto

Saímos em direção a São Bartolomeu distrito de Ouro Preto. O objetivo eram as cachoeiras localizadas dentro da Fazenda do Barão. Para chegar a esse pequeno e aconchegante lugarejo é preciso pegar a rodovia dos Inconfidentes que liga a Br 040 a Ouro Preto e quando chegar em Cachoeira do Campo pegar a esquerda para dentro da cidade. Durante o caminho existem placas informando a direção de São Bartolomeu, mas sempre é bom assegurar de que está na direção correta. Chegando no distrito perguntamos a uma simpática senhora onde era a Fazenda do Barão e a resposta foi breve e engraçada:
– Tá vendo aquela Nurve lá no arto?
– Sim.
– Então, ali embaixo tudo é do Barão. Agora que você sabe a dereção você pode chegar lá.
Informação um tanto quanto vaga, então paramos no segundo bar próximo  a igreja matriz e perguntamos ao seu Nonô sobre as cachoeiras e a fazenda. Ele prontamente nos indicou o caminho e deixamos o carro no distrito e seguimos a pé.
A partir daqui marquei a distância e deu 5km passando por uma pinguela em que o acesso se dá apenas a pé. Seguindo pela estrada principal essa distância fica aumentada de 1km. Para chegar a pinguela deve-se seguir pela estrada principal até atravessar o segundo mata burro. Então pegando uma trilha a esquerda até o rio e a pinguela encontra-se a esquerda. A trilha que se segue cai já dentro da fazenda do Barão, assim não é preciso pular o portão. Conversamos com o caseiro, já que o Barão não se encontrava na fazenda. Ele nos indicou o caminho das cachoeiras e, então descobri a segunda divergência com o pessoal do trilhados. A distância da sede da fazenda até a última cachoeira (Macaco Doido) é de 700 metros. As cachoeiras são lindas e o lugar em volta também dando para passar o dia tranquilamente. Brincamos com as borboletas, caímos nas águas geladas e translúcidas e de beleza rara.
sao bartolomeu em ouro preto

Cachoeira do Tucho

sao bartolomeu ouro preto

Cachoeira do Macaco Doido

Por Thiago Mafra – Enviado  para  o “Participe!
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s