PID – Permissão Internacional para Dirigir

Você sabe o que é a PID? Sabe o que significa essa sigla? Neste artigo, traremos informações importantes sobre a Permissão Internacional para Dirigir, documento que permite ao condutor dirigir fora do país de sua residência. Vai viajar e pretende dirigir fora do Brasil? Então, leia o texto até o final e descubra tudo o que você precisa saber!

Permissão Internacional para Dirigir

O que é a PID e como solicitá-la

A Permissão Internacional para Dirigir, mais conhecida como PID, é o documento reconhecido internacionalmente que comprova a habilitação do condutor em um país estrangeiro. Esse documento tem validade em 135 países subscritores da Convenção de Viena. Solicitá-lo é simples, pois basta procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) da cidade onde reside.
Vale lembrar que qualquer cidadão que possua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode fazer a solicitação da PID no Brasil. Para isso, é necessário estar de posse de alguns documentos, como originais e cópias do comprovante de residência e do documento de identificação.
Algumas vezes, o condutor fica em dúvida sobre a foto e a assinatura que constarão na PID. Quanto a isso, não é preciso se preocupar. A foto do condutor e sua assinatura serão aproveitadas da última expedição da CNH do requerente. Para retirar o documento, basta retornar ao CFC onde o documento foi solicitado, 5 dias após o requerimento.
É importante saber que apenas condutores habilitados que já não estejam em período de autorização para dirigir podem solicitar a PID. Desse modo, apenas depois de 1 ano como condutor a pessoa poderá fazer a solicitação. Outra informação relevante é que a categoria e as restrições presentes na PID serão as mesmas que constam na CNH do condutor.

Quanto custa a Permissão Internacional para Dirigir

A fim de trazer a informação mais precisa sobre quanto custa obter a Permissão Internacional para Dirigir, fizemos uma consulta à tabela de valores do Detran RS para o ano de 2017. Sendo assim, podemos informar que o valor investido para a obtenção da PID é de R$ 57,60, até a próxima atualização de valores para habilitação.

Validade da Permissão Internacional para Dirigir

Outra questão que costuma surgir quando o motorista pretende solicitar sua PID tem relação com a validade do documento. Sobre isso, a resposta é simples. A validade da PID é a mesma que a da que consta na CNH do condutor. Além disso, vale destacar que a CNH do condutor vale na maioria dos países da Convenção de Viena. Porém, neste caso, o prazo de validade se limita a 180 dias, contados a partir da entrada da pessoa no país.
Um aspecto relevante a ser lembrado, referente à emissão da PID, é sobre a validade da CNH. É preciso que o motorista esteja com sua CNH dentro do prazo de validade para poder solicitar sua permissão internacional. Caso contrário, é preciso renová-la para poder fazer o requerimento.

Importância da PID

Mesmo que a CNH possua um prazo de validade em grande parte dos países que aceitam a PID, é importante conhecer alguns motivos para a obtenção da permissão internacional. A primeira razão a ser destacada é a linguagem do documento. Ele é traduzido em 8 idiomas, a saber: português, espanhol, inglês, francês, alemão, chinês, árabe e russo.
Além disso, esse documento é reconhecido internacionalmente, podendo facilitar a verificação das informações do condutor em casos importantes, pois, além de ajudar em fiscalizações com agentes de trânsito, a PID auxilia na locação de veículos, em resgate de seguros e, ainda, no tempo de atendimento em casos de envolvimento em acidentes.
Por fim, uma informação útil para quem possui a PID e está dirigindo, ainda, no Brasil: esse documento não substitui a CNH. Ou seja, para conduzir em vias nacionais, a CNH segue sendo o documento oficial de habilitação. Assim, caso você seja parado em uma blitz, a PID não será aceita como documento de habilitação. Porém, não esqueça: em casos de multas, verifique sempre o auto de infração ou a notificação de autuação, pois há casos em que erros na elaboração da multa podem ajudar você a recorrer. Para isso, conte sempre com o auxílio da Doutor Multas.

#Explore #Compartilhe
e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para PID – Permissão Internacional para Dirigir

  1. Muito obrigado pelas informações, estava mesmo procurando sobre essa permissão internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s