Lagoa Misteriosa, Bonito/MS

Lagoa Misteriosa é um lugar ideal para flutuação e mergulho. Localizada no município de Jardim, no estado do Mato Grosso do Sul, a 50km de Bonito, está na mesma propriedade do Recanto Ecológico Rio da Prata, local onde realizamos a flutuação Rio da Prata. Considerada uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil, o nome de Misteriosa deve-se ao fato de que ninguém chegou ao fundo dela. O máximo que os mergulhadores já chegaram foi um total de 220 metros. Instigante!

Flutuação na Lagoa Misteriosa

Chegando no receptivo, preenchemos os papéis e fomos apresentados à guia que nos acompanhou pelo passeio. Ela nos deu algumas instruções e explicações sobre a Lagoa Misteriosa a partir de um mapa. Nos contou sobre a profundidade desconhecida e sobre como a Lagoa vem sendo explorada nos últimos anos.  Em seguida, o passeio iniciou com uma pequena trilha interpretativa pela a mata até a tão esperada Lagoa. No caminho, algumas paradas para a observação e reconhecimento da fauna e flora da região.
lagoa misteriosa sede

Trilha na Lagoa Misteriosa

O tempo total de trilha é cerca de uns 20 minutos. E, em determinado ponto da trilha, já pode-se avistar a Lagoa Misteriosa. Ali nos deparamos com a cor azul exuberante do lago e o quanto ainda temos que descer para chegar até ela.
lagoa misteriosa trilha

Lagoa Misteriosa vista da trilha

Em outro ponto da trilha há um mirante, no qual é possível tirar belas fotos. Após essa primeira visão da Lagoa Misteriosa o acesso é feito por uma escadaria de 179 degraus feitos de madeira e, no fim dela, encontra-se o deck de acesso à Lagoa. Neste momento já bate uma vontade danada de se jogar na água!
lagoa misteriosa trilha

Lagoa Misteriosa

Ao chegar no deck recebemos os equipamentos que serão utilizados para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas, além de receber mais algumas orientações da nossa guia. Ali, também é o momento de admirar o tom azul das águas cristalinas da Lagoa e tirar aquela selfie.
estrutura lagoa misteriosa

Deck da Lagoa Misteriosa

Não é um lago muito grande, como percebe-se pelas fotos. A profundidade varia da borda aumentando para os dois túneis na região central da lagoa, separados por uns 20 metros de distância. Estes dois túneis descem de forma oblíqua e se encontram a pouco mais de 50 metros de profundidade. Depois, torna-se um túnel único, descendo por profundidade desconhecida.
bonito lagoa misteriosa

Lagoa Misteriosa

Mapa da Lagoa Misteriosa, cujo fundo ainda não foi descoberto

Mapa da Lagoa Misteriosa, cujo fundo ainda não foi descoberto | Divulgação*

Finalmente, chegou a parte mais esperada: a flutuação! Fizemos um trajeto circulando a Lagoa Misteriosa. A visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é surreal. Avistamos troncos caídos, os depósitos de areia, paredões de rocha, alguns peixes e pessoas mergulhando, algumas lá no fundão que sumiam de vista.
lagoa misteriosa mergulho

Mergulho na Lagoa Misteriosa

No lago há duas boias presas nas rochas para apneia. Elas auxiliam para descer e subir, além de nortear onde estamos. Nestes pontos é permitido pelo guia tirar os coletes salva-vidas para quem deseja mergulhar. A sensação é mágica! Descendo alguns metros a visão é ainda mais límpida e impressionante.
apneia na lagoa misteriosa

Apneia na Lagoa Misteriosa

apneia foto lagoa misteriosa

Apneia na Lagoa Misteriosa

Esgotado o tempo na Lagoa Misteriosa (nossa flutuação teve duração de uns 50 minutos) é hora de voltar para almoçar no Recanto Ecológico Rio da Prata. O almoço é servido na casarão e está incluído no valor do passeio. Ótima comida caseira, servida quentinha diretamente no fogão à lenha, com aquele toque de fazenda. Depois do almoço, descansamos rapidamente no redário ao lado da sede e nos preparamos para o passeio da tarde, a Flutuação Rio da Prata.
restaurante lagoa misteriosa

Fogão a lenha

A Lagoa Misteriosa é um lugar de beleza ímpar. A água em tom de azul é espetacular! Não posso deixar de parabenizar a nossa guia, infelizmente não recordo o nome dela, foi extremamente atenciosa. Ah, e ao Willian da agência Águas Turismo que nos acompanhou e quem tirou as nossas fotos dentro da Lagoa. Não vemos o dia de voltarmos neste paraíso para realizar o mergulho. Com certeza está nos nossos planos!
entrada da lagoa misteriosa

Willian, eu e Raquel

Dica Lagoa Misteriosa

Para o mesmo lado da Lagoa Misteriosa, fica o Rio da Prata, outro passeio imperdível em Bonito, então o ideal é conciliar os passeios no mesmo dia, assim economiza-se no transporte e tempo de deslocamento.

Melhor época Lagoa Misteriosa

A melhor (e úncia) época para visitar a Lagoa Misteriosa é de maio a setembro, quando ela é aberta para visitação e mergulho, período de seca na região o que melhora a visibilidade da água. Nos outros meses ela fica fechada.

Como chegar na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa fica na mesma estrada que dá acesso ao Recanto Ecológico Rio da Prata. O acesso ao atrativo fica na BR 267, Km 512. Ao sair de Bonito pela MS 178 / MS 382 (irá passar na frente do Centro de Convenções), siga pela MS 178 por 50 km até chegar na BR 267, vire a esquerda, sentido Jardim, por mais 2 km, entre na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata.
O ingresso para todos os atrativos de Bonito e região são emitidos por agências de turismo. Os preços dos passeios são iguais em todas as agências. Para os preços os atualizados, consulte aqui → Associação dos Atrativos de Bonito.
Para outras informações acesse o site do Rio da Prata: www.lagoamisteriosa.com.br
Rodrigo Nominato
* Viajamos a convite do Hotel Águas de Bonito e o passeio contou com o apoio da Lagoa Misteriosa.
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Lagoa Misteriosa, Bonito/MS

  1. Pingback: Atrativo de Jardim (MS) é destaque em blog | Bonito - MS

  2. Pingback: A melhor época para ir a Bonito/MS | aventure-se.com

  3. Pingback: Roteiro de 7 dias em Bonito/MS | aventure-se.com

  4. Pingback: Bonito, Mato Grosso do Sul – Todos os posts | aventure-se.com

  5. Pingback: Blogueiros divulgam relato sobre flutuação na Lagoa Misteriosa | Blog da Lagoa Misteriosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s