A Lagoa Misteriosa é um lugar ideal para flutuação e mergulho. Localizada no município de Jardim, no estado do Mato Grosso do Sul, a 50km de Bonito, está na mesma propriedade do Recanto Ecológico Rio da Prata, local onde realizamos a flutuação Rio da Prata. Considerada uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil, o nome de Misteriosa deve-se ao fato de que ninguém chegou ao fundo dela. O máximo que os mergulhadores já chegaram foi um total de 220 metros. Instigante!
Flutuação na Lagoa Misteriosa
Chegando no receptivo, preenchemos os papéis e fomos apresentados à guia que nos acompanhou pelo passeio. Ela nos deu algumas instruções e explicações sobre a Lagoa Misteriosa a partir de um mapa. Nos contou sobre a profundidade desconhecida e sobre como a Lagoa vem sendo explorada nos últimos anos. Em seguida, o passeio iniciou com uma pequena trilha interpretativa pela a mata até a tão esperada Lagoa. No caminho, algumas paradas para a observação e reconhecimento da fauna e flora da região.

Trilha na Lagoa Misteriosa
O tempo total de trilha é cerca de uns 20 minutos. E, em determinado ponto da trilha, já pode-se avistar a Lagoa Misteriosa. Ali nos deparamos com a cor azul exuberante do lago e o quanto ainda temos que descer para chegar até ela.

Lagoa Misteriosa vista da trilha
Em outro ponto da trilha há um mirante, no qual é possível tirar belas fotos. Após essa primeira visão da Lagoa Misteriosa o acesso é feito por uma escadaria de 179 degraus feitos de madeira e, no fim dela, encontra-se o deck de acesso à Lagoa. Neste momento já bate uma vontade danada de se jogar na água!

Lagoa Misteriosa
Ao chegar no deck recebemos os equipamentos que serão utilizados para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas, além de receber mais algumas orientações da nossa guia. Ali, também é o momento de admirar o tom azul das águas cristalinas da Lagoa e tirar aquela selfie.

Deck da Lagoa Misteriosa
Não é um lago muito grande, como percebe-se pelas fotos. A profundidade varia da borda aumentando para os dois túneis na região central da lagoa, separados por uns 20 metros de distância. Estes dois túneis descem de forma oblíqua e se encontram a pouco mais de 50 metros de profundidade. Depois, torna-se um túnel único, descendo por profundidade desconhecida.

Lagoa Misteriosa

Mapa da Lagoa Misteriosa, cujo fundo ainda não foi descoberto | Divulgação*
Finalmente, chegou a parte mais esperada: a flutuação! Fizemos um trajeto circulando a Lagoa Misteriosa. A visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é surreal. Avistamos troncos caídos, os depósitos de areia, paredões de rocha, alguns peixes e pessoas mergulhando, algumas lá no fundão que sumiam de vista.

Mergulho na Lagoa Misteriosa
No lago há duas boias presas nas rochas para apneia. Elas auxiliam para descer e subir, além de nortear onde estamos. Nestes pontos é permitido pelo guia tirar os coletes salva-vidas para quem deseja mergulhar. A sensação é mágica! Descendo alguns metros a visão é ainda mais límpida e impressionante.

Apneia na Lagoa Misteriosa

Apneia na Lagoa Misteriosa
Esgotado o tempo na Lagoa Misteriosa (nossa flutuação teve duração de uns 50 minutos) é hora de voltar para almoçar no Recanto Ecológico Rio da Prata. O almoço é servido na casarão e está incluído no valor do passeio. Ótima comida caseira, servida quentinha diretamente no fogão à lenha, com aquele toque de fazenda. Depois do almoço, descansamos rapidamente no redário ao lado da sede e nos preparamos para o passeio da tarde, a Flutuação Rio da Prata.

Fogão a lenha
A Lagoa Misteriosa é um lugar de beleza ímpar. A água em tom de azul é espetacular! Não posso deixar de parabenizar a nossa guia, infelizmente não recordo o nome dela, foi extremamente atenciosa. Ah, e ao Willian da agência Águas Turismo que nos acompanhou e quem tirou as nossas fotos dentro da Lagoa. Não vemos o dia de voltarmos neste paraíso para realizar o mergulho. Com certeza está nos nossos planos!

Willian, eu e Raquel
Dica Lagoa Misteriosa
Para o mesmo lado da Lagoa Misteriosa, fica o Rio da Prata, outro passeio imperdível em Bonito, então o ideal é conciliar os passeios no mesmo dia, assim economiza-se no transporte e tempo de deslocamento.
Melhor época Lagoa Misteriosa
A melhor (e úncia) época para visitar a Lagoa Misteriosa é de maio a setembro, quando ela é aberta para visitação e mergulho, período de seca na região o que melhora a visibilidade da água. Nos outros meses ela fica fechada.
Como chegar na Lagoa Misteriosa
A Lagoa Misteriosa fica na mesma estrada que dá acesso ao Recanto Ecológico Rio da Prata. O acesso ao atrativo fica na BR 267, Km 512. Ao sair de Bonito pela MS 178 / MS 382 (irá passar na frente do Centro de Convenções), siga pela MS 178 por 50 km até chegar na BR 267, vire a esquerda, sentido Jardim, por mais 2 km, entre na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata.
O ingresso para todos os atrativos de Bonito e região são emitidos por agências de turismo. Os preços dos passeios são iguais em todas as agências. Para os preços os atualizados, consulte aqui → Associação dos Atrativos de Bonito.
Para outras informações acesse o site do Rio da Prata: www.lagoamisteriosa.com.br
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
→ Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Pingback: Atrativo de Jardim (MS) é destaque em blog | Bonito - MS
Pingback: A melhor época para ir a Bonito/MS | aventure-se.com
Pingback: Roteiro de 7 dias em Bonito/MS | aventure-se.com
Pingback: Bonito, Mato Grosso do Sul – Todos os posts | aventure-se.com
Pingback: Blogueiros divulgam relato sobre flutuação na Lagoa Misteriosa | Blog da Lagoa Misteriosa