Flutuação Rio da Prata, Bonito/MS

peixes do rio da prata

Flutuação Rio da Prata

A Flutuação Rio da Prata acontece no Recanto Ecológico Rio da Prata a 50km de Bonito, no Município de Jardim. Ela foi a nossa terceira flutuação em Bonito, nos dias anteriores já tínhamos feito a flutuação Rio Sucuri e a flutuação Nascente Azul. O passeio é basicamente boiar em um rio de águas cristalinas e habitados por várias espécies de peixes. No Rio da Prata, o grande diferencial são os 2.600 metros de percurso, bem mais extenso do que os outros, além de uma “nascente borbulhante” no fundo do rio, instigante.
Na sede do atrativo o visitante pega todo o equipamento necessário e obrigatório para realizar a flutuação. São entregues roupa e bota de neoprene, máscara e snorkel, e o opcional colete salva-vidas. Nós optamos por não usar o colete salva-vidas, pois a roupa de neoprene já oferece a flutuação necessária para se manter boiando na água (sugestão para quem nada pelo menos o básico). Todo equipamento está incluso no valor do passeio. Antes de partirmos para a flutuação, o guia passa todas as instruções necessárias.
guia rio da prata

Guia passando as instruções

Depois de devidamente equipados, somos levados  de carro até a trilha de onde inicia-se uma caminhada em mata ciliar. Neste pequeno trajeto há muitas árvores centenárias e é possível observar alguns animais silvestres. Após uns 40 minutos de caminhada, chegamos à nascente do rio Olho D’Água, onde recebemos as últimas dicas de flutuação e fazemos um rápido treinamento na margem do rio. Aqui é possível desistir caso não esteja seguro para realizar o passeio, sendo que é um longo trajeto flutuando. Para iniciar é só seguir em fila indiana e deixar o rio te levar…
blogueira nadando

Flutuação Rio da Prata

bonito rio da prata

Flutuação Rio da Prata

A flutuação no Rio da Prata é bem calma, a correnteza é tranquila e a profundidade é pequena em boa parte do trajeto. Em alguns trechos, onde a água é mais rasa, devemos ter atenção redobrada para não encostar os pés no fundo do rio. Caso isso ocorra, uma “poeira” se levanta e a água se torna turvar por alguns instante, atrapalhando um pouco a visibilidade.
É magnífico a sensação de estar tão perto de peixes como piraputangas, pacus, pintados, dourados entre outros. São peixes grandes, às vezes em cardumes, às vezes solitário passeando bem perto de você.
rio flutuacao bonito

Flutuação Rio da Prata

rio da prata em bonito

Flutuação Rio da Prata

Durante a flutuação é feita uma parada para contemplar um dos atrativos do passeio, que uns chamam de vulcão e outros de cratera. Independente da denominação, o atrativo é uma grande nascente onde a areia borbulha. Para os mais aventureiros, o atrativo não só serve para admirar, mas para tentar alcançá-lo e encostar nas areias borbulhando… Após alguns mergulhos eu e a Raquel conseguimos tocá-lo. Haja esforço, pois com a roupa de neoprene é preciso fazer força dobrada, uma vez que ela te impulsiona para cima. É muito divertido, fui umas três vezes… hehe
Cratera do rio da prata

Cratera

nascente rio da prata

Raquel em uma das suas tentativas

Mais para o final entramos no afluente do Rio da Prata, um rio maior e mais profundo, de coloração mais escura. Neste momento tem a opção de subir em um barco para finalizar o trajeto. A maioria das pessoas do nosso grupo foi para o barco, até mesmo pelo cansaço, mas continuamos na água. Depois de flutuar por quase duas horas, o passeio termina num deck.
Voltamos para o receptivo Recanto Ecológico do Rio da Prata, onde nos trocamos e passeamos pelos arredores da sede. Fica a dica para relaxar no redário da sede. ; )
fazenda rio da prata

Recanto Ecológico Rio da Prata

epaco do rio da prata

Redário

Foi um dia sensacional, jamais irei esquecer este dia que percorri boiando uma distância tão longa em um rio, sem nem sentir. A verdade é que dá uma canseira, por mais que não pareça, mas vale a pena!
Para o mesmo lado do Rio da Prata, fica a Lagoa Misteriosa, outro passeio imperdível em Bonito, então o ideal é conciliar os passeios no mesmo dia. Fica a dica ; )
O ingresso para todos os atrativos de Bonito e região são emitidos por agências de turismo. Os preços dos passeios são iguais em todas as agências. Para os preços os atualizados, consulte aqui → Associação dos Atrativos de Bonito.
Para outras informações acesse o site do Rio da Prata: www.riodaprata.com.br

Como chegar no Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata localiza-se na Fazenda Cabeceira do Prata, na cidade de Jardim, vizinha de Bonito. O acesso ao atrativo fica na BR 267, Km 512. Ao sair de Bonito pela MS 178 / MS 382 (irá passar na frente do Centro de Convenções), siga pela MS 178 por 50 km até chegar na BR 267, vire a esquerda, sentido Jardim, por mais 2 km, entre na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata.
Rodrigo Nominato
* Viajamos a convite do Hotel Águas de Bonito e o passeio contou com o apoio do Recanto Ecológico Rio da Prata.
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Flutuação Rio da Prata, Bonito/MS

  1. Pingback: Lagoa Misteriosa, Bonito/MS | aventure-se.com

  2. Pingback: Atrativo de Jardim (MS) é atração em blog | Bonito Brasil

  3. Pingback: Roteiro de 7 dias em Bonito/MS | aventure-se.com

  4. Pingback: Bonito, Mato Grosso do Sul – Todos os posts | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s