Gruta do Lago Azul em Bonito/MS

Gruta do Lago Azul é um atrativo imperdível, considerado um dos melhores passeios em Bonito, inclusive, um dos principais cartões postais da cidade. Não é à toa que desde quando ouvi falar em Bonito pela primeira vez  este era o atrativo que mais havia vontade de conhecer, aliás, uma das cidades do Brasil que mais tinha interesse em visitar.
Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul

 A gruta é uma das maiores cavidades inundadas do mundo e em seu interior há um lago cristalino de águas azuis com 90 metros de profundidade e 120 metros de largura. Antes de se iniciar o percusso até o esplêndido Lago Azul, na recepção do atrativo, recebemos algumas informações sobre a gruta, instruções de segurança e colocamos os capacetes que são de uso obrigatório.
Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul | Instruções do percusso

Em seguida, percorremos uma pequena trilha até o acesso a gruta. No caminho o guia nos conta algumas histórias, como a do seu descobrimento realizada por um índio Terena em 1924 e a expedição de 1992 Franco-Brasileira de espeleo-mergulhadores em que encontraram no fundo do lago os fósseis de grandes mamíferos que viveram na região durante o período geológico do Pleistoceno (de 6.000 a 10.000 anos atrás). Finalizando a caminhada, deparamos nos com um paredão de mais de 20 metros de altura.
Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul | Escadaria

Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul | Escadaria

E bem lá no seu fundo, já começamos avistar o famoso Lago Azul escondido entre os paredões de rochas calcárias com estalactites e estalagmites.
Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul

Descemos por uma emocionante escadaria com cerca de 300 degraus e a cada passo avistamos um pouco mais o lago. Quanto mais nos aproximamos dele, ficamos mais encantados pelas águas de tons intensamente azulados. É lindo! Uma curiosidade é que não se sabe ao certo ainda de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago.
Gruta do Lago Azul

Lago Azul

Gruta do Lago Azul

Lago Azul

A Gruta do Lago Azul foi tombada como monumento natural em 1978 pelo Iphan  – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, garantindo a sua preservação e tendo o número de visitantes diário devidamente controlado. Inclusive, antigamente era permitido aos visitantes se banhar no lago, para manter o local preservado foi proibido.
O ingresso para todos os atrativos de Bonito e região são emitidos por agências de turismo. Os preços dos passeios são iguais em todas as agências. Para os preços dos atrativos atualizados, consulte aqui → Associação dos Atrativos de Bonito.

Curiosidades da Gruta do Lago Azul

→ No fundo do lago há um cemitério de animais extintos. Nele encontra-se fósseis de mamíferos, como o tigre de dente de sabre e a preguiça gigante.
→ Na gruta, a temperatura é constante, cerca de 20°C, um ambiente completamente diferente do calor de Mato Grosso do Sul.
→ Para chegar no Lago Azul são mais de 20 metros, ou seja, mais 7 andares em direção ao subsolo dessa grande caverna chamada Gruta do Lago Azul.
→ O mergulho mais fundo feito nele até hoje atingiu 87 metros de profundidade e não encontrou o fundo.

Quando ir a Gruta do Lago Azul

A melhor época para visitação é entre dezembro e janeiro, pela manhã, quando o sol incide diretamente na entrada da gruta, tornando o azul da água ainda mais intenso.

Como chegar a Gruta do Lago Azul

Está a cerca de 19 quilômetros do centro de Bonito. Boa parte do caminho é por estrada de terra, em boas condições e bem sinalizada.  Qualquer tipo de carro acessa o local, não sendo necessário veículo 4×4.

Dica Gruta do Lago Azul

O passeio Grutas de São Miguel fica a apenas 4km da Gruta do Lago Azul. Aproveite e faça os 2 passeios no mesmo dia.
Rodrigo Nominato
* Viajamos a convite do Hotel Águas de Bonito
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Gruta do Lago Azul em Bonito/MS

  1. Pingback: Flutuação na Nascente Azul, Bonito/MS | aventure-se.com

  2. giu e mari disse:

    Que lugar lindo!! Ent eu estou começando um blog e se vc quiser dá uma olhadinha lá. Muito obg 😘
    http://Www.enough4.wordpress.com

  3. Pingback: A melhor época para ir a Bonito/MS | aventure-se.com

  4. Pingback: Roteiro de 7 dias em Bonito/MS | aventure-se.com

  5. Pingback: Bonito, Mato Grosso do Sul – Todos os posts | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s