As Grutas de São Miguel está localizada no Parque Ecológico Vale Anhumas, uma das mais belas grutas da região de Bonito, Mato Grosso do Sul, possui cerca de 650 milhões de anos e revela surpresas nas profundezas de suas cavidades calcárias.
Quando se chega ao atrativo, encontra-se o centro de visitantes, com uma infra-estrutura aconchegante e confortável com bar, banheiros, café. Lá, antes de iniciar a trilha que dá acesso à caverna, o visitante recebe algumas orientações e é encaminhado a uma sala com recursos audiovisuais onde assiste um documentário sobre as Grutas de São Miguel.

Grutas São Miguel
Atrás do centro de visitantes há um belo jardim onde pode-se observar lindas araras vermelhas e tirar fotos bem pertinho delas, enquanto são alimentadas. Incrível!

Araras vermelhas nos jardins do centro de visitantes
Após assistir o documentário, é hora de seguir a trilha que da acesso às grutas acompanhado por um guia. Parte do caminho é feito por uma grande ponte suspensa em meio ao cerrado, com vista para as copas das árvores. O interessante desta ponte é que causa menos impacto à vegetação.

Ponte suspensa estilo Indiana Jones
Durante a trilha, há ainda uma parada em um mirante que proporciona uma visão panorâmica da região, além de outras pequenas paradas sobre decks. Nessas pausas, o guia explica um pouco sobre a fauna e a flora, especificamente sobre a mata do cerrado, típica da região.

Algumas das paradas pela trilha interpretativa
Passados os 800 metros da trilha, eis que começa uma aventura através de um mundo subterrâneo, cheio de surpresas e encantamento. A gruta principal mostra uma imensa quantidade de espeleotemas (formações calcárias) de diversos tamanhos, cores e formas.
A trilha dentro da gruta tem cerca de 270 metros de extensão, distribuídos em uma área de 3.149 m², a cada passo se tem novas surpresas.

Grutas de São Miguel
Ao logo do passeio, o guia dá uma verdadeira aula sobre estalactites, estalagmites, travertinos e coralóides esculpidos pela natureza durante milhões de anos. Apesar de existir iluminação em alguns pontos, todos os visitantes caminham com lanternas para iluminar pontos focais.

Grutas de São Miguel

Grutas de São Miguel
Caramba cara, que lugar toppppppppppppp…
É demais!
Abraços, Rodrigo
Pingback: Onde ficar em Bonito/MS: Hotel Pousada Águas de Bonito | aventure-se.com
Pingback: Gruta do Lago Azul em Bonito/MS | aventure-se.com
Pingback: Flutuação na Nascente Azul, Bonito/MS | aventure-se.com
Pingback: A melhor época para ir a Bonito/MS | aventure-se.com
Pingback: Roteiro de 7 dias em Bonito/MS | aventure-se.com
Pingback: Bonito, Mato Grosso do Sul – Todos os posts | aventure-se.com