O que fazer em Araxá

Localizada no triângulo mineiro, Araxá faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, recebendo visitantes  que buscam as propriedades terapêuticas de suas águas. Nas mediações da cidade se encontram estâncias hidrominerais com serviços de massagens, banhos e outros tratamentos. Um desses locais e com certeza o mais marcante e que tivemos a oportunidade de nos hospedar é o Grande Hotel e Termas de Araxá, um marco da hotelaria brasileira inaugurado em 1944 pelo Presidente Getúlio Vargas.

A Terra de Dona Beja

Araxá é conhecida também como a terra de Dona Beja, Ana Jacinta, moradora da cidade do século XIX. Sua vida é tão instigante que sua história virou novela exibida em 1986. Não deixe de ler sua história → Dona Beja!
Eu e Raquel tiramos uma tarde de domingo para conhecer a cidade, mas não tivemos muita sorte, pois as principais atrações históricas como museus e igrejas da cidade estavam fechadas. Lamentável esses espaços estarem fechados em pleno domingo, afinal é o dia da semana em que boa dos turistas saem dos hóteis/pousadas e poderiam conhecer melhor a cidade.
Começamos nosso tour por Araxá pela Igreja Matriz de São Domingos. Nela se encontram as principais avenidas da cidade.
igreja principal de araxa

Igreja Matriz de São Domingos

De lá, descemos para a praça principal (Praça Coronel Adolfo), por uma avenida com um lindo canteiro central. O mapa que tínhamos da cidade não mostrava os nomes das ruas do Centro e pra piorar essas ruas não possuíam placas de identificação. 
avenida de araxa

Praça Coronel Adolfo

Não se via nenhum transeunte na cidade, ninguém para perguntar, por sorte chegamos nos dois pontos turísticos que procurávamos: o Museu de Dona Beja e o Palácio Nagib Feres.
museu de dona beja

Museu Dona Beja

palacio de araxa

Palácio Vereador Nagib Feres

Como não podíamos conhecer os espaços, bastou nos ficar contemplando o visual da escadaria em ziguezague dos mais de 200 degraus que levam ao alto do morro, aos pés do Cristo do Parque de Lazer José de Pinho. Quando íamos em direção ao parque para conhecê-lo, tivemos a triste notícia que estava fechado para reforma.
cristo de araxa

Parque de Lazer José de Pinho

Caminhamos até a Igreja de São Sebastião onde se encontra o Museu Sacro que pra variar estava fechado. Até queríamos ter ido à Fundação Calmon Barreto mas imaginávamos que estaria fechada também. Decidimos seguir viagem para Uberaba.
museu de arara

Igreja de São Sebastião

Foi agradável passear pela pacata e simpática Araxá. Da próxima vez, espero vistar os atrativos da cidade e conhecer outros, como o Museu Calmon Barreto, criado para abrigar e divulgar as obras dos artistas araxaenses. Pois é, tenho a certa convicção que volto a cidade, afinal ela é uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, repleta de cachoeiras e trilhas que já faz um bom tempo que planejo desbravar. ; )

Como chegar em Araxá

Além do Aeroporto de Araxá há também  o Aeroporto de Uberaba com mais opções de voos.
Partindo de Belo Horizonte via terrestre o acesso se dá pela BR-262, são 372 Km.

Distância de outras cidades:
Uberaba, 131 km
Uberlândia, 186 km
São Paulo, 593 Km

Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
 Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para O que fazer em Araxá

  1. Lívia disse:

    Quando viajo de BH para o interior de Minas sempre passo em frente a Araxá e nunca tinha pensando em conhecer essa cidade. Depois de ler este post, fiquei com vontade de conhecer o lugar que parece ser bacana!

  2. Francisco disse:

    Araxa tem aeroporto sim e tem vôo diário pela Azul.

    • Olá Francisco,
      Obrigado pelo comentário. Acrescentei a informação, quando escrevi o artigo o aeroporto de Araxá estava interditado sem previsão para voltar a funcionar.
      Abraços, Rodrigo

  3. Vanisia disse:

    Araxá, cidade linda de se ver e visitar, somos goianos, mas sempre que possível vamos em Araxá, no Barreiro em especial, lugar lindo, a cidade toda e linda e o pessoal dai muito hospitaleiro.

  4. Pingback: O que fazer em Uberaba/MG | aventure-se.com

  5. Jose Mauri da Fonseca disse:

    Sempre tive vontade de conhecer a cidade de Araxá e mais ainda o grande hotel do Barreiro, estou pretendendo realizar este sonho dia 29 próximo e como sou associado do grupo de Homa desejo saber se consigo hospedar no hotel nesta data. Aguardo resposta pelo imail.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s