A reabertura do programa de voluntariado da FIFA para a Copa do Mundo de 2014 no início do mês de setembro reascendeu a discussão sobre o papel do voluntariado e os benefícios deste tipo de trabalho para quem opta por ele. A ideia de ser voluntário implica em fazer algo em prol de alguém, grupo ou causa sem receber nenhum tipo de recompensa financeira por isso, mas muita gente acaba por entender a partir desta premissa que, não havendo lucro monetário, não há nenhum tipo de ganho para o voluntário neste processo. Grande engano! Veja a seguir como o voluntariado pode melhorar suas chances no mercado de trabalho, ampliar sua rede de contatos e ajudá-lo a aprender ou a melhorar suas habilidades num idioma estrangeiro.
Vantagens do Voluntariado
A principal, vantagem do voluntariado é o ganho de experiência. Embora quem deseje defender uma causa ou ajudar a manter uma instituição não costume fazer distinção entre o hall de funções disponíveis, é possível conciliar ideologia e trabalho voluntariando-se em sua área de formação ou estudos para adquirir mais experiência. O trabalho voluntário para muita gente serve como uma primeira experiência para constar no currículo e permitir uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, mas atividades deste tipo também podem ajudar num processo de reciclagem profissional, para quem deseja especializar-se numa área específica e aumentar suas possibilidades de progresso profissional. Além disso, a disponibilidade em realizar um trabalho voluntário afirma a imagem do profissional como alguém comprometido com aquilo que faz independente do retorno financeiro.
Quem tem interesse em ser voluntário deve apenas ter em mente que este tipo de trabalho incorre nas mesmas obrigações de qualquer outro, sendo fundamental o compromisso e respeito em relação à atividade realizada e à instituição junto à qual se presta o serviço.
Voluntariado no Exterior

ONU é uma das referências do trabalho voluntário no exterior