O sorvete mais famoso de Salvador

Salvador é um dos destinos nacionais mais procurados no verão e muita gente já está em busca de passagens aéreas baratas para passar as férias aproveitando as praias, festas e o famoso acarajé da capital baiana. O que muita gente talvez não saiba é que um dos pontos favoritos dos soteropolitanos em Salvador é uma sorveteria, nada mais justo considerando-se o clima local.
O estabelecimento em questão é a Sorveteria da Ribeira, localizada no bairro de mesmo nome, e que recebeu em 2013 o prêmio Top of Mind na categoria “sorveteria mais lembrada de Salvador”. Não por acaso, a Sorveteria da Ribeira se intitula como a única a fazer parte do roteiro turístico da cidade e é realmente um local que todo visitante deveria conhecer, gostando ou não de sorvete.
A Sorveteria
sorveteria da ribeira

O cardápio de variados e exóticos sabores da Sorveteria da Ribeira

Não é por acaso que a Sorveteria da Ribeira é tão tradicional: já são mais de 80 anos de existência. A sorveteria foi fundada em 1931 pelo italiano Mario Tosta, o que explica em parte o sucesso do sorvete, já que os sorvetes italianos são conhecidos por ser um dos melhores do mundo. Tosta não terminou seus dias em Salvador, tendo depois se mudado para o Rio, mas antes repassou sua técnica para um funcionário, o espanhol José L. Hermida, que administrou a sorveteria até 2008. Foi então que o amor pelo local falou mais alto e Francisco Lemos, um consumidor assíduo desde a infância, nativo do bairro da Ribeira, assumiu a direção da sorveteria com o objetivo de conservar o estabelecimento e seu legado, incluindo a técnica de fabricação dos sorvetes e receitas.
À técnica trazida por Tosta misturaram-se os exóticos sabores das frutas e outras especiarias locais, que dão ao sorvete produzido aqui um toque único. Sorvetes de frutas regionais como cajá, pitanga, cajarana, mangaba, pinha e de especiarias como a tapioca e o amendoim são feitos com ingredientes frescos, o que explica como a sorveteria conseguiu manter sua fama e preferência entre os soteropolitanos ao longo de tantas décadas. O sucesso em números chega à visita de até três mil clientes num único final de semana.
O Bairro
Embora atualmente seja difícil separar a fama do bairro da Ribeira da fama de sua ilustre sorveteria, a única coisa que se pode afirmar é que mesmo quem não gosta de sorvete certamente aproveitará um passeio ao local. A Ribeira se localiza na parte de Salvador conhecida como Cidade Baixa, um pouco esquecida pelo atual circuito turístico da cidade, mas cuja revitalização vem sendo estudada pelos poderes públicos. A Cidade Baixa começa no Solar do Unhão, onde se localiza o Museu de Arte Moderna da Bahia. Nesta bela faixa do litoral soteropolitano, com vista privilegiada da Baía de todos os Santos, localizam-se ainda muitos restaurantes famosos da cidade. Poucos metros adiante encontramos dois famosos pontos turísticos de Salvador: o Mercado Modelo e Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa.
A Ribeira localiza-se já no fim da Cidade Baixa e é um bairro de ares antigos, com a paisagem marcada por velhos casarões. O bairro possui ainda muitos bares e restaurantes, que lhe conferem também um ar boêmio, mas é a bela vista da Baía de Todos os Santos que rouba a cena do local e encanta os visitantes. A sorveteria localiza-se no tranquilo Largo da Ribeira, onde é possível passar o tempo observando o mar e saboreando o famoso sorvete local. Ótima pedida para um fim de tarde de verão.

post

 Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Informação e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O sorvete mais famoso de Salvador

  1. rafael disse:

    A melhor opçao e a sorveteria da RIbeira e a pior e da sorveteria Boa Viagem o sorvete e acuçar puro sem falar no atendimento que fica a desejar

    • Oi Rafael,
      Obrigado pelo comentário!
      Abraços, Rodrigo

    • Claudio Alencar disse:

      OII! concordo com o Rafael a sorveteria da boa viagem j[a foi um dos melhores agora e realmente o pior do brasil prefiro aqueles sorvetes de kisuko e realmente o atendimento aff HORROROSO a atendente muito grosseira uma senhora toda tatuada ,arrogante falta faz uma boa administracáo … vende para quem tem capacidade de tralhar fica a dica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s