Trilha para a praia da Joaquina – Florianópolis

Depois da nossa primeira noite em Florianópolis, já amanhecemos sabendo o que estávamos certo de fazer: a Trilha para a praia da Joaquina. Bom, tivemos essa informação antes no site da pousada que ficamos, sobre ela ter uma trilha a praia da Joaquina pelas dunas. Segue o mapa abaixo do percurso que fizemos (a seta no lado esquerdo é de onde partimos, a seta mais abaixo é onde termina a trilha e caminho pela orla até o outra seta da direita, onde há concentração de bares, restaurantes, quiosques e hotéis da praia da Joaquina.

trilha no parque das dunas florianopolis

Além dessa trilha que inicia-se no fundos da pousada que ficamos, pode se ter a acesso a ela também pela Rua Osni Ortiga, próximo ao número 3.100, bairro Lagoa da Conceição. Levamos cerca de 55 minutos até a parte comercial da Joaquina, lembrando que fizemos apenas algumas paradas rápidas para fotos.
Pois bem, no início da trilha fomos caminhando até perdermos de vista a pousada por um caminho gramado, após, inicia-se uma subida de areia e apenas arbustos aos lados. Daí adiante seguimos descalços.
trilha pelas dunas florianopolis
No topo da primeira duna, se tem a visão de algumas construções próximo a Lagoa da Conceição, não é uma bela vista, mas já é uma sensação legar de estar longe da civilização.
trilha lagoa conceicao
Em seguida começa o sobe e desce pelas dunas. A primeira descida já se tem uma surpresa: uma pequena lagoa do lado direito. A partir deste ponto a areia já começa queimar o pé, as vezes tirávamos o chinelo, as vezes colocávamos. Bom, eu caminhei boa parte sem o chinelo, colocava-o mais quando passávamos por arbustos. Já a Raquel não, várias vezes utilizou-o, pois alegava a areia estar queimando o seu pé.
trilha praia joaquina
Mas, as vezes pelo caminho, éramos surpreendidos por realizar o trajeto dentro da água. E que água! Era bem morna.
trilhas pela dunas de floripa
E nos sobes e desces pelas dunas, encontrávamos várias paisagens lindas cercadas de laguinhos.
trilha pelas dunas
E alguns que tínhamos que passar com água até o joelho…
trilha por rio florianopolis
Até que finalmente avistamos o mar e a praia da Joaquina. Neste pedaço é bem próximo a orla da praia, mas não há como atravessar os arbustos devido o grande números de espinhos. Então a trilha segue paralelamente a orla. Neste ponto também avistamos as dunas onde se praticam Sandboard ou a versão brasileira do esporte “Skybunda”.
trilha ate praia joaquina
Finalmente tivemos acesso a orla e chegamos na parte movimentada da praia da Joaquina…
praia da joaquina floripa
Lá subimos nas rochas e demos aquela descansada contemplando o visual da praia. É uma praia linda, a trilha  valeu toda a nossa caminhada pelo sol escaldante. O dia estava lindo, praticamente sem nuvens. Lanchamos, e ficamos pensando se voltaríamos a pé ou tomaríamos um ônibus até a pousada.

pedras da praia da joaquina

Optamos em voltar a pé mesmo, pela trilha. Na volta nos confundimos em alguma duna e acabamos não fazendo a mesma trilha da pousada. Saímos na trilha do Parque das Dunas. Cerca de um quilômetro de distância da pousada seguindo pela rodovia. Bom, e foi isso que fizemos!

parque das dunas florianopolis

Adoramos fazer essa pequena trilha, afinal não é sempre que temos a oportunidade de fazer uma por dunas e ter o mar como chegada. Agora é sonhar com o dia de volta a Floripa e fazer as dezenas de trilhas que a cidade proporciona.  Ah, todo o tempo percorrendo trilha não encontramos nenhum tipo de lixo, que bacana!
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Trilha para a praia da Joaquina – Florianópolis

  1. Mega Vapor disse:

    show quintal de casa rsrs corrida obrigatoria direto, em epoca de chuva tem lugar que nao da pe, agora tudo seco, nosso mini pantanal particular, pois vai pouco turista nessa trilha, vc pegaram um achado, rsrsrs

  2. Adorei a dica. Vou tentar fazer. Obrigada por compartilhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s