Tour pelo futuro maior aeroporto da América Latina: Viracopos

A convite da Aeroportos Brasil Viracopos e da Azul Linhas Aéreas, o aventure-se.com foi convidado junto com outros blogueiros e jornalistas a conhecer as melhorias e obras daquele que vai ser o maior aeroporto da América Latina, o Aeroporto Internacional de Viracopos. Estive no Aeroporto de Viracopos em 2010, precisamente no mês de abril e nesses 3 anos muita coisa já mudou. Diferente mesmo vai ficar daqui 30 anos, mas já para 2014, o aeroporto vai ter várias transformações e ampliações.
Maquete do aeroporto de Viracopos

Maquete do novo terminal do Aeroporto Internacional de Viracopos

O ponto de partida para essa ousada transformação começou ano passado, com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos que venceu o leilão para ser tornar responsável pela nova administração e modernização do Aeroporto Internacional de Viracopos por 30 anos. E, como já disse acima sobre as ampliações, para 2014  está previsto:
145.000 m² de área moderna e estruturada
14 milhões de passageiros ao ano
10.000 m² de área comercial
4.000 vagas de estacionamento
72 boxes de check in
28 pontes de embarque
7 novas posições remotas de estacionamento de aeronaves
Para cumprir esses números até maio de 2014, atualmente há mais 3 mil homens trabalhando na construção.  Tivemos a oportunidade de passear pelas obras e ver através do alto de um mirante toda essa movimentação.
obras aeroporto

Obras no Aeroporto de Viracopos

obras aeroporto internacional de viracopos

Obras no Aeroporto de Viracopos

obras aeroporto

Obras no Aeroporto de Viracopos

O tour pela área interna do aeroporto nos mostrou as melhorias já realizadas pela nova administradora, como: o saguão principal com piso e iluminação para um ambiente mais claro e sereno, a alameda de serviço mais ampla, sala de embarque superior e remota, entre outros espaços, além da maquete do novo terminal que está em exposição.
aeroporto internacional de viracopos

Parada para ver a maquete do aeroporto de Viracopos

blogueiros aeroporto

Tour pelo sala de embarque superior

Também tivemos uma apresentação do Master Plan com o diretor comercial da Aeroportos Brasil Viracopos, Aluizio Margarido. O diretor destacou ainda o conceito aerotropolis (cidade aeroporto) para Viracopos, um conceito comum na Europa, que tem a finalidade  de criar ao redor do aeroporto uma conectividade de serviços como hotéis, centro de convenções, shoppings, centro empresarial e outros setores comerciais. Falou, ainda, das melhorias como a implantação de uma passarela coberta, esteira rolante para passageiros, sala de espera vip, dentre outras.
diretor comercial Aluizio Margarido

Aluizio Margarido apresentando o projeto do novo terminal

Com menos de 100 quilômetros do centro de São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos já é um importante centro de tráfego aéreo no Brasil e um dos maiores centros de carga aérea na América do Sul. Além de ser o aeroporto com a melhor condição climática do país. A região onde está localizado no interior de São Paulo, Campinas, tem um PIB per capita entre um dos mais alto do Brasil. Com todos esses vetores favoráveis e o empenho da gestão  da Aeroportos Brasil Viracopos, acredito que irão alcançar todos os seus objetivos,  conforme o plano desta gestão de investimentos dividido em cinco ciclos:
1° ciclo: 14 milhões de passageiros, maio de 2014
2° ciclo: 22 milhões de passageiros e construção da segunda pista, previsão para 2018
3° ciclo: 45 milhões de passageiros e construção da terceira pista, previsão para 2024
4° ciclo: 65 milhões de passageiros e construção da quarta pista, previsão para 2033
5° ciclo:  80 milhões de passageiros, previsão para 2038
Agradeço a toda a equipe da Aeroportos Brasil Viracopos e da Azul Linhas Aéreas pelo convite para participar deste evento que foi muito enriquecedor e interessante. Espero que muitos tenham uma ótima passagem por Viracopos. Louvável o reconhecimento da importância dos blogs de viagem para o setor aéreo, afinal os usuários de avião já superam o de transporte rodoviário. Inclusive, já tivemos o prazer de participar do Programa Como Voa o Brasil promovido pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) que tem a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. Esses eventos, além de agregar mais conhecimento mostra que tem organizações preocupadas com os usuários de avião.
presentes viracopos

Obrigado pelo kit e pela recepção!

Assista o vídeo abaixo de como serão as melhorias e modernizações:
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter

 

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Informação, viagens e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Tour pelo futuro maior aeroporto da América Latina: Viracopos

  1. Bacana a matéria Rodrigo, foi muito legal conhecer você e o pessoal. Um abraço e sucesso!

    • Olá Denis, obrigado!
      Foi um prazer lhe conhecer também, e aos poucos vou conhecendo o pessoal do Melhores Destinos nas oportunidade que os eventos proporcionam.
      Abraços, Rodrigo

  2. Júnior Alves disse:

    Que obra monstruosa!
    O Brasil precisa muito disso!

  3. Carla Vils disse:

    Só passei uma vez por Viracopos com a Azul, utilizei o ônibus na ida e na volta para ir para São Paulo. Na ida foi bem rápido, porém a volta o trânsito não estava bom e cheguei em cima da hora para embarcar. O transporte público devia pegar carona nesta obra e evoluir também.

  4. Sou usuário deste aeroporto, resido em Jundiaí sinto-me privilegiado por ter um aeroporto com todo esta infra-estrutura e modernidade tão próximo e com tanto conforto.
    Não identifiquei mas acredito que passaremos a desfrutar das salas VIP após tanta modernização.
    Parabenizo a toda equipe.
    Elizeu Martins

  5. Silvio disse:

    Parabens pela matéria sobre o melhor Aeroporto do Brasil, a unica deficiencia, é o transporte coletivo que sai do centro e da rodoviária, não trazendo o conforto necessário para os usuários do aeroporto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s