Rápida passagem por Porto Alegre à caminho do Uruguai

capital do rio grande do sul

Porto Alegre – foto divulgação

Tivemos um rápida passagem por Porto Alegre, precisamente um dia e uma noite nesta cidade que temos a obrigação de voltá-la para conhecer melhor. Fica aqui um relato dessa aventura por terras gaúchas. Infelizmente não tiramos fotos pois a maquina acabou a bateria : (
Em setembro de 2009 bateu em mim e na Raquel aquela vontade de fazer nossa primeira viagem internacional, mas, não sabia ao certo se eu teria férias do meu estágio e não planejamos essa viagem. Somente no dia 23/12/2009 soube que seria possível tirar férias e começamos planejar nossa partida para o dia 31/12. Após pesquisar os trâmites de viagem internacional vi que tinha que tirar outra identidade, pois a minha já estava com mais de 10 anos da data de expedição (veja aqui sobre os países que exigem visto). No dia 28/12 tirei uma nova e no dia 29/12 já estava com ela em mãos e compramos as passagens só de ida: Belo Horizonte – São Paulo e São Paulo – Porto Alegre. De Porto Alegre passamos por Montevideo e Colonia del Sacramento no Uruguai e atravessamos de balsa para Buenos Aires – Argentina. No dia 30/12, Raquel comprou os pesos uruguaios e os pesos argentinos (veja aqui sobre Conversor de Moedas). Neste dia Raquel dormiu em minha casa, pois nosso voo era às 07h00 e meu cunhado nos levaria no Aeroporto de Confins.
O voo Belo HorizonteSão Paulo ocorreu tudo certo e às 8h já estávamos no aeroporto de Guarulhos. Lá ficamos perambulando pelo aeroporto até às 15h30 para embarcara para Porto Alegre. Chegamos em POA às 17h10, no aeroporto fomos direto ao guichê de informação turísticas, pegamos um mapa e descobrimos que tinha um ônibus gratuito que leva à estação de metro (bem próxima ao aeroporto). Descemos na estação Mercado e fomos procurar um hostel ou hotel para ficar, fomos em vários hotéis e hostels mas a maioria deles estavam sem vagas, depois de andar bastante encontramos o Elevado Hotel, um dos poucos que tinha vaga e com um preço acessível R$ 79,00, um hotel próximo a rodoviária de Porto Alegre. Demos entrada, tomamos banho e descansamos um pouco, lá pelas 23h decidimos ir no Gazômetro, onde houve a queima de fogos e o show de Jair Rodrigues, mas consideramos muito perigoso sair aquela hora, já que as ruas estavam lotadas pivetes e fumadores de crack. Tomamos as duas últimas latas de cerveja do hotel e ficamos vendo a queima de fogos de Copacabana pela TV.
No dia seguinte, o primeiro dia do ano, levantamos cedo, tomamos café e fomos a rodoviária comprar passagens de ônibus para Montevideo, andamos um pouco pelo Centro (totalmente deserto) procurando um lugar para almoçar e decidimos voltar na rodoviária e almoçar por lá mesmo. Após o almoço, fomos até o Gazômetro conhecê-lo, não achei nada demais e andamos bastante pelo centro (muito lindo as construções antigas) até chegar ao Parque Farroupilhas, lindo (muito foda!), ficamos lá por bastante tempo, estava lotado de pessoas, várias delas tomando chimarrão e passeando com seus cães.
Voltamos para o Hotel, arrumamos nossos mochilões, utilizamos a internet do hotel para ver hotéis em Montevideo e lanchamos. A saída do ônibus para Montevideo estava marcada para às 21h, mas como era uma viagem internacional devíamos estar no guichê da empresa às 20h. Tudo ocorreu nos trâmites e o ônibus saiu no horário marcado. Já primeiros minutos da viagem foi servido um jantar. Era divertido ouvir o motorista falando em espanhol por um microfone e conseguir entendê-lo.
Bom essa viagem continua em um post em breve…
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Rápida passagem por Porto Alegre à caminho do Uruguai

1. Camila disse:

A região da rodoviária é feia, descuidada e perigosa. Além disso, nessa época do ano a cidade fica vazia e chata. Quando vierem, fiquem em um bairro agradável (Bonfim, Centro, Cidade Baixa) e escolham uma época que não seja feriado ou férias de verão – é quando os porto-alegrenses estão em Porto Alegre! Abraço.

• Oi Camila,
      Obrigado pela dica, pois é, como escrevemos foi tudo de última hora que nem tivemos a oportunidade de pesquisar.
      Agradeço o teu comentário!! Abraços, Rodrigo.

2. Pingback: Como chegar em Bonito/MS | aventure-se.com

3. Pingback: O que fazer em Gramado, Rio Grande do Sul | aventure-se.com

4. Pingback: Mini Mundo em Gramado, um parque a céu aberto de miniaturas | aventure-se.com