Mini Mundo em Gramado, um parque a céu aberto de miniaturas

O Mini Mundo é uma das atrações turísticas mais visitadas de Gramado, aliás dizem que é a mais visitada. Bom, se é ou não, é uma atração que merece muito conhecer em sua viagem para Gramado. O Mini Mundo é um parque temático a céu aberto e tem réplicas de construções 24 vezes menores que o tamanho real. São mais de 140 obras, dentre elas, castelos, casas, ferrovias e cartões-postais de diversos países.
O parque foi criado pelo Sr. Otto Hoppner em 1983 como um presente para os netos, que hoje mantém e ampliam o espaço com uma grande equipe.
gramado mini mundo

Mini Mundo

Das várias construções em miniatura, os visitantes podem conhecer um pouco da antiga Europa, especialmente da Alemanha, ver os enormes castelos europeus com riqueza em detalhes, além de apreciar diversos pontos turísticos de vários lugares do mundo.
Castelo de Kaub

Castelo de Kaub

Holstentor Lubeck

Holstentor Lubeck

Há diversas curiosidades sobre os cenários do Mini Mundo, se observar as miniaturas com calma e prestar atenção aos mínimos detalhes descobre-se muito coisa interessante. As plantas, por exemplo, são todas bonsais, as ruas respeitam as regras de trânsito, entre outros detalhes.
Estacao Ferroviaria de Friedrich

Estação Ferroviária de Friedrichshohe

Uma das poucas das miniaturas que não são da Europa é a Cordilheira dos Andes e o Aeroporto de Bariloche, quarto maior aeroporto da Argentina, em termos de tráfego. A réplica foi construída em 2002 e tem destaque entre as construções.
Aeroporto de Bariloche

Aeroporto de Bariloche

O Brasil há uma pequena participação de construções no parque, uma delas e bastante instigante é a Réplica do Museu do Ipiranga em São Paulo, “composta de 171 janelas e 84 portas, 86 postes de metal, com mini iluminação. Nos jardins jorram 79 jatinhos de água, sendo que o mais alto deles atinge 63 cm de altura“.
Museu paulista

Museu do Ipiranga

Ainda marcam presença mais 4 réplicas brasileiras. Aliás, duas aqui de Minas Gerais, meu estado ; ) são elas: a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto-MG e a Estação Ferroviária de São João Del Rey -MG.
miniatura de igreja

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto/MG

Estacao de trem de Sao Joao Del Rey

Estação Ferroviária de São João Del Rey

Outra réplica é da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre-RS. Essa até me lembrou de uma viagem para Porto Alegre, quando eu e a Raquel passamos a virada do ano de 2009 para 2010. Pretendíamos ir nesse Gasômetro onde ocorre a tradicional queima de fogos da virada de Porto Alegre, mas foi totalmente frustrante. Ah, contei essa história aqui: Rápida passagem por Porto Alegre à caminho do Uruguai.
Usina do Gasômetro em Porto Alegre

Usina do Gasômetro em Porto Alegre

E a última réplica que está em terras brazucas é a do Hotel Ritta Hoppner, em Gramado, hotel que pertence à família dona do parque. Inclusive, quem se hospeda nele tem acesso gratuito ao Mini Mundo.
Hotel Ritta Hoppner

Hotel Ritta Hoppner

Ah, na entrada do parque é distribuído um jornal, o Jornal da cidade Mini Mundo, que mostra o que está acontecendo em alguns locais naquele momento. Mas se você for prestar atenção em todos os detalhes e tentar compreender tudo, seu passeio vai durar algumas horas. Então vá com tempo! Eu não estava com muito tempo disponível e só tentei achar algumas informações do que mais me interessava. Fica a sugestão!
Como é um parque ao ar livre, ele fica sujeito as variações do tempo e temperatura (o parque funciona mesmo em dias de chuva), então todos os materiais são pra resistir a essas variações, além de ser muito bem cuidado. Até vi um funcionário colando imediatamente um bonequinho que havia se descolado.
museu mini mundo

Funcionário fazendo manutenção nas miniaturas

No parque há ainda uma cafeteria, uma loja de souvenirs e uma área com brinquedos infantis.
Adoramos a visita, é um lugar mágico, tudo feito com muita delicadeza, nos mínimos detalhes. Não deixe de o visitar!

Mini Mundo

Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291
Funcionamento: Diariamente das 9h15 às 17h30
Telefone: (54) 3286.4055
Site: www.minimundo.com.br
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Mini Mundo em Gramado, um parque a céu aberto de miniaturas

  1. Pingback: Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s