O Parque Gaúcho, em Gramado, fica ao lado do Gramado Zoo. Inclusive, na bilheteria pode-se comprar o ingresso com desconto para visitar ambas. É comum, quem visita uma atração, aproveita para conhecer a outra. Recomendo demais! O objetivo do parque é resgatar a formação e os costumes do povo gaúcho. Ele tem uma infraestrutura enorme, são 120 mil metros quadrados que envolve o Memorial do Gaúcho, Cidade dos Gaúchos, Restaurante Parque Gaúcho, Arena para doma, Programa de resgate de raças de animais crioulos, espaço para exposições, área infantil e horta orgânica.

Parque Gaúcho
Memorial do Gaúcho
No Memorial do Gaúcho estão reunidas peças originais e réplicas dos primórdios da formação do gaúcho. Em ordem cronológica, o acervo de mil peças retrata o trabalho, os costumes e os ciclos econômicos da história do gaúcho.

Memorial do Gaúcho

Memorial do Gaúcho
No memorial somos conduzidos por um guia tipicamente vestido de bombacha, com lenço no pescoço, boina e alpercatas. Ele nos leva a uma “viagem ao tempo”, desde a época em que o couro dos rebanhos servia para tudo: era o teto de carroças e casebres, roupa para o corpo e material para instrumentos domésticos.

Memorial do Gaúcho

Memorial do Gaúcho
Cidade dos Gaúchos
A Cidade dos Gaúchos é uma espaço temático interativo que reconstitui uma vila do interior do pampa do século XVIII. Nela encontramos uma cancha de jogos, oca de capim, uma capela de pedra, esculturas, um fogo de chão entre outras peculiaridades do povo daquela época.

Capela

Escultura “O Cimarron”

Cancha de jogos
Arena de doma
A Arena de doma é utilizada para apresentação e adestramento de animais. Quando passamos por ela até havia um cavalo na arena e um o instrutor realizando o trabalho de adestramento. Impressionante como o cavalo obedecia aos comandos.

Arena de doma
Restaurante Parque Gaúcho
Com capacidade para 400 pessoas que faz o resgate das típicas receitas gaúchas, o Restaurante Parque Gaúcho serve dois tipos de churrasco: o gaúcho e os assados na parilla. Há também o buffet preparado no fogão à lenha com uma variedade enorme como feijão tropeiro, arroz-de-china-pobre, arroz-carreteiro, puchero, moranga caramelada entre outros pratos. Aliás, para nós que somos vegetarianos foi ótimo, muita opção sem carne. Para a sobremesa tinha sorvete de fabricação própria nos sabores de doce-de-leite, erva-mate, butiá e milho-verde.

Restaurante
O restaurante possui o Café Gaúcho a partir das 15h, em que são servidos pão de campo recém saído do forno à lenha, linguiça assada na brasa, manteiga fresca, doce de leite uruguaio, mel de flor de laranjeira etc. Já para beber tem mate cozido, café passado na hora, chás, leite e sucos diversos.

Restaurante
Programa de resgate de raças de animais crioulos
Esta área do Parque Gaúcho possui animais como gado, ovelhas, cavalos, porcos e cães que eram utilizados para auxiliar na caça. Lá pode-se realizar passeio a cavalo, porém não está incluso na entrada, é pago à parte. Também há funcionários que explicam como é feito o tratamento dos animais, além de contar em detalhes, por exemplo, o papel dos animais de caça na história do gaúcho.

Ovelhas

Canil
Na saída do parque há uma loja onde é vendido diversos souvernis, como artesanato, bichos de pelúcia, tecidos com estampas retratando os animais expostos no parque, além de itens de vestuário e decoração.
Em sua viagem para Gramado não deixe de conhecer este fantástico lugar. O Parque Gaúcho é uma verdadeira aula de história da imigração gaúcha!
Como chegar ao Parque Gaúcho
O acesso é feito pela estrada RS-115 à 700 metros do pórtico de entrada de Gramado. Há ônibus que saem da rodoviária de Gramado e de Canela pela manhã, retornado no fim do dia do Parque Gaúcho.
Parque Gaúcho
Endereço: Estrada RS 115, Km 35 – Bairro Várzea Grande
Funcinamento: Diariamente das 10h às 17h
Telefone: (54) 3421-0800
Site: www.parquegaucho.com.br
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
→ Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Pingback: Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul – Todos os posts | aventure-se.com
Pingback: O que fazer em Gramado, Rio Grande do Sul | aventure-se.com