Nova Petrópolis, cidade conhecida também por Jardim da Serra Gaúcha, é um destino imperdível no Rio Grande do Sul. Pertencente a Rota Romântica, localizada na Serra Gaúcha, recebe boa parte dos seus visitantes vindos de Gramado e Canela. A 88 km de Porto Alegre, é uma cidade colonizada por imigrantes alemães e parece um pedacinho da Europa no Brasil.
O que fazer em Nova Petrópolis
Em meio ao verde exuberante, Nova Petrópolis destaca-se pelas suas lindas paisagens, casarões antigos, praças e jardins repletos de flores. Passamos dois dias e uma noite na cidade, mas pra ser sincero, foi pouco tempo, poderíamos ter ficado pelos menos mais uma noite, mas foi possível conhecer a região central. Tínhamos apenas o mapa abaixo com os pontos turísticos de Nova Petrópolis, ajudou bastante, fomos em todos os lugares sugeridos pelo mapa, no entanto alguns não eram tão importantes.
Para ajudar no seu roteiro por Nova Petrópolis, abaixo tem dicas dos pontos indispensáveis de se conhecer na região central da cidade, caso esteja com pouco tempo para apreciar o local. Aliás, todos podem ser visitados caminhando, por serem bem próximos:
Praça das Flores
A Praça das Flores, como é conhecida, cujo nome original é Praça da República, está localizada no centro. Nela há flores de diversas espécies. Louvável o trabalho da prefeitura para manter belos jardins.
Labirinto Verde
O Labirinto Verde fica na Praça das Flores, um local constituído de ciprestes formando as paredes do labirinto. Super divertido! Aliás, não é fácil chegar ao seu centro, assim como sair do labirinto.
Monumento ao Cooperativismo
O Monumento ao Cooperativismo, localizado também na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, inter-cooperação e compromisso com a comunidade. Foi construído por Gustavo Nagler, é uma homenagem à capital Nacional do Cooperativismo e ao centenário da 1.ª Cooperativa de Crédito do Brasil (1902-2002).
Igreja Luterana Evangélica
A história da Igreja Luterana teve início com a fundação da cidade por imigrantes alemães. A igreja caracteriza-se pelo estilo gótico típico da Europa.
Câmara dos Vereadores e Fórum de Nova Petrópolis
Parque Aldeia do Imigrante
Inaugurado em 1985, foi construído para retratar e homenagear a história da imigração alemã em Nova Petrópolis. Infelizmente não tivemos tempo suficiente para conhecer o parque, além de que chovia muito no dia, então preferimos não entrar por ser um parque muito grande e não poderíamos aproveitar por conta do curto tempo e da chuva. : (
Alguns atrativos não estão no mapa, como o Mini Labirinto Verde. Descobrimos ele por acaso, caminhando pela cidade, assim como um pequeno cemitério (próximo a pousada em que nos hospedamos) e um local chamado Banco do Agasalho, apesar de não serem considerados pontos turísticos, nos chamou a atenção. Inclusive, a cidade como um todo se destaca pela arquitetura, charme e beleza, adoramos.
Como chegar em Nova Petrópolis
De avião:
Para quem chega de avião, o Aeroporto de Caxias do Sul, Aeroporto Regional Hugo Cantergiane, é o mais próximo, localizado a apenas 30 km de Nova Petrópolis.
Outra opção por via aérea, mais comum, que foi por onde chegamos, é o Aeroporto de Porto Alegre, Aeroporto Internacional Salgado Filho, distante 90 km de Nova Petrópolis.
De carro:
Saindo de Porto Alegre, são 90 km até Nova Petrópolis. O trajeto é feito pela BR-116 e próximo a Nova Petrópolis, pegue o trevo da RS-235 em direção ao Centro. Há sinalização por todo o trajeto.
De ônibus:
Pingback: Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul – Todos os posts | aventure-se.com