O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

Nova Petrópolis, cidade conhecida também por Jardim da Serra Gaúcha, é um destino imperdível no Rio Grande do Sul. Pertencente a Rota Romântica, localizada na Serra Gaúcha, recebe boa parte dos seus visitantes vindos de Gramado e Canela. A 88 km de Porto Alegre, é uma cidade colonizada por imigrantes alemães e parece um pedacinho da Europa no Brasil.
nova petropolis flores

Praça das Flores em Nova Petrópolis

O que fazer em Nova Petrópolis

Em meio ao verde exuberante, Nova Petrópolis destaca-se pelas suas lindas paisagens, casarões antigos, praças e jardins repletos de flores. Passamos dois dias e uma noite na cidade, mas pra ser sincero, foi pouco tempo, poderíamos ter ficado pelos menos mais uma noite,  mas foi possível conhecer a região central. Tínhamos apenas o mapa abaixo com os pontos turísticos de Nova Petrópolis, ajudou bastante, fomos em todos os lugares sugeridos pelo mapa, no entanto alguns não eram tão importantes.
mapa de nova petropolis

Mapa turístico de Nova Petrópolis

Para ajudar no seu roteiro por Nova Petrópolis, abaixo tem dicas dos pontos indispensáveis de se conhecer na região central da cidade, caso esteja com pouco tempo para apreciar o local. Aliás, todos podem ser visitados caminhando, por serem bem próximos:
Praça das Flores
A Praça das Flores, como é conhecida, cujo nome original é  Praça da República, está localizada no centro. Nela há flores de diversas espécies. Louvável o trabalho da prefeitura para manter belos jardins.
nova petropolis rua fechada

Praça das Flores

praca de nova petropolis

Praça das Flores

Praca das Flores

Praça das Flores

Labirinto Verde
O Labirinto Verde fica na Praça das Flores, um local constituído de ciprestes formando as paredes do labirinto. Super divertido! Aliás, não é fácil chegar ao seu centro, assim como sair do labirinto.
labirinto de nova petropolis

Labirinto Verde

Monumento ao Cooperativismo
O Monumento ao Cooperativismo, localizado também na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, inter-cooperação e compromisso com a comunidade. Foi construído por Gustavo Nagler, é uma homenagem à capital Nacional do Cooperativismo e ao centenário da 1.ª Cooperativa de Crédito do Brasil (1902-2002).
Monumento nova petropolis

Monumento ao Cooperativismo

Igreja Luterana Evangélica
A história da Igreja Luterana teve início com a fundação da cidade por imigrantes alemães. A igreja caracteriza-se pelo estilo gótico típico da Europa.
Igreja Luterana Evangelica

Igreja Luterana Evangélica

Câmara dos Vereadores e Fórum de Nova Petrópolis
camara de nova petropolis

Câmara dos Vereadores

nova petropolis forum

Fórum de Nova Petrópolis

Parque Aldeia do Imigrante
Inaugurado  em 1985, foi construído para retratar e homenagear a história da imigração alemã em Nova Petrópolis. Infelizmente não tivemos tempo suficiente para conhecer o parque, além de que chovia muito no dia, então preferimos não entrar por ser um parque muito grande e não poderíamos aproveitar por conta do curto tempo e da chuva.  : (
Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petropolis

Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis

Alguns atrativos não estão no mapa, como o Mini Labirinto Verde. Descobrimos ele por acaso, caminhando pela cidade, assim como um pequeno cemitério (próximo a pousada em que nos hospedamos) e um local chamado Banco do Agasalho, apesar de não serem considerados pontos turísticos, nos chamou a atenção. Inclusive, a cidade como um todo se destaca pela arquitetura, charme e beleza, adoramos.
nova petropolis labirinto

Mini Labirinto Verde

nova pretropolis cemiterio

Cemitério

casa antiga nova petropolis

Banco do Agasalho

Como chegar em Nova Petrópolis

De avião:
Para quem chega de avião, o Aeroporto de Caxias do Sul, Aeroporto Regional Hugo Cantergiane, é o mais próximo, localizado a apenas 30 km de Nova Petrópolis.
Outra opção por via aérea, mais comum, que foi por onde chegamos, é o Aeroporto  de Porto Alegre, Aeroporto Internacional Salgado Filho, distante 90 km de Nova Petrópolis.
De carro:
Saindo de Porto Alegre, são 90 km até Nova Petrópolis. O trajeto é feito pela BR-116 e próximo a Nova Petrópolis, pegue o trevo da RS-235 em direção ao Centro. Há sinalização por todo o trajeto.

De ônibus:

Há ônibus que saem diariamente da rodoviária de Porto Alegre e da rodoviária de Gramado, pela empresa Citral (www.citral.tur.br).
Principais distâncias de Nova Petrópolis:
Gramado – 35 km
Canela – 42 km
São Francisco de Paula – 70 km
Novo Hamburgo – 56 km
Porto Alegre – 90 km
Caxias do Sul – 35 km
Bento Gonçalves – 100 km
São Paulo – 1109 km
Rio de aneiro – 1553 km

Onde ficar em Nova Petrópolis

⇒  Onde ficar em Nova Petrópolis: Pousada Park Haus
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

  1. Pingback: Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul – Todos os posts | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s