Tour Linha Bella, turismo rural em Gramado

O Tour Linha Bella é um passeio obrigatório em Gramado. Eu e a Raquel o consideramos o melhor passeio em nossa viagem para Gramado. Além dos museus e parques, há também muito o que conhecer e desfrutar do turismo rural em Gramado, que conta um pouco sobre a história da colonização daquela região. É um passeio encantador, conhecemos o lado rural, os seus pequenos agricultores e também as famílias descendentes dos colonizadores italianos.
O passeio foi criado por um casal extremamente carismático, e tem uma história de vida muito marcante, aqui há uma matéria sobre: Tour Linha Bella é resultado do esforço de um casal sem medo de empreender.
O Tour Linha Bella é feito a bordo de uma jardineira no interior da cidade e tem duração aproximadamente 6 horas. O passeio visita os seguintes locais: Vinícola Masotti, Casarão Visenzo Marcon, Moinho Cavichion, Cantina Linha Bella e a ervateria Erva Mate Natural de Gramado.
tour linha bella onibus

Jardineira do Tour Linha Bella

Vinícola Masotti

A Vinícola Mazotti é uma pequena vinícola, onde somos recebidos pelo Sr. Mazotti e o acompanhamos até um galpão onde é produzido os vinhos e o suco de uva. Lá, Mazotti explica como era feito o vinho antigamente e nos dias de hoje: o processo de fermentação, armazenamento e produção. É uma fantástica aula sobre vinhos! Logo em seguida vamos para a loja da vinícola Mazotti degustar, aliás, é totalmente gratuita a degustação.
vinho vinicola gramado

Loja da Vinícola Masotti

vinho artesanal

Propietário da Vinícola Masotti

gramado vinicola

Loja da Vinícola Masotti

Casarão Visenzo Marcon

O Casarão Visenzo Marcon é uma velho casarão de 1920 onde viveu o italiano Sr. Visenzo e atualmente vivem nela os seus descendentes que já está na quinta geração. A casa funciona como um museu com muito objetos antigos.
gramado casarao

Casarão Visenzo Marcon

visenzo marcon casarao

Porão do Casarão Visenzo Marcon

Durante a visita, a família atual, Sr. Vicente, esposa e filha contam a trajetória da família desde a chegada ao Brasil, a construção da casa, o trabalho naquela época entre outras peculiaridades de suas vidas. No fim do tour pelo casarão pode-se comprar doces, biscoitos e artesanato produzidos pela família.
gramado casa antiga

Pequena palestra com a neta do Sr. Visenzo Marcon

velho casarao visenzo marcon

Cuias | Casarão Visenzo Marcon

Moinho Cavichion

A terceira parada do Tour Linha Bella é no Moinho Cavichion, um velho casarão que há um moinho que era usado para a fabricação de farinha.
gramado moinho cavichion

Moinho Cavichion

Lá somos recebidos pela Maristela, uma descente italiana muito simpática e engraçadíssima. Ela dá uma verdadeira aula de história sobre a produção de farinha, arroz e milho, explicando cada etapa da moagem. No Moinho Cavichion é possível comprar sucos e guloseimas, doces e salgadas.
gramado moinho

Maristela | Moinho Cavichion

moinho em movimento

Maristela | Moinho Cavichion

Cantina Linha Bella

Saindo do Casarão fomos almoçar na Cantina Linha Bella. Assim que chegamos somos recepcionados pelos criadores do tour, Luciana e o Antônio e sua equipe, com muita música e alegria. No restaurante é servido o almoço com buffet livre, há saladas, muitas massas, pratos típicos italianos e sobremesas. O local é bem charmoso, possui decoração rústica e um lindo jardim na área externa.
restaurante Cantina Linha Bella

Recepção com música na Cantina Linha Bella

comida da cantina linha bella

Buffet da Cantina Linha Bella

Durante um intervalo de tempo um violeiro e um sanfoneiro toca clássicos de músicas gaúchas e italianas. O clima é de muita diversão, além, é claro, de muita comilança. E que delícia! ; )
gramado cantina linha bela

Músicos da Cantina Linha Bella

No final do almoço, todos são convidados a cantar e dançar uma clássica música italiana: a “Bella Polenta”, é uma festa total, há uma coreografia muito engraçada e a música por si é muito alegre. Acho que nunca me diverti tanto almoçando em um restaurante. Que saudades!
linha bella comida

Visitantes dançando na Cantina Linha Bella

Erva Mate Natural de Gramado

A última parada é na ervateria Erva Mate Natural de Gramado, onde somos recepcionados por uma descente italiana muito simpática que faz questão de abraçar visitante por visitante, e olha que eram muitos! Então, na chegada forma-se uma fila para abraçá-la.
gramado ervateria

Ervateria Erva Mate Natural de Gramado

Na ervateria aprendemos sobre todo o processo de produção da erva mate, utilizada no tradicional chimarrão, a bebida típica dos gaúchos. Bebida que “segundo pesquisas é um tônico estimulante do coração e sistema nervoso, que ajuda eliminar estados depressivos, conferindo também aos músculos maior capacidade de resistência à fadiga”.
erva mate de gramado

Explicação do processo do mate…

Em seguida, todos nós somos levados para a loja da ervateria onde podemos degustar à vontade o chimarrão. Na loja é vendido erva mate, cuia, garrafas e outros acessórios para se preparar e tomar o chimarrão.
gramado erva mate

Degustação do mate

Quando eu nem lembrava mais do caloroso abraço que aquela senhora italiana dava em todos que chegavam,  olha só que legal a plaquinha que encontrei pregada em uma das paredes da loja. : )
cartaz de abraços

Sobre abraços…

Tour Linha Bella

Endereço: Saída do tour próximo a Rodoviária de Gramado, ou dependendo do hotel que estiver hospedado
Funciona: Segundas, quartas e sextas – das 8:30 às 15 horas
Telefone: (54) 3286-9306 / (54) 99120-9496
Sitewww.cantinalinhabella.com.br
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s