Trilha e cachoeiras da Estância Mimosa, Bonito/MS

A Estância Mimosa é uma fazenda a 24 quilômetros de Bonito. Até 15 anos atrás, a fazenda se dedicava somente a produção de gado, hoje concilia a pecuária e as atividades de ecoturismo como passeio a cavalo, observação de aves e o seu tradicional passeio: trilha e cachoeiras da Estância Mimosa. Para quem busca aventura, contato com a natureza e comida típica é o local ideal!
mimosa bonito

Estância Mimosa

Passear pela fazenda, conhecer a casa e seus arredores é algo que deve-se dedicar uns bons minutos. Bem ao lado da sede, por exemplo, é possível ver alguns animais que lá habitam. Aliás, no lago da fazenda moram alguns jacarés, isso mesmo, jacarés! Tivemos a oportunidade de ver um bem próximo a nós na margem do lago. Ah, lógico, há uma cerca que os separam.
fazenda estancia mimosa

Estância Mimosa

jacare bonito ms

Jacaré

Já dentro da sede estão expostos vários objetos e utensílios domésticos antigos que hoje fazem parte da decoração e da memória do lugar. A cozinha é um dos locais que nos faz sentir em outra época…
restaurante estancia mimosa

Restaurante | Estância Mimosa

Falando em cozinha, uma das atrações da Estância Mimosa é a sua gastronomia. Assim que os visitantes chegam são recepcionados com bolos, biscoitos, café e chá servidos nas tradicionais canecas de metal pintado. O almoço é preparado e servido diretamente no fogão de lenha e o buffet de saladas em uma instigante mesa onde tem uma bica de água corrente, que mantém as saladas resfriadas.
comida estancia mimosa

Restaurante | Estância Mimosa

salada bonito ms

Restaurante | Estância Mimosa

Trilha e cachoeiras da Estância Mimosa

O trajeto total percorrido na trilha é de aproximadamente 4 km e tem duração média de três horas e meia, pois paramos um pouco em casa cachoeira. No horário agendado para o passeio recebemos as orientações do nosso guia na sala de equipamentos, local onde recebemos o colete salva-vidas. Aliás, gostaria de elogiar o guia que nos conduziu, Sérgio Reis, assim como todos os funcionários da fazenda, vocês são 10! Parabéns pela simpatia e educação! Um dos lugares que fui mais bem recebido em toda minha vida!
trilha da estancia mimosa

Trilha

A trilha tem muito cascalho e degraus, além de pontes e plataformas de observação. Interessante é que quase todo o trajeto é feito na sombra das árvores. Durante o percurso, além das cachoeiras, fique atento às explicações do guia sobre a fauna e a flora da região. Uma dessas explicações foi sobre um sapo camuflado que encontramos no caminho. Ah, sempre encontramos algum animal silvestre pela trilha como macaquinhos, araras, entre outros. Mas, voltando ao sapo, tente localizá-lo na foto abaixo. hehehe
sapo entre folha

Encontre o sapo ; )

Abaixo estão as 6 cachoeiras que visitamos:
1- Cachoeira da Água Doce
“Cachoeira com profundidade média, sua queda d’água é de fácil acesso podendo ficar sentado ou em pé embaixo da água.”
Cachoeira da agua Doce

Cachoeira da Água Doce

2 – Cachoeira do Sol
Possui a maior queda d´água do circuito da Estância Mimosa e também a maior área para banho. Nela há uma gruta em baixo das rochas que junto ao guia fomos um dos poucos que se encorajaram a conhecê-la! Foi magnífico, uma aventura e tanto para se chegar nela, haja folego para chegar até a sua base, vencer a correnteza e a força da queda d´água!
Cachoeira em bonito

Cachoeira do Sol

3 – Cachoeira do Salto
Ao lado da cachoeira está localizada uma plataforma de salto de 6 metros de altura. Não oferece muito perigo saltando de colete salva-vidas, como no meu caso. Sua profundidade é de 4 metros.
cachoeira mato grosso do sul

Cachoeira do Salto

4 – Cachoeira do Desejo
“Diz a lenda que esta cachoeira realiza seus desejos, basta imaginar seu pedido e nadar até atravessar a queda d’água, olhar para a esquerda no alto e seu desejo será realizado. Se é verdade, não sabemos! Mas, podemos afirmar que todos saem rindo e felizes!” Prepara-se para o que vai encontrar lá embaixo!!! hehe
cachoeira desejo bonito

Cachoeira do Desejo

5 – Cachoeira do Saí-andorinha
A mais rasa e a mais fácil de chegar em suas quedas de água, o grande barato dela é sentir em suas quedas borbulhas nas costas.
Cachoeira do Sai-andorinha

Cachoeira do Saí-andorinha

6 – Cachoeira do Mutum
A última que visitamos. Tem uma ótima queda d’água onde é bem fácil de se ficar de pé, pois há rochas fáceis de apoiar.
Cachoeira do Mutum

Cachoeira do Mutum

Dicas Estância Mimosa

→ Vá com roupas leves e roupas de banho.
→ Vá de tênis, caso não for, lá é possível alugar botas de neoprene.
→ Leve água para hidratar-se.
→ Use repelente caso for sensível a insetos.
→ Use colete salva-vidas para aproveitar com segurança, afinal há cachoeiras com até 6 metros de profundidade.
→ O ingresso para todos os atrativos de Bonito e região são emitidos por agências de turismo. Os preços dos passeios são iguais em todas as agências. Para os preços os atualizados, consulte aqui → Associação dos Atrativos de Bonito.

Como chegar na Estância Mimosa

Saindo de Bonito pegue a Rodovia MS-178 Pantanal sentido a Bodoquena. A estrada é bem sinalizada e próximo a Estância Mimosa há placas indicando o local. Parte do caminho é por estrada de terra em boas condições. Qualquer tipo de carro acessa o local, não sendo necessário veículo 4×4.

Quando ir Estância Mimosa

A Estância Mimosa funciona todos os dias do ano. Durante os dias chuvosos a água do rio não fica verde e transparente, como na estação da seca que vai de maio e agosto, época que ocorrem menos chuvas.
→ Para outras informações acesse o site da Estância Mimosa: www.estanciamimosa.com.br
Rodrigo Nominato
* Viajamos a convite do Hotel Águas de Bonito e o passeio teve o apoio da Estância Mimosa Ecoturismo.
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Publicidade
Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Trilha e cachoeiras da Estância Mimosa, Bonito/MS

  1. Pingback: Passeio a cavalo na Estância Mimosa, Bonito/MS | aventure-se.com

  2. Pingback: Roteiro de 7 dias em Bonito/MS | aventure-se.com

  3. Pingback: Blog Aventure-se publica relato sobre a Estância Mimosa | Estância Mimosa Ecoturismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s