O Parque das Aves em Foz do Iguaçu é o maior da América Latina, referência em reprodução de diversas espécies de aves. É um passeio obrigatório para quem vai a cidade. A visita ao parque proporciona contato direto com aves de diversas regiões do mundo através de seus grandes viveiros, são mais de 1.000 aves de 150 espécies. É uma experiência inesquecível!
Como Visitar o Parque das Aves?
O Parque fica bem próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, uma distância de 100 metros. Pode-se visitá-lo no mesmo dia em que for às Cataratas do Iguaçu lado brasileiro. Comece primeiro pelo Parque das Aves, que é um passeio com duração mais curta, cerca de duas a três horas. Mesmo porque, das Cataratas se tem boas chances de sair molhado.
O passeio pelo Parque das Aves
Durante a visita, há possibilidade de passar por vários ambientes, como o Viveiro Floresta, que abriga mutuns, gralhas, sabiás, jacutingas e tucanos. Neste viveiro, por exemplo, é possível chegar pertinho das aves, especialmente do Tucano, uma ave que não tem medo de chegar perto dos visitantes.
No Viveiro Pantanal estão as aves adaptadas ao ambiente aquático, como guarás e garças, além de mais tucanos, seriemas, entre outras.
O Viveiro das Araras, chamado de Viveirão, abriga Araras e Papagaios. A quantidade de araras é impressionante, é o maior viveiro dessas espécies na América do Sul.
Há também o Reino das Borboletas, que abriga borboletas e beija-flores, entre outros ambientes como o Paraíso das Ararajubas, Covil dos Répteis, Refúgio das Harpias, Cobras Mansas, Casuar, Corujas etc. Em cada viveiro há placas com nome científico e regiões onde as espécies são encontradas.
O parque é uma instituição privada que se sustenta com recursos próprios e realiza um trabalho de recuperação, conservação e procriação de várias espécies de aves. Além das aves, há também criadouros de répteis e borboletas.
Um dos poucos parques brasileiros onde pode-se interagir com as aves, vale muito visitá-lo!
Curiosidades do Parque das Aves
→ Recebe mais de 500.000 (quinhentos mil!) visitantes por ano.
→ Para alimentar as aves são necessários 10.000 kg (10 toneladas!) por mês de alimento.
→ Possui 1.112 aves de 150 espécies.
→ O Parque tem 145 funcionários.
A história do Parque das Aves
O Parque das Aves foi criado em 1994, quando o casal de alemães, Dennis Croukamp e Anna Croukamp deixaram a África para morar em Foz do Iguaçu. Eles haviam ganhado um Papagaio-do-Congo o que despertou a paixão deles por aves. Em Foz tiveram a ideia de criar um parque para proteger as aves. No início, as primeiras aves chegaram através de doações e animais confiscados pelo Ibama.
Como ir ao Parque das Aves em Foz do Iguaçu
O Parque está localizado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu e há poucos quilômetros do Aeroporto de Foz do Iguaçu. Na cidade, você pode optar por alugar um carro, utilizar o serviço de vans das agências de turismo ou tomar um ônibus coletivo. Essa última opção, bastante econômica, basta tomar a linha de número 401, no Terminal de Transportes Urbanos (TTU) no Centro, ele tem uma parada na entrada do parque. Os ônibus passam a cada 20 minutos.
→ O Parque das Aves funciona todos os dias, das 8h30 às 17h.
→ O Parque possui total acessibilidade para portadores de necessidades físicas.
Localização | Contatos
Av. das Cataratas, KM 17.1
Ao lado do Parque Nacional do Iguaçu
Site: www.parquedasaves.com.br
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
→ Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Pingback: Foz do Iguaçu – Todos os posts | aventure-se.com
Pingback: Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu | aventure-se.com
amei, muito maravilhoso, é meu sonho viajar para Foz do Iguaçu
O Paulo,
Com certeza você vai gostar muito. É uma das minhas cidades favoritas, não é atoa que já fui 4 vezes (risos). Obrigado pelo comentário. Abraços, Rodrigo.