Visita a Usina Binacional de Itaipu

Construída na década de 70 e inaugurada em 1984, a Usina Itaipu Binacional é a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Localizada na fronteira entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil e  Ciudad del Este, no Paraguai, elá é um acordo entre estes dois países. A Usina tem 20 unidades geradoras que abastecem 75% do Paraguai e 17% do Brasil.
usina de itaipu em foz do iguacu

Itaipu Binacional

Como visitar a Usina de Itaipu

A visita é feita através de guias da usina e possui diversos passeios, sendo os dois principais: o Circuito Especial (visita dentro da usina para ver o seu funcionamento) e a Visita Panorâmica que permite a visão panorâmica da usina. Além destes principais que fizemos e falarei abaixo, há também a vista ao Refúgio Biológico (Unidade de proteção criada para receber plantas e animais desalojados), Test Drive Veículo Elétrico (um veículo elétrico, silencioso e não poluente para pilotar), Polo Astronômico (reúne planetário e plataforma de observações a olho nu), Iluminação da Barragem (passeio pra ver a iluminação da barragem a noite que acontece apenas aos finais de semana) e o Porto Kattamaram (escrevemos dele aqui: passeio de barco pelo lago de Itaipu).
→ Visita Panorâmica: Esta visita é feita em um ônibus, onde o guia explica sobre a Usina. Nela, pode-se contemplar o lado externo da usina, passando pelo vertedouro e pelo topo da barragem onde estão instaladas as 20 unidades geradoras. Esta visita tem uma duração de aproximadamente 1h40, acontece diariamente das 8h às 16h, os ônibus parte de hora em hora.
Vertedouro

Vertedouro

Durante todo o ano, ele fica aberto apenas 10% do tempo para regular o limite de água dentro dos reservatórios e evitar transbordamentos. Pois é, sorte de quem visita quando o lago está cheio e o vertedouro é aberto, com certeza deve ser uma experiência maravilhosa ver tanta água. Infelizmente nós não tivemos essa sorte.
ss

Vertedouro visto por cima

A visita segue por longas estradas, jardins até ao lago de Itaipu passando por gigantescas construções pela barragem.
ss

Barragem

→ Circuito Especial: Neste passeio, acessa-se o interior da usina para compreender o seu funcionamento. A visita tem cerca de 2h30 e acontece diariamente das 8h às 16h. Atenção! Neste passeio não é permitido levar mochilas e bolsas no interior da usina, apenas é permitido itens pessoais, como celular e câmera. Para isso, é disponibilizado armários para guardar os pertences. Também é obrigatório o uso calçado fechado e roupas compridas.
v

Entrada | Itaipu Binacional

Após embarcar em um ônibus como o da Visita Panorâmica, ele o deixa na sala de controle da usina, onde conhece-se a sala de comando onde os técnicos brasileiros e paraguaios monitoram a produção de energia. Do lado, fica um espaço com diversos quadros que mostram e contam a construção e história da usina.
x

Sala de Controle

ss

Espaço com quadros

Após, descemos por elevador até a Estação Galeria, com quase 1km de comprimento.
sss

Estação Galeria

Após a Estação Galeria, desce ainda mais, até a sala onde está uma das diversas turbinas, o barulho lá incomoda um pouco, aliás, são fornecidos protetores auriculares. Mas, vale a pena ver o eixo da turbina girar numa velocidade estonteante.
x

Eixo da turbina

Visitar a Itaipu Binacional é uma experiência e tanto, não deixe de visitá-la em a sua viagem para Foz do Iguaçu. Com certeza, será memorável conhecer uma das obras mais importante do planeta!

Curiosidades da Usina de Itaipu

→ Maior usina do mundo em potência.
→ Eleita uma das 7 maravilhas da engenharia moderna pela ASCE – Associação Americana de Engenharia Civil.
→ O volume total de concreto utilizado na construção da usina seria suficiente para construir 210 estádios de futebol como o do Maracanã, no Rio de Janeiro.
→ O ferro e aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel de Paris.
→ A vazão máxima do vertedouro corresponde a 40 vezes à vazão média das Cataratas do Iguaçu.
→ A altura da barragem principal (196 metros) equivale à altura de um prédio de 65 andares.
→ O volume de escavações de terra e rocha em Itaipu é 8,5 vezes superior ao do Eurotúnel (que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha).

Como Chegar na Usina de Itaipu

A Itaipu Binacional está localizada a cerca de 12 km do centro de Foz do Iguaçu. A partir da cidade pode-se alugar um carro ou ir pelo serviço de transporte que as agências de turismo oferecem. Há também a opção mais econômica de utilizar o transporte público. No terminal central de ônibus em Foz do Iguaçu pegue a linha 101-Vila C, desça no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu. O percurso é de aproximadamente 40 minutos.
visita agendada itaipu

Raquel e eu durante a visita. Atrás nosso amigo Ariel.

Outras informações, visite o site da Itaipu Binacional: www.turismoitaipu.com.br
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
*Foto: Divulgação
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Visita a Usina Binacional de Itaipu

  1. Pingback: O que fazer em Foz do Iguaçu | aventure-se.com

  2. Pingback: Foz do Iguaçu – Todos os posts | aventure-se.com

  3. Pingback: Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s