Cicloturismo, o turismo de bicicleta

A palavra “cicloturismo” é composta por dois termos: ciclo, que se refere a bicicleta e turismo, consiste basicamente em viajar utilizando a bike como meio de transporte. É uma maneira econômica, ecológica e bastante saudável de se fazer turismo.
A cada dia aumenta os adeptos que se aventuram nos finais de semana ou em períodos de férias para pedalar nos parques, montanhas, trilhas, praias, ou simplesmente algum local próximo de suas casas. Além de ser um ótimo meio de transporte, a bicicleta também pode ser excelente companhia para uma longa viagem, aliás, não vejo a hora de fazer a minha.
Quando viajamos partimos do pressuposto que a melhor maneira de conhecer o lugar é caminhando. Pois é, talvez você mude de opinião depois de alugar uma bike para um passeio, ou até mesmo contratar uma empresa especializada (Veja aqui nossa experiência em um passeio de bicicleta no Rio de Janeiro) ao conhecer uma cidade. A bicicleta possibilita que você conheça um maior número de locais em menos tempo.
bicicletas no rio de janeiro

Nosso passeio com o Bike in Rio

Nas grandes cidades, existe o aluguel de bicicleta, o serviço é bem prático, basta decidir o tempo que deseja e passar o cartão de crédito. Outro fato bacana é que você não precisa devolver a bike no mesmo local onde a retirou, a devolução pode ser feita em qualquer um dos pontos de aluguel. Show né??
Na próxima viagem que fizer, pesquise se já oferecem esse tipo de serviço. Em 2011, por exemplo, fizemos um tour com duração de um dia pelas diversas vinícolas da cidade de Maipú – Argentina. Aliás se for pedalar, beba com moderação os vinhos oferecidos, veja se está bem!
manobra em bicicleta

Testando o equilíbrios após alguns vinhos | Maipú, Argentina

Você que está pensando em aventurar-se no mundo do cicloturismo, é bom seguir alguns pré-requisitos de segurança, como a utilização de capacete, luvas, óculos, kit socorro da bicicleta (lixa, remendo de câmara etc), entre outros itens para se fixar a bicicleta como a buzina e o sinalizador brake light. Esses equipamentos e a própria bicicleta podem ser encontrados em lojas especializadas na sua cidade, mas nada melhor do que a praticidade da internet: um ótimo site especializado em bicicletas e artigos esportivos para ciclismo é o Polário, fica a dica, nele há muitas opções seja para o ciclista amador ou profissional.
Curiosidade!
Um dos países mais conhecidos pelas bicicletas é a Holanda. Sua capital, Amsterdam, é uma confusão de bicicletas estacionadas em todos os cantos da cidade. Os bicicletários não os comportam, então é muito comum ver as bikes presas a postes, grades, pontes, cercas etc.
bikes em amsterdam

Estacionamento de bicicletas em Amsterdam.

Continue pedalando, sua saúde e o trânsito agradecem! ; )
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Informação e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s