Passeio pelo Rio Douro: os encantos e as paisagens no norte de Portugal

De um lado o Porto. Do outro, Vila Nova de Gaia. No meio das duas cidades, o rio Douro completa a paisagem de tirar o fôlego. Considerada uma das regiões mais bonitas do país, o cais de Vila Nova de Gaia, ao norte de Portugal, surpreende os turistas com a simplicidade de sua beleza.
Caminhar pela beira do rio Douro, avistando os rabelos, frente à Ponte D. Luís I, conhecer as caves do famoso vinho do Porto e saborear, em um dos restaurantes locais, o tradicional e bem servido lanche, a “francesinha”, são alguns dos muitos atrativos desta região, para se conhecer de dia e de noite, com diversas opções de restaurantes, bares e muita diversão – no verão, por exemplo, são comuns as apresentações musicais em Vila Nova de Gaia.
Para completar o passeio, a dica é não se contentar apenas com a vista do Douro ali no Cais, mas navegar por suas águas e conhecer os caminhos por onde passa este rio, que nasce a mais de 2.000 metros de altitude, ainda na Espanha, e é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica.
São várias as opções de passeio de barco pelo rio, oferecidas, por exemplo, pelas empresas BarcaDouro, Douro Azul e Via Douro. Há roteiros para todos os gostos – e bolsos. O passeio de um dia, saindo de barco do Cais de Gaia, em direção à cidade de Peso da Régua, é uma ótima opção para se aproveitar o dia com a vista para os vilarejos à beira do rio e as quintas, onde se produzem as uvas para o vinho mais famoso de Portugal, o Vinho do Porto. Dessa forma é possível entender o porquê de a região do Alto Douro Vinhateiro ter sido considerado pela Unesco, em 2001, como Patrimônio da Humanidade na categoria paisagem cultural.
As grandes atrações do passeio são as travessias através das eclusas do rio, necessárias para vencer seus desníveis, como os 35 metros da Barragem do Carrapatelo, uma das maiores eclusas do mundo.
Durante o passeio de um dia, são servidos o café da manhã, almoço, sobremesa e o cafezinho, incluídos no preço do ingresso (este passeio de um dia, se realizado durante a semana, não chega a 70 euros por pessoa). À tarde, chegando na Régua – local que, no áureo período de negócios do Vinho do Porto, passou de povoação ribeirinha a importante entreposto comercial – há um tempinho para se conhecer parte da cidade antes do retorno de trem ao Porto. Há ainda a opção de se fazer o mesmo passeio com a subida do Porto a Régua de trem, e o retorno de barco.
Há ainda roteiros para ocasiões especiais, como dia dos namorados, ano novo, feriado de Páscoa, assim como roteiros com destino ao município de Pinhão ou, para quem tem menos tempo disponível, o roteiro pelo Douro apenas na região do Porto, com uma hora de duração. Já para os turistas que optarem por ficar mais tempo na região, a dica é aproveitar os roteiros oferecidos em barcos chamados de “navio hotel” ou os passeios que incluem visita e estadia em quintas.
cais de Vila Nova de Gaia

No cais de Vila Nova de Gaia, prestes a embarcar

eclusa no rio Douro

A primeira eclusa no rio Douro

barco rio douro

O fechamento das portas para a subida do barco, vencendo o desnível

barco no rio Douro

No rio Douro, e as belas paisagens locais

Peso da Regua

A cidade de Peso da Régua

Barragem do Carrapatelo

A grandeza das eclusas (Barragem do Carrapatelo)

rio douro

Aproveitar as vistas dentro do barco

porto Peso da Regua

O desembarque em Peso da Régua, antes do retorno ao Porto

passeio de barco rio douro

As belezas na beira do Douro, na região do Porto

ponte Dom Luis portugal

A ponte D. Luís I, no Porto.

Para conhecer mais opções de roteiros e seus detalhes, confira em:
http://www.cenarios.pt
http://www.barcadouro.pt
http://www.douroazul.com
http://viadouro-cruzeiros.com
http://www.douro.com.pt
Por Luciana Fernandes dos Reis (www.guiadeviajante.wordpress.com)  – Enviado  para  o “Participe!
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
 Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Passeio pelo Rio Douro: os encantos e as paisagens no norte de Portugal

  1. Cássia disse:

    Chego no Porto dia 16 de junho , mal posso esperar para fazer um passeio de barco, provar alguns pratos típicos e ver o por do sol!
    já estou anotando algumas dicas que você dá no blog!

  2. Sônia disse:

    Olá..estou indo para Portugal em dezembro e gostaria de ir até a Espanha, você pode me informar se preciso de visto de Portugal para Espanha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s