Roteiro pelo Centro Histórico de Natal

taxi em natal
Se tem algo que me atrai em qualquer cidade é o centro delas. Em Natal, não foi diferente! Como o tempo estava curto, não deu para passar um dia todo no centro como gosto de fazer, consegui apenas passar umas três horas no fim da tarde. Não tinha um roteiro pré estabelecido e nem sabia como me deslocar entre os pontos turísticos do centro, a única coisa que tinha era um mapa que consegui no Aeroporto de Natal:
roteiro centro historico de natal

Principais pontos turísticos de Natal

O mapa não era dos melhores, era pequeno e só tinha uma geral de alguns pontos dos bairros Centro, Petrópolis, Tirol, Capim Macio, Ponta Negra e Via Costeira. Na minha opinião, para conhecer o centro de qualquer cidade é muito melhor ir por conta própria, pois se tem mais liberdade, já um passeio para Maracajaú, por exemplo, talvez compense fechar com alguma agência.
Passear pelo Centro Histórico de Natal é uma boa opção para quem quer conhecer mais da cultura potiguar. O tour pelo chamado Corredor Cultural vai da Igreja de Santo Antônio, conhecida também como Igreja do Galo, no Centro até a Praça Augusto Severo, onde está o Teatro Alberto Maranhão.
teatro de natal

Teatro Alberto Maranhão

Alguns dos destaques durante o percurso são a Praça André de Albuquerque, o marco zero da cidade, o Palácio da Cultura, a Praça João Maria, o Largo Vicente Lemos, o Solar Bela Vista, o Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, a Fundação Capitania das Artes e a casa de Luis da Câmara Cascudo.
capitania das artes

Capitânia das Artes

Atrações como o Museu de Arte Sacra e o Museu Café Filho, casa do ex-presidente, também estão no roteiro. Já as igrejas, visitei duas, a Catedral Metropolitana, também conhecida como Catedral Nova, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, conhecida como Antiga Catedral.
Catedral Metropolitana de natal

Catedral Metropolitana de Natal

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentacao

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação

Em frente a Antiga Catedral, há um mirante que não sei o nome que vale muito parar nele e contemplar alguns pontos de Natal, como a Ponte Newton Navarro.
ponte via costeira

Vista do mirante em frente a antiga catedral

Próximo ali há a Rua Chile, antiga Rua do Comércio, onde era o caminho natural para o Forte dos Reis Magos e possui excelentes pontos na margem do Rio Potengi para assistir a um belo Pôr do Sol.
por do sol rio potengi

Pôr do Sol do Rio Potengi

Outro local que vale muito uma visita é o Centro de Turismo de Natal, uma das construções mais importantes da cidade, lá se encontram dezenas de lojas de artesanato, o interessante é que “cada loja ocupa uma das antigas celas da prisão” já que ali funcionou a antiga cadeia pública. E como fica em um ponto alto, também se tem uma bela vista da cidade.
centro historico de natal

Centro de Turismo

centro de natal

Centro de Turismo

Do Centro de Turismo caminhei até o Mirante da Ladeira do Sol. Lá contemplei a visão que o mirante proporciona para a Via Costeira. Infelizmente queria ter conhecido outros pontos, mas o mapa não ajudou muito e o tempo que tinha já estava se esgotando.
praia via costeira

Vista do Mirante da Ladeira do Sol

Tome cuidado ao andar pelo Centro Histórico, principalmente pelas margens do Rio Potengi, fui avisado que ali é uma região mais deserta, portanto requer mais atenção e cuidado. Realmente, vi alguns trombadinhas roubando a bolsa de uma senhora. Lamentável.
Rodrigo Nominato
 Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Roteiro pelo Centro Histórico de Natal

  1. Obrigada pelas dicas!
    Não dá pra vir e conhecer apenas as praias, né?! Vamos valorizar a história!

  2. maxwelly disse:

    gostei de todas as fotos representada

  3. Moraes disse:

    Parabéns pela iniciativa!
    É com procedimentos construtivos como esse que tornamos o mundo um lugar melhor para se viver.
    Vou viajar sem um planejamento prévio e sua atuação vai ajudar muito.
    Obrigado!

  4. Jailton Gomes disse:

    A igreja da imagem Nossa senhora da apresentação na verdade é a igreja de nossa senhora do Rosário dos pretos , a igreja de nossa senhora da apresentação fica na praça André de Albuquerque

  5. MARCIA MONGELLI disse:

    Obrigada pelas dicas, estamos em Natal e estamos sentindo falta de informação sobre os prédios históricos e passeios, pois gostamos de visitar e conhecer as histórias locais.

    • Olá Márcia,
      Fico feliz que a tenha ajudado. Eu e Raquel também gostamos muitos de observar a “a selva de pedra” de cada cidades. hehe Espero que esteja se divertindo durante sua viagem a Natal. Abraços, Rodrigo.

  6. VALDIR CAMPOS ESTRELA disse:

    Rodrigo, vi seu comentário sobre sua visita ao centro histórico de Natal. Suas dicas serão muito valiosas para a visita que eu e minha companheira faremos a Natal nas nossas férias. Valeu, obrigado!

  7. Fatima fischer disse:

    Obrigada pelas dicas. Procuramos indicacoes aqui em Natal e não tivemos muito sucesso. tuas dicas nos auxiliaram. Hoje faremos este teu roteiro, grata Fatima e Guaracy

  8. Daniele Jacomitti de Moura disse:

    Vou para Natal com meu marido dia 08/10 e ficaremos em Ponta Negra ate dia 12/10. Após isso nosso hotel não tem mais disponibilidade de hospedagem. Qual seria sua indicação de alguma região histórica, mais de interior? Nosso retorno é dia 14/10.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s