Um dos tesouros escondidos do Rio de Janeiro é a Escadaria do Convento de Santa Teresa, popularmente mais conhecida como Escadaria Selarón. Localizada na Rua Manoel Carneiro, liga a Rua Joaquim Silva no bairro da Lapa ao de Santa Teresa. Os coloridos azulejos são fruto do chileno Jorge Selerón, é uma obra de quem edificou o amor à arte.

A escadaria leva seu sobrenome, Selarón, onde o chileno fixou residência em 1990. Em 1994, ele iniciou um trabalho de renovação da escadaria por si só. O projeto de Selarón se tornou mundialmente conhecido, recebendo doações de azulejos de todas as partes do mundo para os 215 degraus e 125 metros da escada.

Cheia de detalhes, na escadaria multicolorida há sempre um pedacinho que desperta uma curiosidade, sem falar que sempre se acha algo curioso. Eu, por exemplo, acabei encontrando uma azulejo com meu nome. ; )

Com certeza é uma das mais interessantes intervenções artísticas urbanas da cidade maravilhosa, visitada por diversos turistas que vai ao Rio. Mais um motivo para ir ao bairro da Lapa, uma região cheia de encantos, histórias e muitas surpresas. É uma escada instigante, diferente e apaixonante. Não deixe de conhecer!

Em 2005, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro concedeu à Selerón o título de Cidadão Honorário e oficializou o tombamento da escadaria. Jorge Selarón faleceu no início deste ano (2013), mas sua obra permanece para sempre como uma das belezas da cidade do Rio de Janeiro.
Se além de um bom passeio gratuito você busca hospedagem no Rio de Janeiro com bom custo e benefício, fica a dica de ver essas opções de acomodações no Hostelworld!
* Este post faz parte do projeto Passeio Gratuito e tem como parceiro a Hostelworld, site líder de reserva de hostel.
Rodrigo Nominato
→ Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Pingback: 5 Passeios gratuitos no Rio de Janeiro | aventure-se.com