Passeio Gratuito no Rio de Janeiro: Parque do Flamengo

Parque do Flamengo

Inaugurado em 1965, o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, mais conhecido como Parque do Flamengo e Aterro do Flamengo, foi construído sobre aterros na Baía de Guanabara ocupando uma área de 1.200.000 metros quadrados em um extenso complexo de lazer. Neste espaço, que engloba a Praia da Glória e a Praia do Flamengo e vai do Aeroporto Santos Dumont à enseada de Botafogo, há quadras recreativas para diversos esportes, pista de skate, aeromodelismo, ciclovia, além de outras atrações imperdíveis para se fazer.
Parque Brigadeiro Eduardo Gomes

Parque do Flamengo | Foto divulgação

Atrações como o Monumento aos Pracinhas, o MAM – Museu de Arte Moderna, a Marina da Glória, o Monumento a Estácio de Sá e o Museu Carmen Miranda não podem deixar de serem visitadas com uma caminhada mesmo no sol forte, basta andar pelo gramado e aproveitar a sombra fresca que as centenas de árvores proporcionam.

Monumento aos Pracinhas

Seu nome oficial é Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, inaugurado em 1960 é uma homenagem aos soldados brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial. Não deixe de visitar no seu subsolo o museu, que conta com exposição de quadros, objetos e outros artefatos utilizados pelos soldados durante a guerra.
Monumento aos Pracinhas

Monumento aos Pracinhas

MAM – Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna, inaugurado em 1958, possui diversas obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Há no museu também uma cinemateca e uma biblioteca especializada em artes. Projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, há fachadas envidraçadas instigantes e um lindo jardim ao entorno do paisagista Burle Marx. Para quem gosta de cultura, este é um ótimo lugar. O museu funciona de terça à sexta, das 12h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 12h  às 19h. A entrada é gratuita nas quartas após às 15h.
man rio de janeiro

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro | Foto divulgação

Marina da Glória

Banhada pelas águas da Baía da Guanabara, é um dos atrativos do Aterro do Flamengo. De lá, pode-se admirar alguns dos mais belos pontos da cidade maravilhosa, como a vista para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. A Marina fica entre o Aeroporto Santos Dumont e o Monumento aos Pracinhas e vai ser palco das competições de Vela nos jogos Olímpicos de 2016. O espaço conta com infraestrutura para embarcações, restaurante e estacionamento.
barco na marina da gloria

Marina da Glória

Monumento a Estácio de Sá

O Monumento a Estácio de Sá foi construído em 1973 em homenagem a Estácio de Sá, o fundador da cidade do Rio de Janeiro. No espaço há uma pirâmide em pedra e um centro de memória, onde há objetos da época da fundação da cidade. Abaixo da pirâmide, existe um espaço cultural para exposições, apresentações musicais etc. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
piramide estacio de sa

Monumento a Estácio de Sá

Museu Carmen Miranda

O Museu Carmen Miranda foi criado em 1976 e reúne mais de 3 mil itens da cantora, como roupas, bijuterias, sapatos, turbantes, filmes fotografias, cartazes entre outros itens. Carmen Miranda fez muito sucesso entre as décadas de 1930 e 1950. Foi muito bom conhecer um pouco mais dessa cantora de músicas divertidíssimas, recomendo não só conhecer o museu como ouvir as músicas dela! O Museu funciona de terça à sexta, das 11h às 17h e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.
carmen miranda

Carmen Miranda

O Parque do Flamengo é um local excelente para família, casais e até para quem viaja sozinho. Contemple a linda paisagem que ele proporciona, conheça os lugares indicados e, se possível, admire o sol se pondo por trás do Pão de Açúcar, é espetacular. Também é uma boa opção para curtir algum evento, já que eles são constantes no Parque. Aliás, o Parque do Flamengo é sede de eventos esportivos importantes, como a  Maratona do Rio de Janeiro e a Meia Maratona Internacional do Rio.
Se além de um bom passeio gratuito você busca hospedagem no Rio de Janeiro com bom custo e benefício, fica a dica de ver essas opções de acomodações no Hostelworld!
* Este post faz parte do projeto Passeio Gratuito e tem como parceiro a Hostelworld, site líder de reserva de hostel.
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Informação, viagens e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Passeio Gratuito no Rio de Janeiro: Parque do Flamengo

  1. maria de nazaré carvalho! disse:

    O RIO DE JANEIRO É LINDO,E SUA BELEZA É DIRETAMENTE PROPOCIONAL A INSEGURANÇA E AO MEDO DOSQUE O VISITAM”.o rio -e como o brasil-acéfalo

  2. Pingback: 5 Passeios gratuitos no Rio de Janeiro | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s