Porto e os seus pratos típicos

Para mim a alma do Porto está na Ribeira! Mas deixo aqui um conselho a todos os visitantes desta bela cidade do norte de Portugal. Antes de sair de casa calce um sapato confortável e leve um pequena garrafa d’ água na bolsa, pois cansa muito subir e descer as ruas do centro histórico do Porto.
Para recuperar o fôlego nada melhor que um bom prato de comida. Opções é que não vão faltar! Para os que gostam de experimentar a gastronomia local segue algumas sugestões para reconfortar o corpo e a alma!
Tripas à Moda do Porto
Tem vários tipos de carnes, tripas, enchidos e feijão branco. É um prato tradicional e segundo a lenda, remonta ao período dos Descobrimentos, quando as duas margens do rio Douro testemunharam a construção das naus. Reza a história, que o Infante D. Henrique, filho de D. João I, pediu aos habitantes do Porto todo o género de alimentos. Todas as carnes que a cidade tinha foram limpas, salgadas e levadas para as embarcações, ficando a população sacrificada unicamente com os miúdos para confecionar, incluído as tripas. Deste sacrifício surgiram as Tripas à moda do Porto e a este prato deve-se o apelido dos portuenses: Tripeiro!
prato tripas portugal

Tripas à Moda do Porto

Francesinha
É o fast-food português! É o sanduiche mais famoso de Portugal! Se gosta de picante deve experimentar este prato. Quem criou foi Daniel David Silva, que era muito mulherengo, dizia que as mulheres portuenses eram muito reservadas e discretas. Desta desilusão resolveu criar um prato picante como as francesas, por isso este sanduiche tem este nome!
francesinha portuguesa

Francesinha

O sanduíche é servido num prato e tem que comer com garfo e faca. Leva: pão de forma, molho de tomate, bife de vaca, queijo, chouriço, batata-fritas, pimenta (piri-piri), ovo, etc.
Bacalhau à Gomes de Sá
Gomes de Sá era um comerciante do Porto nos finais do século XIX. A ele se deve esta receita de bacalhau que, segundo a lenda, terá sido criada com os mesmos ingredientes com que semanalmente fazia os bolinhos de bacalhau. O que diferencia dos bolinhos é a confeção. É uma das formas mais saudáveis de cozinhar bacalhau.
Depois de ingerir tantas calorias nada melhor que um digestivo, sugiro o vinho mais famoso do mundo – o Vinho do Porto! Aproveite para fazer uma visita guiada pelas várias caves próximas do rio Douro, prove os seus excelentes vinho doce produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido.
Para mais informações sobre gastronomia portuguesa e pacotes turísticos em Portugal, consulte o site www.ecotrilha.pt
Se ainda não conhece o Porto,  veja este vídeo:  http://vimeo.com/66713142
Por Cristiane Fonte – Enviado  para  o “Participe!
 Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s