Na minha opinião a melhor época para visitar Portugal é em Junho. Primeiro porque temos muitas frutas. Neste mês temos cerejas, morangos e figos, são frutas tão doces que até dá sede! Segundo porque já temos sardinhas, para quem não sabe a melhor época para comer sardinha assada (não congelada) é de Junho a Setembro, porque depois da época da desova a sardinha fica mais gorda e saborosa. Como diz o povo “Pelo São João a sardinha pinga no pão”. Terceiro é o mês dos Santos Populares (Santo Antônio, São João e São Pedro), não temos festas juninas como no Brasil, mas o arraial minhoto é cheio de tradição e alegria.

São João
Em Braga o São João Batista é celebrado com pompa e tradição. O Programa das Festividades começa no dia 16 de Junho prolongando-se até ao dia 24. Logo no primeiro dia de festa temos o grande encontro de centenas de figurantes, entre Gigantones, Cabeçudos, Zés P’reiras, Grupos de Bombos e Gaiteiros, que desfilam pelas principais ruas de Braga. Para quem gosta de música popular e percussão fica aqui esta sugestão, temos grupos de todas as idades vindos de várias regiões do país e estrangeiro.

São João
Para além dos desfiles podem passear pela cidade e comprar artesanato em várias barraquinhas espelhadas pela cidade.
Mas o auge da festa acontece nos dias 23 e 24 de Junho. Desde às 8h do dia 23 até às 24h do dia 24 de junho, temos eventos na cidade! Durante dois dias é comum cruzar com apresentações de grupos folclóricos, grupos de cavaquinhos, bandas filarmónicas, Grupos de Zés P’reiras, Cabeçudo, etc.

São João

São João
No dia 24, durante todo o dia, as ruas da Cidade são percorridas por bandas de música e pelos alegóricos Carros do Rei David e dos Pastores. A meio da tarde sai a Procissão dos Santos Populares – Santo Antônio, S. Pedro e S. João.
No Porto, cerca de 50 quilômetros de Braga, também celebram o São João Batista algumas das tradições que ainda existem são: o tradicional salto sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais, e o fogo-de-artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I, que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. O fogo-de-artifício chega a durar mais de 15 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espetáculo multimédia muito belo e digno de se ver.
Por isso se decidir visitar Braga ou Porto nesta semana e levar uma martelada (martelo de plástico) na cabeça ou levar com uma flor de alho-porro na cara, não leva a mal, pois faz parte da tradição do São João.
Bom São João!
Para mais informações sobre viagens em Portugal consulte o site: www.ecotrilha.pt
Por Cristiane Fonte – Enviado para o “Participe!“
→ Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Nossa, que legal! Amei as informações sobre as tradições e folclore de Portugal!!! Muito massa mesmo! Adoro viajar para ver essas coisas: a cultura do povo na rua, a festa, as referências históricas. Vou tentar ir à Portugal em junho, com certeza!!! Não posso perder isso.