São Cristóvão – quarta cidade mais antiga do Brasil

São Cristóvão é uma pequena cidade de Sergipe que é obrigação de se conhecer quando for à Aracaju.  Importante patrimônio histórico-cultural do estado sergipano, a cidade foi fundada em 1590 pelo português Cristóvão de Barros. Foi a primeira capital do estado e a quarta cidade mais antiga do Brasil. O seu conjunto arquitetônico colonial foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e sua praça principal, a praça de São Francisco, foi eleita como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Igreja e Convento Sao Francisco

Igreja e Convento de São Francisco

São Cristóvão abriga um dos mais importantes acervos de arte religiosa do país, nela estão várias igrejas para serem visitadas. Abaixo estão algumas:
Igreja Nossa Senhora do Amparo

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo

Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo

Igreja de Nossa Senhora da Vitoria

Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Infelizmente muitas das construções dos séculos 17 e 18 que a cidade abriga estavam em reforma na época em que fomos, como é o  caso da Santa Casa da Misericórdia.
Santa Casa de Misericordia

Santa Casa de Misericórdia

São Cristóvão é uma cidade que merece pelo menos uma parte de um dia para se visitar. Abaixo, indico dois passeios interessante para se fazer:
→ Museu de Arte Sacra: abriga um acervo considerado o terceiro mais importante do país. 
→ Museu Histórico de Sergipe: acervo com peças históricas que pertenceram às famílias nobres da região e ao antigo palácio do Governo no século 19.
Chegar em São Cristóvão, partindo de Aracaju, é fácil. Existem linhas de ônibus que ligam as duas cidades em diversos horários. A viagem dura cerca de 40 minutos.
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para São Cristóvão – quarta cidade mais antiga do Brasil

  1. Alberto Rosa disse:

    esta cidade e muito linda!

  2. Lamentavelmente, essas arquiteturas antigas, históricas, clássicas, tá dando vez e vaga a progresso e ao moderno, como foi um mercado em São Cristóvão, antigo com aquelas grossas paredes e calçamento parecendo daqueles chamado ‘pé de moleque’ , um prefeito metido a m……..e metido a b…………, achou por bem em demolir p,ra fazer o bel prazer dele em um mercado moderno e houve tremenda polêmica administrativa, p,ra reconstruir o mercado original, como o de antes, polêmica essa q durou seus 5 anos e no fim quem saiu ganhando foi o prefeito, construindo assim o mercado em traços moderno. Até hj eu por mim, demoliria o moderno p,ra voltar o antigo.

    • Oi Milton,
      Concordo plenamente com o seu desabafo! O que devia ter sido feito era conservar a arquitetura antiga. Obrigado pelo comentário. Saudades de Sergipe! Abraços, Rodrigo.

  3. lindademais disse:

    porque são cristovão-se recebeu esse nome?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s