Viajar é uma das melhores coisas que a vida pode proporcionar e, por causa disso, muitas pessoas sonham em rodar o mundo conhecendo lugares e pessoas novas.
Além disso, existem muitos destinos fantásticos mundo afora, tanto por causa de belezas naturais incríveis quanto por locais de valor histórico imensurável, o que acaba motivando ainda mais o ímpeto turístico das pessoas.
Entretanto, só de pensar em viajar muitos indivíduos acabam desanimando por causa do senso comum que diz que viajar é muito caro e que só quem pode fazer isso são as pessoas mais abastadas financeiramente.
Na verdade, qualquer pessoa pode viajar para qualquer lugar do mundo, contanto que se planeje corretamente. E para mostrar que isso não é apenas um clichê da internet, criamos esse artigo para apontar 9 dicas de como viajar com pouco dinheiro.
Nos próximos tópicos você vai conhecer ações que, se colocadas em prática de forma firme, podem garantir aquela viagem dos sonhos. Leia mais!
1. Faça um planejamento completo
A primeira dica que levará você a gastar bem menos do que imagina na sua viagem é fazer um planejamento completo. E quando falamos em completo, é completo mesmo!
Você precisa definir, pelo menos:
- Para onde vai e quantas pessoas irá levar consigo;
- De que forma você vai (transporte próprio, transporte fretado, avião, etc);
- Quantos dias irá passar no destino;
- Onde irá se hospedar;
- Como e onde irá se alimentar no destino (sim, você pode e deve fazer isso com antecedência);
- Como irá voltar para casa (geralmente isso pode ser visto junto com a ida).
A partir da definição de todos esses pontos e mais um ou outro mais específico, você terá condições de correr atrás das melhores ofertas em cada um desses serviços.
2. Pesquise sobre os custos no seu local de destino
Uma segunda dica que pode representar a economia de alguns milhares de reais numa viagem é fazer uma pesquisa sobre os custos do local de destino.
A título de informação, é de conhecimento geral que os Estados Unidos e os países da Europa, em especial a Inglaterra, são bem “caros”. Isso se dá por causa da cotação das moedas correntes nesses locais, que são o dólar, o euro e a libra esterlina. Elas sempre estão bem altas em relação ao real.
Contudo, destinos famosos como Egito, Israel e Japão, por exemplo, têm um custo menos elevado para viajantes brasileiros por terem moedas mais fracas que o real. Além disso, vale ressaltar que viagens para destinos nacionais não geram essa variação cambial, o que de certa forma reduz custos.
3. Busque por passagens baratas
Para muitas pessoas, as passagens, sejam elas aéreas ou terrestres, são as grandes vilãs no planejamento de viagens, muito por causa dos altos custos que podem alcançar.
No entanto, assim como todos os outros itens inclusos no mercado turístico, as passagens podem ficar baratas se forem compradas levando em consideração dois cuidados especiais.
O primeiro deles é comprar as passagens antecipadamente, com antecedência de pelo menos alguns meses, porque as passagens urgentes são muito mais caras.
Em segundo lugar, quem quiser economizar na compra de passagens deve escolher a baixa temporada na hora de marcar a data do embarque, principalmente se o destino for um lugar turístico famoso. Na alta temporada os preços de produtos e serviços turísticos sobem muito.
4. Selecione bem o local de hospedagem
Junto com as passagens aéreas, o quesito hospedagem assusta muitos turistas, sobretudo os mais inexperientes. Isso porque, caso o viajante não saiba escolher bem, pode ter que pagar fortunas por diárias de hotel.
Por isso, durante o planejamento da sua viagem, escolha muito bem o local onde vai ficar hospedado. Para economizar, você pode escolher hotéis ou pousadas mais modestos, ou até reservar hospedagens em serviços como o Airbnb, que são focados em baratear estadias de turistas em qualquer lugar do mundo.
Indo nesse sentido, exclua da sua lista hotéis de quatro, cinco e seis estrelas, bem como os resorts. E, além disso, feche pacotes de hospedagens o quanto antes, pois, assim como acontece com as passagens, reservar hospedagem com antecedência gera descontos especiais.
5. Veja com antecedência como irá se locomover no seu destino
A nossa quinta dica aponta que, para economizar na sua viagem, você deve planejar até mesmo como irá de um lado para o outro na cidade para onde vai viajar.
Para tanto, pesquise, aqui na internet mesmo, quais são os tipos de transportes disponíveis no lugar e quanto custam passagens e traslados. A maioria das cidades turísticas sempre têm metrô, trem e outros tipos de transporte público, além de transportes alternativos como vans para turistas e carros de aplicativo.
E além de prestar atenção em que tipo de transporte irá utilizar, pesquise também sobre as distâncias dentro da cidade que será visitada. Com isso você irá descobrir se existem locais que podem ser visitados a pé, para economizar ainda mais dinheiro.
6. Fique atento à alimentação
Outro ponto bastante importante e que é pouco observado por turistas, é a questão da alimentação durante a viagem, que pode acabar pesando bastante no orçamento final.
Portanto, se você não quiser gastar mais do que deveria com comida, siga essas recomendações:
- Prefira locais de hospedagem que tenham locais de alimentação próximos ou já inclusos no pacote;
- Evite restaurantes caros, a menos que esteja fazendo turismo gastronômico;
- Se for possível, compre os ingredientes e cozinhe sua própria comida;
- Defina um número de refeições fixo durante o dia e mantenha uma disciplina a esse respeito.