É seguro viajar de avião em 2021 e começo de 2022?

É normal que pessoas ainda fiquem ressabiadas em comprar uma passagem aérea e viajar ainda em 2021 ou no começo de 2022. Ainda estamos superando um momento desafiador e o avanço da vacinação foi uma enorme conquista, mas não significa a volta ao normal.
Entretanto é possível fazer uma viagem segura, sabendo dos seus direitos e deveres ao entrar em um aeroporto e pegar um avião. Inclusive no caso de uma anac reclamação por causa de um atraso considerável ou cancelamento de voo sem as devidas informações. Esse é um dos direitos mais fundamentais de um passageiro e que pode inclusive gerar uma indenização.
Abaixo há algumas dicas para ficar tranquilo (a) em uma viagem desse tipo e não correr maiores riscos.

Planeje com antecedência e prefira voos curtos

Já que é necessário fazer a viagem, prefira voos curtos caso a escolha seja para férias e descansar. Não faltam destinos no Brasil perto das grandes cidades e uma viagem mais curta reduz qualquer incômodo e exposição.
É importante planejar com antecedência porque dessa forma é possível evitar datas com grande movimento (e muita aglomeração), além de encontrar melhores negócios nas passagens e acomodações.

Máscara PFF2 e álcool gel

Independentemente se é possível andar sem máscara em sua cidade ou estado, é melhor usar uma máscara PFF2 (também conhecida como N95) para diminuir ainda mais a sua exposição a contágios. Leve uma máscara reserva em caso de perda ou excesso de umidade.
O álcool gel também é uma boa pedida, mesmo que ele seja oferecido nos saguões e banheiros dos aeroportos e também nas aeronaves.
Não retire a máscara no voo nem no momento de ir no banheiro. Os aviões e tripulações estão preparados e treinados com protocolos severos para reduzir qualquer problema, mesmo assim deixe para tirar a máscara ao ar livre e sem pessoas em volta.

Reduza seu tempo no aeroporto

Com check ins digitais, entrada rápida nas salas de embarque e até a possibilidade de viajar sem despachar mala, não é preciso chegar muitas horas antes do seu voo. Ainda mais no caso de voos nacionais. 
Reduzir seu tempo nas salas de embarque fechadas e com muita gente é uma boa ideia, por isso calcule seu deslocamento pro aeroporto com alguma folga mas não se preocupe em chegar horas antes para ficar sentado na frente do portão. 

Caso o voo seja internacional…

Todas as dicas citadas acima também se aplicam a voos internacionais. Entretanto é preciso chegar um pouco antes e ter, sem sombra de dúvidas, todas as informações corretas sobre as exigências do país de destino.
As regras se flexibilizaram um pouco nos últimos meses, mas ainda é perfeitamente possível a exigência de vacinação com vacinas específicas – a Coronavac, por exemplo, ainda não é aceita na Alemanha– por isso informe-se e leve seu comprovante de vacinação tanto no celular com impresso.
Atente-se também para a possível necessidade de quarentena ou ter que preencher documentos de imigração informando qual será seu local de permanência no país de destino, tempo, quanto dinheiro você está levando e outros dados.
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s