O MUSA – Museu da Amazônia é um “museu vivo” no coração da floresta, nele pode-se ter o contato com a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. Um verdadeiro passeio pela Floresta Amazônica com diversas experiências, como a de subir em uma torre de observação com 42 metros de altura e contemplar uma instigante vista da imensidão da floresta, fazer trilhas, ver exposições, visitar um borboletário, entrar em viveiros de orquídeas e, claro, apreciar a fauna seja nos laboratórios experimentais e os que “surgem” soltos pelo museu.

MUSA – Museu da Amazônia
MUSA – Museu da Amazônia
Ocupando uma área de floresta de 10.000 hectares, localizado na cidade de Manaus, o MUSA vem se consolidando a cada ano como um espaço de divulgação e popularização da ciência e de lazer e encantamento. Inaugurado em 2009 e instalado na Reserva Florestal Adolpho Ducke pertence ao INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Nesta mesma área, em 2002, foi criado o Jardim Botânico para que pesquisadores do INPA realizassem melhor seus trabalhos. O interessante disso é que alguns guias do MUSA são pesquisadores e levam os visitantes mais curiosos para conhecerem seu trabalho de pesquisa, o que foi o nosso caso: a pesquisadora estudava sobre aranhas, com isso, tivemos uma baita aula sobre aranhas. : )
Veja aqui alguns das atrativos do MUSA, para conhecer alguns deles somente com visitas guiadas:
Trilhas
A Reserva Florestal Adolfo Ducke é uma das poucas florestas em área urbana do mundo, caminhar pelas suas trilhas é um convite para ver e ouvir de perto a deslumbrante diversidade de árvores, pássaros, insetos etc. Pode parecer bobo, mas é pisar na Floresta Amazônica, sensacional.

Trilha
Quando me refiro a ver, é de verdade. Impressionante os diversos insetos que vi, aranhas várias vezes cruzaram pelo meu caminho durante a trilha.

Aranha pela trilha

Aranha pela trilha
Viveiro de orquídeas e bromélias
Mais de 100 espécies de orquídeas e 40 espécies de bromélias estão reunidas no viveiro. São plantas coletadas na Reserva Ducke e em diferentes regiões da Amazônia.

Viveiro de orquídeas e bromélias
Lago das vitórias-régias
Uma das paradas durante a trilha pela floresta foi no lago das vitórias-régias. Na verdade, chamam-se vitórias-amazônicas (nome científico victoria amazonica), mas acabaram ficando conhecidas como vitórias-régias, em homenagem à rainha Vitória da Inglaterra. As flores das vitórias-régias duram em média 48 horas, infelizmente não tinha nenhuma no dia : (

Lago das vitórias-régias
Torre de Observação
Uma das principais atrações do MUSA é a torre de observação de 42 metros que proporciona uma ampla vista da floresta. Para acessá-la é preciso percorrer uma pequena trilha até a base da torre. São 242 degraus até o topo e 3 plataformas de observação: a 14, 28 e 42 metros de altura.

Torre de observação
Chegando ao seu topo é só contemplar a vista magnífica e infinita do lindo “tapete verde” formado pelas copas das árvores.

Torre de observação
Tendas de Exposições
Durante a visita guiada, fizemos paradas em duas tendas onde estavam a exposição “Peixe e Gente”, que mostra as práticas e as armadilhas de pesca do povo que vive na região do Alto Rio Negro.

Tendas de Exposição
Além da exposição de peças, há também aquários com peixes da região e painéis com fotos e textos com lendas indígenas, uma delas um painel da bizarra lenda do “Diabo sem cu”, isso mesmo que você leu certo: “Diabo sem cu”. Leia aqui o post com a história: Diabo Sem Cu, uma lenda da Floresta Amazônica.

Exposição: Diabo Sem Cu
Como chegar no MUSA – Museu da Amazônia
O MUSA está aproximadamente 22 Km do Centro de Manaus, indepedente da forma que for, saiba que é um pouco demorado, cerca de 45 minutos de carro e um pouco mais de uma hora de ônibus. Bom, nós fomos de ônibus e realmente é bem demorado, porém a parte boa é que pode-se conhecer melhor a periferia de Manaus.
Ônibus para o Musa – Museu da Amazônia
679 – partindo da Bola da Suframa e passando pelas avenidas Buriti, dos Oitis e Grande Circular
676 – partindo do Centro e passando pelo Aleixo e pela Av. Grande Circular
448 – Terminal 3 (T3) e Terminal 1 (T1)
065 – Jorge Teixeira, João Paulo, Val Paraíso, Cidade de Deus e Terminal 4 (T4)
069 – Terminal 4 (T4)
052 – Terminal 3 (T3)
De carro no Musa – Museu da Amazônia
Considerando como ponto de partida a Rodoviária de Manaus:
1. Siga pelas avenidas Constantino Nery ou Djalma Baptista em direção à Av. Torquato Tapajós.
2. Na Av. Torquato Tapajós, siga em direção às rodovias AM10 e BR174.
3. Passe pelo acesso ao Aeroporto e após a SEPROR (Secretaria de Estado de Produção Rural), dobre à direita em direção ao Via Norte Shopping.
4. Siga nesta direção até chegar à rotatória onde fica a entrada do Musa.
MUSA – Museu da Amazônia
Endereço: Av. Margarita (antiga Uirapuru), s/n, Bairro Cidade de Deus
Funcionamento: De domingo a terça das 8:30h às 17h (o portão de entrada fecha às 16h). Quarta-feira somente por meio de agendamento.
Telefone: 92 3582-3188
Site: www.museudaamazonia.org.br
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
→ Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado