Lago Negro, em Gramado

O Lago Negro, em Gramado, está localizado dentro do Parque do Lago Negro, um local com clima bem romântico, fazendo jus a Gramado pertencer a Rota Romântica, rota turística cênica que passa por catorze municípios brasileiros localizados na Serra Gaúcha.  A água do lago é verde escura e o nome dele se refere aos pinheiros plantados a sua volta, trazidos da região da Floresta Negra, na Alemanha.
lago negro com cisnes

Lago Negro

Um dos mais conhecidos cartões postais da Serra Gaúcha e um do pontos turísticos mais visitados de Gramado, o Lago Negro é um lago artificial (abaixo há a história dele na íntegra), ficando só a 1 Km do centro de Gramado. Aliás, é um dos poucos atrativos da cidade que é gratuito. Visitá-lo é uma obrigação (risos), é muito lindo. Ah, algo que dá também esse charme é os “pedalinhos” que há no lago e ajudam a compor o belo cenário. Se tiver com tempo e disposição fica a dica de locar um e pedalar.
lago negro de gramado

Pedalinho

Parque do Lago Negro

O Parque do Lago Negro tem opções para todos os tipos de visitantes. Andar de pedalinho, fazer um piquenique, relaxar, caminhar, ou simplesmente contemplar a beleza do lago.
paisagem lago negro

Parque do Lago Negro

lago negro em gramado

Parque do Lago negro

Super agradável, ideal para relaxar e descontrair, é um lugar que passa muita tranquilidade onde tudo parece está em harmonia. A sensação de paz é maravilhosa. Diga-se de passagem o gatinho na foto abaixo, por mais de uma hora ficou dormindo até mesmo sentado. Ah, há vários patos e passarinhos pelo parque.
lago negro parque

Gato só na paz

cisne do lago negro

Passarinho e pato só na paz também ; )

No parque é possível almoçar no restaurante Parador, ou simplesmente saborear o famoso chocolate de Gramado. Há também uma feirinha de artesanato para quem quiser levar lembrancinhas é uma boa opção.
lago negro na serra gaucha

Restaurante

História do Lago Negro

“Antigamente, o Lago Negro chamava-se Vale do Bom Retiro, e pertencia a família Bier. Devido ao trágico incêndio em 1942, que durou cerca de oito dias, boa parte das árvores foram devastadas, deixando uma imensa lacuna na paisagem.
Leopoldo Rosenfeldt, na época, responsável pela administração do Lago Negro de Gramado, vendo o fogo se alastrar descontroladamente, teve a suntuosa ideia de abrir uma enorme fenda com a ajuda dos moradores locais, próximo a uma pequena vertente, sendo assim, a água da vertente encheu a fenda evitando a destruição total da mata nativa.
Foi através da abertura dessa fenda que originou-se o lago, pois, na ocasião, não havia nenhum. Denominou-se de Lago Negro porque Leopoldo importou da região da Floresta Negra, da Alemanha (seu país de origem), mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago.
Sua intenção foi deixar o parque mais próximo dos europeus, ele plantou árvores, hortênsias e azaleias, transformando-o num cartão postal romântico de Gramado.”

Como chegar no Lago Negro

Para quem estiver hospedado no Centro de Gramado, dá para chegar ao Parque do Lago Negro a pé, apesar de ser uma boa subida. Mas vai por mim, vale muito a pena! O BusTour, ônibus turístico de Gramado e Canela, tem uma parada no Lago Negro. Para quem vai de carro há estacionamento gratuito no local.

Lago Negro

Endereço: Rua A. J. Renner, Bairro Planalto. Em frente à Associação Cultural Gramado e da Alameda do Artesanato.
Horário de funcionamento: Diariamente, aberto 24h por dia. Os pedalinhos funcionam das 8h30 às 18h.
Ingresso: O acesso ao Lago Negro é gratuito, apenas os pedalinhos são cobrados.
Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Lago Negro, em Gramado

  1. Pingback: Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado | aventure-se.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s