Compras no Paraguai, Ciudad del Este

Viajar para Foz do Iguaçu e não atravessar a fronteira até a Ciudad del Este, um dos maiores pólos comerciais do mundo, não sabe das boas oportunidades de compras que pode perder. Às vezes nem estamos necessitando de nada, mas só de pensar no paraíso das lojas e seus preços atraentes, já lembramos de milhões de coisas para olhar lá. Nesta terceira viagem à Foz do Iguaçu, para o Festival de Turismo das Cataratas, fomos às compras como nas outras vezes. ; )

Como comprar em Ciudad del Este

As lojas fecham cedo, 16h no Paraguai (17h no Brasil), o fuso horário é de uma hora a menos lá. Outro detalhe importante é o trânsito que costuma ficar muito engarrafado na Ponte da Amizade, por esse motivo sempre optamos por atravessar a ponte à pé. No final deste texto há um tópico explicando as formas de chegar a Ciudad del Este. Uma boa sugestão é para ir com calçado fechado e sem nada que chame atenção, porque lá é bem tumultuado, caótico e sujo.
Ponte da Amizade

Ponte da Amizade

Qualquer coisa que imaginar, você encontra na Ciudad del Este, desde eletrônico, cosméticos, artigos de decoração, produtos de moda, acessórios etc… São muitos shoppings, centenas de lojas e ambulantes (não recomendo parar para ouví-los, porque ficam milhares gritando, tentando te vender algo ou te levar para determinadas lojas). Então para não perder tempo e o foco, pesquise os produtos que deseja e onde encontrá-los. Consegui comprar alguns produtos para cabelo, maquiagem e uma fonte para meu notebook que estava queimada, tudo que já havia pesquisado antes de viajar.
O Shopping Lai Lai é famoso pelos eletrônicos, foi onde comprei a fonte do meu note. Lá também fui na Flash Importados, diferente da maioria das lojas desse shopping, vendem cosméticos, maquiagens, alguns salgadinhos, comidinhas, sorvestes, etc. Outras lojas que comprei cosméticos e maquiagem foram Terra Nova no Shopping Barcelona (2º andar), Tiffany’s no Shopping Vendôme (fica ao lado do Mc Donald’s), Amadeus e Spaltec na Galeria Jebai, S.A. Shop (loja gigante de departamento, tem de TUDO) fica ao lado da SAX e na Miss Pink no Shopping del Este, único shopping que fica aberto até às 22h do Brasil, o mais próximo da Ponte da Amizade.
Ciudad del Este Maquiagem

Produtos que comprei

Confesso que nunca gastei com meu cabelo, mas como estou com ele descolorido, aproveitei para investir por lá, sendo que é bem mais em conta. Comprei dois 3 Minute Miracle, um Spray de brilho e um Leave in da Aussie, os preços variaram de U$7 a U$9,50 cada, não lembro exatamente; um Shampoo e um Condicionador da Jonh Frieda, U$8 cada; e uma máscara de tratamento capilar grande e um óleo reparador de pontas da Silicon Mix, U$17 e U$8,50, respectivamente.
Produtos cabelo Ciudade del Este

Produtos para cabelo que comprei

 Para voltarmos, também atravessamos a Ponte da Amizade à pé, achamos ser bem mais rápido, o trânsito na Ponte é realmente muito doido. Ao passar na Aduana Brasileira, eles param algumas pessoas, seria impossível parar todo mundo que passa por ali: à pé, de carro, ônibus, moto, etc… Dessa vez, não fomos parados, mas das outras vezes que passamos por lá fomos, mas não tínhamos nada a declarar, pois tudo que compramos estava dentro da cota, então eles mandam você seguir. Mas caso você tenha algo a declarar, sugiro que você pare e pague o imposto, se for o caso, pois a única oportunidade é essa: quando está regressando ao país. Ao contrário, pode ter sua mercadoria apreendida no aeroporto de Foz do Iguaçu, aonde pode passa por outra fiscalização da Polícia Federal, mas aí já perdeu o direito de declarar.

Limites de compra no exterior

As compras não podem ultrapassar U$300 por pessoa, caso contrário será necessário pagar 50% de imposto sobre o valor excedido na aduana brasileira, esse valor é válido para quem retorna ao país via terrestre, via aéreo o limite é de U$500. Em breve (6 meses a 1 ano), essa cota de U$300 deverá cair pela metade, para U$150 nas cidades gêmeas – que possuem fronteira terrestre, como Foz do Iguaçu, que poderão receber lojas francas (free shops), o que justifica a redução da cota. Mais informações sobre as regras de compras no exterior na Receita Federal.

Como pagar

Na Ciudad del Este os produtos são comercializados em Guarani, Dólar e Real. Na maioria das vezes, o dólar é a moeda que mais compensa, pois há uma variação cambial muito grande de uma loja para outra, algumas trabalham o câmbio do dia, mas outras colocam um valor mais alto. Então com o dólar no bolso, não paga mais caro. Não indico compras no cartão de crédito, pois as lojas jogam a porcentagem que elas pagam às operadoras de cartão sobre valor do produto, pode chegar a 10% a mais. Fora que por se tratar de uma transação internacional, é preciso liberar o cartão para ser utilizado fora do país e terá mais o pagamento do IOF sobre suas compras.

Onde comer

Na Ciudad del Este não é recomendado comer em qualquer lugar, não mesmo!! Da primeira vez que fomos lá, recomendaram nos o Restaurante Armazen da Gula, self-service à quilo de comida brasileira, que facilita muito para nós vegetarianos! Desde então sempre que vamos lá, almoçamos nesse restaurante, localizado do 2º andar do Shopping Barcelona, que fica ao lado da Monalisa. Existem outros lugares seguros para comer, como os restaurantes da Monalisa, da Sax, do Shopping del Este, mas creio que sejam bem mais caros e não conhecemos para falar. E também já há algumas redes de fast food como Mc Donald’s e Burguer King.
restaurante Cidade do Leste

Restaurante Armazen da Gula

Horário das lojas em Ciudad del Este

(Lembre-se que o fuso horário de lá é 1h a menos)
No Paraguai: 6h às 16 hr
No Brasil: 7h às 17h
Para quem vai pela manhã, recomenda-se chegar a partir das 8h, não mais cedo, pois pode ser perigoso por ser um horário mais deserto/vazio.

Como ir a Ciudad Del Leste

Ônibus: Na avenida em frente ao Terminal de Transporte Urbano (TTU), está o ponto do ônibus Internacional, que cruza a fronteira e te deixa na Ciudad del Este.
À pé: Peça informações dentro do TTU do ônibus que te deixa próximo a Ponte da Amizade. Pegue ele e desça antes da ponte. Atravesse a avenida para o lado direito, onde segue o fluxo de pessoas que vão em direção a Ciudad del Este, após uns 15 minutos de caminhada chegará.
Táxi: Existem muitos táxis de ambos os lados que fazem a travessia, evite pegar taxista paraguaio (tivemos uma má experiência em nossa primeira vez em Foz) e, se possível, combine um valor antes.
Moto-táxi: O que mais se vê lá são moto-táxi, aos milhares!! Se tiver coragem o suficiente, vá na fé!
Transfer: A forma mais segura, com certeza. Procure uma agência ou informe-se no hotel que estiver hospedado.
Raquel Gonzaga
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Compras no Paraguai, Ciudad del Este

  1. Pingback: O que fazer em Foz do Iguaçu | aventure-se.com

  2. Pingback: Foz do Iguaçu – Todos os posts | aventure-se.com

  3. Ana disse:

    Gostaria de saber onde comprou os produtos da marca John Frieda! Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s