Masala chai: chá indiano

Dizem que nove em cada dez brasileiros tomam café diariamente. Na terra de Gandhi, é o chá que rouba a cena. Os indianos se deliciam com o famoso masala chai em qualquer lugar, ocasião ou temperatura. Desde um luxuoso hotel cinco estrelas até dentro da pior classe de trem em pleno verão, lá está o “chai wallah” ou, como chamaríamos aqui, o “tiozinho do chá” servindo a bebida com as mais variadas qualidades. Para mim, o mais saboroso de todos é este aí da foto; o chai de rua.
cha da india
O masala chai nada mais é que um chá preto com especiarias misturado com leite. Na Índia, a popularidade é tanta que eu arrisco afirmar que é mais fácil conseguir uma xícara de chai do que um copo d’água, em certos lugares.
Além de muito saudável e nutritiva, a bebida tem um preço bastante acessível para qualquer classe social. Este homem, sem perceber, me deu uma ótima composição do que representa a tradição no país. No meio de uma rua paupérrima e deserta de Old Delhi, ele estava sentado na típica posição indiana com dois chais preparados ali mesmo e, ao lado, o dinheiro suficiente para estes dois copinhos; uma nota de 10 rúpias, cerca de 30 centavos no Brasil.
Old Delhi, Índia
Por Patricia Schussel – Confira outras fotos do projeto que apoiamos: World Sweet Home
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s